PERGUNTA DO LEITOR

ENGENHEIRO CIVIL PRECISA MUDAR DE CIDADE O TEMPO TODO?

(Publicado em 10/02/2012)

Caro Eng. Ênio: Vou prestar vestibular este ano, mas ainda estou em dúvida sobre qual curso escolher. Um dos cursos que cogitei é Engenharia Civil, porém andei pesquisando sobre a profissão e percebi que a maioria dos engenheiros muda de cidade a todo instante, coisa que eu não gostaria de fazer. Teria como eu me tornar engenheiro e desempenhar outras funções na área sem precisar viajar o tempo todo ou isso faz parte da profissão e não tem como mudar?

João Pedro Linhares | Umuarama-PR
(Nesta seção, o nome e a cidade são trocados sempre que solicitado pelo leitor)

Resposta de Ênio Padilha

Caro João Pedro

Primeiro: Engenharia Civil é, de fato, uma excelente escolha. Trata-se de uma profissão muito bonita e com muitas alternativas de crescimento.
Quanto à questão das viagens, posso dizer o seguinte: Engenharia Civil, assim como Arquitetura, são profissões que implicam uma certa mobilidade, uma vez que o profissional precisa acompanhar as obras onde as obras acontecem. Porém, mudar de cidade a cada obra, no entanto, só é comum para engenheiros residentes. Mas isso é apenas uma das muitas especialidades dessa profissão.

Posso garantir que mudanças constantes de cidade NÃO É uma coisa comum de nenhuma das duas profissões. Isso não deve representar a realidade de nem 1% dos profissionais. Portanto, respondendo objetivamente a sua pergunta, tem, sim, como exercer a Engenharia Civil (ou a Arquitetura) sem precisar mudar de endereço de vez em quando. Basta que você escolha uma das dezenas de alternativas (especialidades profissionais) que não demandem mudar de cidade para acompanhar obras

ÊNIO PADILHA
professor@eniopadilha.com.br



Para mandar a sua pergunta clique AQUI. A pergunta será respondida aqui no site.

Faça seu comentário

Favor, evite enviar links, pois seu comentário será recusado.

Seu IP: 54.159.44.54 (Identificação de seu computador na internet)

* campos obrigatórios
Compartilhe: 3509