PERGUNTA DO LEITOR

É NORMAL TER VONTADE DE DESISTIR DO CURSO DE ENGENHARIA?

(Publicado em 12/03/2012)

Olá caro amigo engenheiro Ênio Padilha.
Eu estou fazendo o curso de Engenharia Civil em Minas Gerais, mas não estou dando muita sorte, as provas estão indo mal, ou melhor, so tive uma né, mas ja deu para tirar experiência. Mas gostaria de saber de você, que ja passou por tudo isso, o que eu tenho que fazer para superar todas essas dificuldades.
Este é meu sonho e nao vou deixar passar por água a baixo não. Me dê uma dica por favor. Abraços

Salomao Brumano Madureira | Coronel Fabriciano - MG
(Nesta seção, o nome e a cidade são trocados sempre que solicitado pelo leitor)

Resposta de Ênio Padilha

Prezado Salomão

Sei muito bem o que é isso. Nunca fui um aluno brilhante no curso de Engenharia! Tive muitas dificuldades. Sofria muito para tirar notas mínimas e decepcionantes. Era uma tristeza!
Mas de uma coisa posso me orgulhar: nunca fui um estudante relapso ou negligente. Eu tirava notas baixas porque não conseguia acompanhar as matérias ou porque o ritmo das aulas estavam acima da minha capacidade. Mas eu sempre me empenhava e estudava até o meu limite. Isso foi o que me salvou.

O que eu posso dizer (e não sei se vai ajudar muito) é que a coisa, realmente, não é fácil. Haverá dias em que a vontade de largar tudo e ir procurar uma coisa mais fácil será muito forte.
Não desista! Se você quer mesmo ser engenheiro, não desista! Não se desespere se alguns percalços ocorrerem no caminho.
Acredite: ser engenheiro é muito bom. Vale a pena! Vale o sacrifício. Vale este deserto que você está atravessando.

A minha experiência (o que eu passei) me permite dar a você um conselho: eu estudei muito nos primeiros semestres da faculdade, com enfase nas disciplinas básicas (Física, Matemática e Química). Justamente onde estavam as minhas principais deficiências. Eu estudava muito além do que os professores pediam. Estudava em livros que não estavam na grade... Isto produziu um excelente resultado na segunda metade do curso, que eu consegui fazer com menos sofrimento. Como eu disse, não me tornei um aluno brilhante, mas conseguia acompanhar o curso com muito mais facilidade.

Então, é o seguinte: chorar não adianta nada! Agora o que você pode fazer é se preparar para que a segunda metade do curso não seja tão difícil. Se você não fizer nada agora, terá cinco anos muito difíceis. Se você se dedicar acima do normal agora (nos primeiros dois anos) poderá reduzir essas dificuldades extremas para apenas os dois ou três primeiros anos.

Boa sorte, amigo!

ÊNIO PADILHA
professor@eniopadilha.com.br




DIVULGAÇÃO



Para mandar a sua pergunta clique AQUI. A pergunta será respondida na seção PERGUNTA DO LEITOR.

Comentários

#1Danilo Amorim, Tec. em Edificaçoes, Brumado- Ba

quarta-feira, 18 de abril de 2012 - 11h16min

Estou mim formando agora no meio do ano gostaria de saber quais curso adicionais e recomendado para técnico incrementar mais o Currículo e o conhecimento

#2Fabio Lima Martins, Estudante, Ipatinga

sexta-feira, 25 de outubro de 2013 - 23h58min

Boa Noite! Estou cursando Engenharia de Produção e estou reprovado em Desenho 1, Física 3 e Mecanica dos Sólidos, sendo que Física 3 estou fazendo pela segunda vez e estou indo muito mal e não tem como passar novamente e em Mecânica dos sólidos farei novamente, mas é quase impossível eu passar, pois não aprendo. Estou pensando mudar para os cursos de Administração ou Ciências contábeis, na qual poderei aproveitar matérias da Engenharia de Produção. È melhor eu trocar para ADM ou Ciências Contábeis? Pois acredito que eu insistindo em Engenharia de Produção não conseguirei formar por causa de 4 a 5 matérias. Sendo assim acredito que em ADM ou Ciências contábeis eu comnsiga me formar, apesar que terei um salário pequeno comparado a Engenharia.

