ALIRUBIT

O CAMINHO DAS PEDRAS PARA A PRODUÇÃO DE UM LIVRO

(Publicado em 11/01/2019)



Todo mundo tem um livro quase pronto (na cabeça). Alguns até já começaram a escrever. E outros já têm o texto pronto, faltando "apenas" alguns ajustes finais.

Escrever um livro fascina muita gente, e não é sem motivo. Escrever um livro é, de fato, um trabalho significativo. Não é fácil. Não é tão simples como escrever textos para um blog ou para redes sociais.





Um livro é um trabalho com algum nível de aprofundamento. Trata-se de enfrentar um assunto (ou tema) e tratar dele por 150 ou 200 páginas (sem ser abandonado pelo leitor antes da página 10). É um trabalho de muita responsabilidade. O autor não pode ser preguiçoso ou negligente. Tem de se aprofundar no assunto e entregar um conteúdo com algum grau de originalidade e relevância. Isso não é fácil. E é por isso que escrever um livro é sempre associado a obter uma vitória significativa sobre um desafio.

Melhor ainda é escrever um livro, vê-lo transformado em realidade impressa e ver uma edição inteira ser vendida. É, de fato, um prazer muito grande.

Existem diversos tipos de livros e cada tipo tem suas dificuldades próprias.
• Livros didáticos;
• Livros científicos;
• Livros acadêmicos;
• Livros de opinião;
• Livros de literatura tradicional (poesia, conto, crônica, romance, novela, etc);
• Livros jornalísticos (reportagens, documentários, etc);
• Livros biográficos;
• Livros técnicos.

Seja qual for o tipo de livro ou seu destino final, posso dizer, em rápidas palavras, que fazer um livro é um projeto dividido em 4 etapas, que são as seguintes:

ETAPA 1 - Pesquisa e Texto
• Pesquisa em fontes primárias (entrevistas originais, pesquisa de campo ou de laboratório)
• Pesquisa bibliográfica (em livros e artigos)
• Pesquisa de mídia (jornais, revistas, vídeos e fotografias)
• Pesquisa em documentos oficiais (boletins, portarias e documentos)
• Revisão técnica do texto
• Definição das ilustrações
• Redação do texto final
• Definição do texto da epígrafe do livro
• Definição do texto da dedicatória
• Definição do texto dos agradecimentos
• Definição do tamanho do livro (exemplo: 160 x 230 mm)
• Definição do tipo de capa (capa dura, papel cartão, 250g/m²)
• Definição do acabamento
• Pré-diagramação do texto final
• Definição da pessoa que fará a apresentação do autor (na orelha da capa).
• Definição da pessoa que fará a apresentação do livro (na quarta capa).
• Definição da pessoa que fará o prefácio do livro.
• Definição, se for o caso, da página de referências (bibliografia, relação de entrevistados ou instituições pesquisadas)
• Definição do texto dos elementos pós-textuais (se for o caso).

Em princípio, todas as tarefas acima são de responsabilidade do autor. Ele poderá, se quiser, delegar algumas dessas tarefas para terceiros da sua equipe de assistentes de pesquisa ou de assistentes de produção de conteúdo.

O produto final desta primeira etapa é o texto original, manuscrito, datilografado, impresso ou disponibilizado em arquivo no formato de texto editável (.docx .pages etc).

Além do texto original o autor deve entregar também as imagens (impressas ou em arquivos eletrônicos) que serão utilizadas como ilustrações do livro.



ETAPA 2 - Produção pré-impressão
• Produção executiva (gestão dos prestadores de serviços envolvidos na pré-impressão)
• Registro de ISBN e obtenção do código de barras do livro
• Criação da Capa
• Providências para obter o texto de apresentação do autor (para a orelha da capa)
• Providências para obter o texto de apresentação do livro (para a quarta capa)
• Providências para obter o texto do prefácio do livro
• Projeto Gráfico do Miolo
• Revisão Gramatical e Ortográfica (do livro e dos textos complementares)
• Tratamento das imagens (ilustrações)
• Diagramação
• Revisão editorial
• Gestão da produção com a gráfica contratada
• Revisão de provas da capa enviadas pela gráfica
• Revisão de provas do miolo enviadas pela gráfica

Essas tarefas são de responsabilidade da editora contratada (ou contratante, conforme o caso). Todas as tarefas exigem tempo e atenção aos detalhes. Não podem ser feitas "na corrida".

