NOTAS AUTOBIOGRÁFICAS

EU TENHO OS MELHORES AMIGOS DO MUNDO

(Publicado em 14/04/2020)





Nesta semana em que o projeto EMPREENDER ARQUITETURA do CAU/SC chega ao 15º vídeo (metade do total de 30), é uma boa oportunidade de celebrar a qualidade dos meus amigos.

Como eu já disse, em outra ocasião, felizmente eu tenho muitos amigos que são bons em muita coisa e quase sempre consigo me valer deles. Dessa vez não foi diferente. Eu precisava de uma música para compor a vinheta de abertura e de encerramento dos vídeos.
E quem veio em meu socorro foi ninguém menos do que um amigo músico que, por acaso, é Doutor em Arquitetura.

Permitam-me apresentar: senhoras e senhores, Farlley Derze




Enquanto eu faço a apresentação, clica no áudio abaixo e siga ouvido a música tema do EMPREENDER ARQUITETURA



SERTÕES Farlley Derze - Álbum GÊNESE, 2010



Composição, arranjos e piano: Farlley Derze (Brasília)
Baixo: Marcos Nato (Rio de Janeiro)
Bateria: Wallace Cardoso (Rio de Janeiro)
Cello: Alexia Yiangou (Chipre)

Você pode adquirir este álbum no site farlleyderze.com/loja
Você pode conhecer o trabalho de Farlley Derze no site
farlleyderze.com/2017/03/15/compositions





Farlley Derze me chegou por acaso. Marido de outra pessoa muito querida (e igualmente inteligente, claro) a Jamile Tormann. Conheci-os num café, no aeroporto de Brasília, quando eles foram me convidar para ser professor num curso coordenado pela Jamille. Uma conversa de uma hora e meia que repercutiu por esses últimos 12 anos (esse encontro se deu em 2008) e eu espero que reverbere por mais algumas décadas. Desde então, tenho tido doses regulares da inteligência desse generoso amigo, lendo seus artigos, ouvindo suas músicas, compartilhando projetos, ou desfrutando de longas conversas sempre iluminadas.

Ele tem uma formação muito rica:

• Diplomado em piano, teoria e harmonia pelo Conservatório de Música Carminha Alonso, Rio de Janeiro, Brasil (1973-1982).



• Licenciatura em Educação Artística, Habilitação em Música (Universidade do Rio de Janeiro, 1986 to 1992).



• Especialização em Música brasileira (Universidade de Brasília, 2001-2003). Pesquisa: “Concerto dos sapos (1888)”.



• Mestrado: Música (Universidade de Brasília, 2004-2006). Dissertação: “A música no programa de avaliação seriada da Universidade de Brasília”.



• Especialização em História da Arte (Faculdade de Artes Dulcina de Moraes, 2007-2009). Pesquisa: “A representação da luz na pintura ocidental”.



• Doutorado: Arquitetura e Urbanismo (Universidade de Brasília, 2010-2014). Tese: “Cidade à noite: iluminação artificial e modernidade. Tese indicada ao prêmio CAPES 2015 de melhor tese na área de arquitetura e urbanismo.



• Especialização em Teoria da Literatura e Produção de Texto (Instituto Pedagógico de Minas Gerais, 2018-2019). Pesquisa: “A técnica narrativa de Flannery O’Connor”.



• Pós-doutorado: Estética, Hermenêutica e Semiótica (Universidade de Brasília, 2018-2019). Pesquisa: “Noites comparadas”.



Acha pouco: Ele ainda é considerado por muitos (eu me incluo nesse time) o melhor professor dos cursos de pós-graduacão em Arquitetura do Brasil. As aulas dele são simplesmente encantadoras.





Pois esse rapaz, no alto de todos esses predicados e virtudes respondeu imediatamente ao meu pedido de ajuda para a composição dos vídeos do EMPREENDER ARQUITETURA e cedeu, de pronto, a sua música, SERTÕES (do álbum GÊNESE).

Então? Sou ou não sou um privilegiado?




www.eniopadilha.com.br

PADILHA, Ênio. 2020




Clique na imagem ao lado para ver o post do projeto
EMPREENDER ARQUITETURA



(publicado em 09/01/2020)



A partir de janeiro de 2020, os arquitetos e urbanistas contam com uma ferramenta on-line para capacitação em gestão: é o Empreender Arquitetura, novo projeto do CAU/SC que foi apresentado durante a Comemoração pelo Dia do Arquiteto e Urbanista 2019.
Idealizado pela Comissão de Exercício Profissional (CEP), o projeto oferecerá uma série de 30 vídeos sobre empreendedorismo, estratégia e gestão de escritórios de Arquitetura. O conteúdo é produzido e apresentado pelo professor Ênio Padilha.



Faça seu comentário

Favor, evite enviar links, pois seu comentário será recusado.

Seu IP: 3.233.229.90 (Identificação de seu computador na internet)

* campos obrigatórios
Compartilhe: 201

Desenvolvido por Área Local