#3Aurélio Júnior, Engenharia da computação, Goiânia

sexta-feira, 15 de novembro de 2013 - 13h21min

Gostei muito das suas respostas quanto a "não desistir da faculdade" é eu to preparando para entra na faculdade, é eu queria umas dicas antes de eu entra no curso engenharia da computação, o que eu posso estudar antes para não ter uma dificuldade maior na faculdade.

Já esto terminando o ensino médio, é esto querendo fazer ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO, é queria saber,o que eu devo estuda antes de entra no ramo da engenharia da computação ?

thanks.

Comentário do Ênio Padilha

Aurélio

Antes do vestibular basta fazer (muito bem feito) a lição de casa: estudar bastante todas as disciplinas. Português, Inglês, Biologia, Física, Química, Matemática, Educação Física, Filosofia, História, Geografia... tudo. Deixe para se dedicar às matemáticas e físicas depois que estiver na faculdade.

Abraço

#4daniele, estudante, teresina

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014 - 03h23min

Olá,no meu caso,reprovei 3 disciplinas do terceiro bloco e duas do segundo e tenho extrema dificuldade em física,não sei o que fazer eu estudo mas não aprendo e estou pensando seriamente em desistir,porque ficar retida de novo e muito vergonhoso,vc acha q devo persitir?

Comentário do Ênio Padilha

Daniele
Reprovar nas disciplinas HARD da Engenharia não é VERGONHOSO, não. É da vida!

Se você tem extrema dificuldade em Física, muito provavelmente, o que falta é BASE. Se você olhar bem o meu artigo (acima) verá que era exatamente o meu caso. Por isto eu sofri tanto nos dois primeiros anos do curso. Reprovei em Física, inclusive.

O que foi que eu fiz? Dediquei MUITO TEMPO corrigindo a minha falta de base. Me internei na Biblioteca Universitária. Pequei os livros de Física (e de matemática) do Ensino Médio e estudava como um maluco.
Resultados: (1) acabei ficando tão bom em Física do Ensino Médio que ganhei muito dinheiro dando aulas particulares para estudantes desesperados ou vestibulandos; (2) Superei as dificuldades com a Física da faculdade e, nos três últimos anos da Engenharia tive bem menos difuculdades. Matérias como Eletromagnetismo, Eletrônica, e Sistemas de Potência, por exemplo, que dependem completamente de Física, eu conseguia levar de boa.

Portanto, meus conselhos são: (a) não desista. Siga firme. Fazer Engenharia é um ótimo investimento para a sua vida (vai lhe custar um pouco da juventude, mas é um ótimo investimento); (b) Volte aos livros e apostilas do Ensino Médio. É lá que estão os seus problemas. É lá que está a sua solução.

Boa Sorte!

#5marina, estudante, blumenau

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014 - 18h11min

Estou no 5o semestre de engenharia química, e agora começo a pensar se é realmente isso o que eu quero. No começo eu gostava muito do curso, era exatamente o que eu queria, agora penso se realmente quero trabalhar na indústria. Mas isso está me deixando muito desesperada pois é algo que eu quis tanto fazer desde o ensino médio, quero muito ser uma engenheira, seria um orgulho pra mim, mas não sei se serei feliz trabalhando com isso. Também tenho medo de que isso seja só uma fase e que talvez seja mesmo o que eu quero no futuro. Estou desesperada.

#6Ana, estudante, rio de janeiro

terça-feira, 04 de novembro de 2014 - 20h08min

Eu estou no quatro período de engenharia civil, no entanto curso tres disciplinas que reprovei do terceiro (mecanica, fisica 3 - eletromagnetismo, análise vetorial). Até o terceiro periodo eu tinha um bom cr, não havia repitido nada,mas tinha duvidas em relação a vida profissional, me sentia crua. Comecei a gerenciar projetos em uma empresa jr, ganhi gosto e me reconheço no que faço. Mas mesmo assim ainda penso em mudar de curso por cuasa de fisica 3, eu estudei MUITO na primeira vez que fiz e agora estudando mais ainda vejo que estou indo pelo mesmo caminho. Eu acho que sou um caso perdido. me ajuda por favor, devo mudar de curso?

