ESTRATÉGIA

TRADE OFF



(Publicado em 23/03/2020)



TRADE OFF é um termo, em inglês, geralmente utilizado em Administração ou Economia, que define uma situação em que há um conflito de escolha.
É quando o dirigente tem de fazer uma escolha abrindo mão de outra coisa. Quando a solução de um problema causa outro problema. O dirigente precisa decidir qual é, dos males, o menor.




Pois bem, o Brasil nunca teve uma oportunidade de testar a qualidade dos seus líderes, em todos os níveis, como o momento que estamos vivendo.

Um líder, geralmente, é uma pessoa que apresenta certas características. Um trabalho que eu fiz (com mais dois colegas) em 2005, para a disciplina de Estratégia, no Mestrado em Administração, foi uma revisão de literatura sobre características de líderes. O resultado foi uma enorme lista (que eu utilizo até hoje nas minhas aulas) das quais faço o destaque de seis características importantes: autoconfiança, autonomia, criatividade, disposição para assumir riscos, iniciativa, motivação, senso de planejamento e tolerância à ambiguidade.

É dessa última característica que trataremos aqui: TOLERÂNCIA À AMBIGUIDADE é a capacidade que o individuo tem de manter-se confortável (e produtivo) diante de escolhas críticas no seu universo de negócios. É a capacidade de lidar com mudanças e com circunstâncias inusitadas em um espaço de tempo muito curto. Os líderes com essa capacidade se desgastam menos no processo de decidir e produzem melhores resultados, sempre.

Esta crise causada pelo novo CoronaVírus possui pelo menos três características importantes que, combinadas tornam esse episódio absolutamente único: (1) a gravidade e a perspectiva de mortes envolvida em cada decisão; (2) a instantaneidade, representada pelo fato de que o quadro geral sofre variações absurdamente grandes, literalmente, de um dia para o outro; (3) o trade off natural que as consequências de ações propostas representam.

Os líderes estão tendo de "tirar o leite com a vaca andando" pois as premissas que foram utilizadas para tomar uma decisão ontem podem não ser mais as mesmas hoje.

Das informações que temos podemos afirmar, categoricamente, duas coisas: (1) Estabelecer (e sustentar) uma quarentena total por vários meses pode reduzir o número de vítimas fatais, mas levará a economia a um colapso de proporções babilônicas; (2) Não considerar nenhum nível de isolamento social (e deixar que a natureza faça o seu trabalho em paz) resultará em um número de mortes inimaginável (e um caos social sem precedentes).

Felizmente nenhum governante está propondo nem uma coisa nem outra. O problema que os líderes estão enfrentando é descobrir qual é a dose correta do remédio. Não se pode matar o doente por ministrar a dose exagerada do remédio correto.

E se você pensa que isso é um problema apenas dos prefeitos, dos governadores, dos ministros e do presidente da república, fique ligado. Você também, pequeno empreendedor da Arquitetura e da Engenharia, com o seu escritório ou pequena construtora, também está sendo (ou será nos próximos dias) apresentado a esses trade offs importantíssimos. E, no empreendedorismo, são esses desafios que separam as crianças dos adultos.

Para ampliar a sua tolerância à ambiguidade existe um remédio: INFORMAÇÃO DE QUALIDADE. Quanto mais você estiver bebendo em fonte de água limpa, longe dos boatos e especulações, melhor preparado para decidir você estará.

Pare de se alimentar nas redes sociais. Facebook, Instagram e Whatsapp não são bons conselheiros nessas horas. Escolha fontes confiáveis (se possível, as oficiais), desconsidere qualquer notícia que não tenha sido checada com cuidado. E, acima de tudo, não se deixe seduzir por explicações simples.

Preste atenção em Henry Louis Mencken, jornalista e crítico social norte-americano, que disse, em 1917, que "para todo problema complexo existe sempre uma solução simples, elegante e completamente errada."




www.eniopadilha.com.br




PADILHA, Ênio. 2020



Faça seu comentário

Favor, evite enviar links, pois seu comentário será recusado.

Seu IP: 18.206.13.28 (Identificação de seu computador na internet)

* campos obrigatórios
Compartilhe: 155