ARTIGOS DE ÊNIO PADILHA

SOEAA 2006 - UM DIVISOR DE ÁGUAS

(Publicado em 26/08/2007)



Todas as vezes que o artigo da semana (no nosso "Três Minutos") faz qualquer comentário sobre o CREA ou sobre o CONFEA o número de pedidos de exclusão cresce visivelmente. Se o comentário do artigo for elogioso pior: é perda certa de muitos leitores. Não sei explicar o motivo, mas sei que é assim...
Então, nesta semana, vamos perder alguns leitores, porque temos um elogio inevitável ao CONFEA e ao CREA-AL.





É que, na semana passada foi realizada, em Maceió, 63a SOEAA - Semana Oficial da Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia.

Quem me conhece sabe que eu tenho um carinho muito grande por este evento e sempre me angustiou muito vê-lo tão mal tratado e mal aproveitado.
Vejam, por exemplo, o que eu escrevi em dezembro numa "carta ao engenheiro Marcos Túlio": 'Como é que o maior evento de uma categoria potencialmente expressiva como a nossa passa completamente em branco nos grandes veículos de comunicação (jornais, TVs, rádios e revistas) do país? A participação dos profissionais do sistema no evento também é uma coisa que já deveria ter preocupado a instituição. Sinceramente, não me parece razoável que uma entidade com mais de 70 anos de existência e com 900 mil filiados só consiga minguados 1200 participantes para seu evento mais importante do ano. Tem alguma coisa errada aí.'

Pois bem: este ano tivemos, pela primeira vez desde que eu me conheço por engenheiro, uma SOEAA digna da grandeza e das tradições das categorias que reúne.
Pra começar, grandes nomes na agenda de palestrantes: Marcos Pontes, Amyr Klink e Ariano Suassuna fizeram as palestras principais de cada um dos três dias do evento. Os outros nomes relacionados também são conhecidos e reconhecidos nos seus campos de atuação. Isso garantiu duas coisas importantes: bom público na platéia (reduzindo consideravelmente o "turismo" e os auditórios vazios, tão típicos das SOEAAs passadas) e cobertura da imprensa (o jornalista vai ao evento para entrevistar ou fazer fotografias do Ariano Suassuna e então descobre que o evento tem muitas outras coisas interessantes e importantes).

E por falar em interesse e cobertura jornalística, o debate entre os candidatos à presidência da república, realizado na manhã de segunda-feira, foi também um ponto altíssimo do evento. Mesmo sem a presença de Alckmin (que foi representado pelo candidato a vice-presidente, José Jorge) e de Lula (que não participa de nenhum debate) o evento foi um sucesso, com as presenças de Heloisa Helena e Cristóvam Buarque (além da mediação do debate, feita pelo renomadíssimo jornalista Paulo Markun). Atraiu público, atraiu o interesse da mídia e conseguiu, pela primeira vez em muitos anos, o interesse dos próprios participantes da SOEAA, que lotaram o auditório, quando, em anos anteriores, aproveitariam o tempo para fazer turismo.

Por fim, vale destacar a transmissão, ao vivo, pela internet dos principais eventos da programação da SOEAA.
Do ponto de vista técnico ainda restam alguns probleminhas para serem resolvidos, mas, do ponto de vista do conteúdo foi um trabalho muito bom. Milhares de profissionais no Brasil inteiro puderam usufruir do evento tanto quanto os que estavam presentes no auditório. Isso se chama democratizar a participação.

O presidente do CONFEA, engenheiro Marcos Túlio havia prometido que esta SOEAA 2006 seria um 'Divisor de Águas' na história do evento.
Acredito que esta promessa foi cumprida. E, com isto, acendeu uma luz no fim do túnel. Esperamos que outras questões igualmente fundamentais para o dia-a-dia dos profissionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia no Brasil Inteiro sejam tratadas com a mesma competência



ÊNIO PADILHA
www.eniopadilha.com.br | professor@eniopadilha.com.br




DIVULGAÇÃO




---Padilha, Ênio. 2007

Faça seu comentário

Favor, evite enviar links, pois seu comentário será recusado.

Seu IP: 54.92.160.119 (Identificação de seu computador na internet)

* campos obrigatórios
Compartilhe: 781