#7Mari, Estudande, Florianópolis

terça-feira, 09 de dezembro de 2014 - 00h35min

Faço engenharia de alimentos, já estou na terceira fase e novamente reprovei em cálculo I e garanto que não foi por negligência, passei horas estudando para a matéria, mas simplesmente não consegui ir bem na matéria. No entanto em outras disciplinas eu consegui ir em frente como física, álgebra e os laboratórios de física experimental, mas estou ciente de que com a minha dificuldade com cálculo as próximas disciplinas serão impossíveis para mim sem a base necessária do cálculo. Penso seriamente em desistir do curso e passar para outra área como a Arquitetura, algo que sempre vi com muita paixão, mas não me apliquei para o curso com o receio de não ter um bom retorno financeiro.

#8Hugo, Estudante Engenharia Civil, Ilhéus

terça-feira, 09 de dezembro de 2014 - 14h08min

Olá, boa tarde. Sou aluno de engenharia civil e atualmente completando 40% do curso. Já fiz os cálculos, eda e as 4 físicas. Porém minha aptidão sempre foi em ciências humanas, me destacando bastante em história e filosofia. Geralmente quase todo fim de semestre fico com a pulga atrás da orelha, será que eu estou no curso certo? Será que não era melhor eu ter escolhido outra área? As dificuldades nas disciplinas e a falta de empenho adequado por falta de interesse de estudo fazem com que eu sinta constante vontade de mudar de curso, para cursar algo que eu realmente sinta prazer e não a execute apenas pensando no status e no lado financeiro.
Estou realmente pensando em cursar um dos seguintes cursos: Ciências Sociais, História ou Direito. Cursos que eu poderia me destacar bem mais por conta das minhas qualidades como aluno. O que devo fazer?

#9jefferson nobrega, Estudante de engenharia de minas, campina grande pb

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014 - 18h49min

bem queria dizer que tô no segundo período e perdi calculo 1 e física 1, desde do 2 mês de curso venho pensando se é isso que quero, passo dias angustiado e o pior é que não gosto dessa área, estudei muito para pagar mas perdi as duas cadeiras e hoje tô estudando mais que o período passado e estou no caminho da reprovação, todo dia me vejo indo pro lado errado, mas não tenho coragem de desistir pois meu pais ficaram super felizes e orgulhosos, principalmente meu pai e tenho medo de decepcionar por conta disso, mas não gosto e não quero isso, odeio cálculo e mais ainda física e o pior de tudo é que estudo e parece que não adianta, só notas baixas e viro noites estudando mas não adianta.

#10Joana Dias, professora, Belem

sábado, 21 de fevereiro de 2015 - 00h08min

Sou ingressante do curso de Engenharia de controle e automação, tenho 47 anos e estou com receio do mercado de trabalho para mim quando eu me formar ,pois estarei com 52 anos, sou formada em letras , falo dois idiomas, mas futuramente quero seguir a profissão de engenheira, será q enfrentarei algum tipo de preconceito?

#11Gabriel Costa, Engenheiro Civil, Pedro Leopoldo

quarta-feira, 15 de abril de 2015 - 14h23min

bom eu estou no terceiro período e estou tirando notas ruins em cálculo e física e tenho vontade de desistir todos os dias fui reprovado em três matérias já em cálculo programação e geometria analítica mais continuo estudando pois é meu sonho

#12Joice Santos, estudante, MANAUS

domingo, 31 de janeiro de 2016 - 00h31min

Apesar das reprovações, venci as disciplinas do ciclo básico que tanto assustam a maioria. Pensava que as dificuldades seriam só nesta etapa, mas em cada período, sempre pego alguma reprovação, nunca consigo ser aprovada em todas as disciplinas e isso atrasa mais ainda o término do meu curso. Falar que basta estudar, é muito fácil, até fantasioso. Sou uma aluna bem dedicada,abro mão de muitas coisas para poder estudar e acho isso muito decepcionante. A cada final de período fico em dúvida se devo permanecer no curso, já estou há cinco anos (longe da formatura) na faculdade e continuo com muitas dificuldades em assimilar conteúdo. Quando as avaliações fogem do modelo das questões que resolvi antes da prova, sempre me dou mal.Na minha cidade, as faculdades particulares são menos exigentes (é muito raro ter alguém desperiodizado), ás vezes eu até penso em me transferir para alguma dessas, mas ao mesmo tempo eu penso que se eu não consigo dá conta dos que tão me exigindo na faculdade, nem vale a pensa eu me formar.