O produto final desta segunta etapa são os seguintes arquivos eletrônicos:
— arquivo em .PDF da capa do livro, contendo capa, lombada, quarta capa, e orelhas, com sangria e marcas de cortes e dobras;
— arquivo em .PDF da capa do livro, contendo os elementos para impressão do verniz (se for o caso) com sangria e marcas de cortes;
— arquivo em .PDF do miolo do livro, contendo todas as páginas internas do livro, com sangria e marcas de cortes;



ETAPA 3 - Impressão e Acabamento
• Fotolitos, impressão e acabamentos (gráfica)
• Embalagem e entrega no endereço do cliente

Essas tarefas são de responsabilidade da gráfica contratada. Trata-se de um processo industrial que exige um fornecedor de serviços de qualidade, com prazos e preços negociados caso a caso.

Definições importantes para obter o orçamento da gráfica
⊗ Tamanho do livro (ex: 210 x 285 mm)
⊗ Quantidade de páginas do miolo.
⊗ Tipo da capa (capa dura, papel cartão 250g/m²...)
   Se for capa dura, não tem orelhas;
   Se for papel cartão, informar as dimensões da orelha (o normal seria 90 mm);
⊗ Informar se haverá verniz localizado na capa (eu recomendo)
⊗ Tipo de papel do miolo
   Exemplo 1: "Couchê Fosco 80g/m²". Exemplo 2: "Polen Bold 90g/m²"
⊗ Cores da capa.
   Geralmente, 4x1 — significa quatro cores num lado e nenhuma impressão no verso;
⊗ Cores no miolo:
   1x1 — significa impressão em uma cor nos dois lados de cada folha do miolo;
   4x4 — significa impressão colorida nos dois lados de cada folha do miolo;
   2x2 — significa impressão em duas cores nos dois lados de cada folha do miolo;
   Existe ainda a possibilidade de o miolo ser misto - a maioria das páginas ser preto e branco (1x1) e algumas páginas (por exemplo, o caderno central) ser impresso em cores (4x4);
⊗ Acabamento do livro
   (normalmente é costurado, prensado e com corte);
⊗ Quantidade de exemplares da primeira edição.

O produto final desta terceira etapa são as caixas com os livros impressos, entregues no endereço determinado pela negociação.



ETAPA 4 - Lançamento e distribuição
• Promoção do livro na imprensa
• Promoção do livro na internet
• Divulgação do lançamento
• Organização do evento de lançamento
• Distribuição dos exemplares (livrarias físicas ou virtuais)

Essas tarefas são cruciais para o sucesso do livro e requer uma pessoa ou empresa especializada para a sua execução.

Se o livro não for promovido adequadamente, por mais interessante que seja, pode simplesmente engrossar as estatísticas de livros que não vendem mais do que 25% da primeira edição.

Geralmente o lançamento do livro exige a presença e envolvimento do autor e de seus amigos, para que o produto final obtenha a repercussão desejada na mídia, na internet e, em última análise, no mercado.







A OitoNoveTrês Editora atua no mercado editorial desde 1999 e disponibiliza aos autores a prestação dos serviços correspondentes às etapas 2 e 3.
Faça um contato, através do e-mail editora@oitonovetres.com.br ou pelo Whatsapp (47) 99204-4903.



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PADILHA, Ênio. 2019

Comentários

#1Ligia Fascioni, Engenheira eletricista , Berlim, Alemanha

quinta-feira, 10 de janeiro de 2019 - 17h55min

Nossa, se isso não é uma aula sobre como fazer um livro, nada mais é! Só gostaria de chamar atenção para o fato de que muitos ebooks não deveriam ser classificados como livros, uma vez que boa parte não passa de uma apostila bem diagramada (alguns, nem isso).
Adorei a aula de quem fala com conhecimento de causa, pois tem uma editora que consegue esgotar suas obras no mercado brasileiro, o que está longe de ser pouca coisa! Vida longa a você, amigo, tanto como autor como editor!!

Comentário do Ênio Padilha

Obrigado, Lígia.
Você certamente entende o tamanho do problema descrito no artigo, uma vez que não só escreveu vários livros como também teve o privilégio de vê-los transformados em realidade impressa e sendo vendidos até o último exemplar de cada edição.

Quanto à sua opinião sobre os "ebooks" estou de pleno acordo. Eu, pessoalmente, teria vergonha de chamar de ebook essas apostilas e cartilhas que os gurus de instagram vendem por aí ou utilizam como iscas de marketing, para construir mailings.

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