#13Gabriel Sousa, Eng. Civil, Belém

terça-feira, 08 de março de 2016 - 09h57min

\"\"Olá, boa tarde. Sou aluno de engenharia civil e atualmente completando 40% do curso. Já fiz os cálculos, eda e as 4 físicas. Porém minha aptidão sempre foi em ciências humanas, me destacando bastante em história e filosofia. Geralmente quase todo fim de semestre fico com a pulga atrás da orelha, será que eu estou no curso certo? Será que não era melhor eu ter escolhido outra área? As dificuldades nas disciplinas e a falta de empenho adequado por falta de interesse de estudo fazem com que eu sinta constante vontade de mudar de curso, para cursar algo que eu realmente sinta prazer e não a execute apenas pensando no status e no lado financeiro.
Estou realmente pensando em cursar um dos seguintes cursos: Ciências Sociais, História ou Direito. Cursos que eu poderia me destacar bem mais por conta das minhas qualidades como aluno. O que devo fazer?\"\"
essa é uma pergunta de um amigo acima , mas me sinto da mesma forma. Curso 4 semestre mesmo passando as trancos e barrancos, devendo algumas materias. Não sei se falta algum estimulo ou se estou na area certa. É dificil pra mim tenho 20 anos e ainda com duvidas sobre o curso.

#14MAURO , tecnico, florianopolis

sábado, 21 de maio de 2016 - 21h00min

boa noite ,faco engenharia de telecom !estou totalmente frustrado com meu desempenho ,rodei em física ,calculo e eletricidade na primeira fase!estou repetindo essas matérias estudando muito e mesmo assim vou mal! vejo amigos indo bem , com facilidade isso me faz pensar que aquilo não é pra mim,porem,não quero jogar meu sonho no lixo!Enfim estou totalmente desanimado estudo muito para alcançar notas vergonhosas!

#15Raabe Matos, Estudante, Araguacema

sexta-feira, 23 de dezembro de 2016 - 02h37min

Vou fazer Engenharia Civil e queria me preparar antes pra não chegar de cara lá, até porque também não sou muito boa em Matemática...e me preocupo muito em tirar notas baixas reprovar...E queria uma ajudinha!

#16Karlla, Estudante , Recife

sexta-feira, 30 de dezembro de 2016 - 01h33min

Olá ... eu estou no 2 período de eng civil e reprovei em 4 cadeiras e gostaria de uma opinião repito o segundo período ou sigo para o 3 e vou pagando as cadeiras aos poucos. Lembrando que minha facul não tem pre requisitos. Me dá uma sugestão ????

#17Geneilton, Técnico de Farmácia , Salvador

sexta-feira, 04 de agosto de 2017 - 16h07min

Olá, Boa Tarde
Venho aqui com 1001 dúvidas se desisto do curso que comecei à fazer ou se continuo.
Me inscrevi em um curso que não tem nada à ver com à área q sempre trabalhei. Gosto de novos aprendizados e sempre sonhei em trabalhar em indústrias.
Me inscrevi no SENAI, no Curso de AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL. Resumindo, não sei nada da área, não sei elétrica, robótica, mecânica, nada...
Mais decidir me inscrever pq quero ingressar nessa área.
Será q vou ter dificuldade?!
Será q está sendo perca de tempo, gasto de dinheiro desnecessário, onde eu poderia está ingressando em outra área?!
O que eu faço?! Prossigo?!
Eu irei aprender msm sem ter noção dessas outras áreas?!
Tenho 2 semanas de curso.

Faça seu comentário

Favor, evite enviar links, pois seu comentário será recusado.

Seu IP: 54.159.44.54 (Identificação de seu computador na internet)

* campos obrigatórios
Compartilhe: 30185