PRÊMIO NOBEL

PRÊMIO NOBEL 2012

8/10/2012 (Segunda-feira)
PRÊMIO NOBEL DE MEDICINA
O prêmio Nobel de Medicina de 2012 foi anunciado nesta segunda-feira (8/10/2012) pelo Instituto Karolinska, em Estocolmo, na Suécia. Dois pesquisadores de células-tronco, o britânico John B. Gurdon, de 79 anos, e o japonês Shinya Yamanaka, de 50 foram os vencedores.
Os dois cientistas descobriram, em trabalhos separados, que células adultas podem ser reprogramadas para se tornar imaturas e pluripotentes, ou seja, capazes de se especializar em qualquer órgão ou tecido corporal – como nervos, músculos e pele.




9/10/2012 (Terça-feira)
PRÊMIO NOBEL DE FÍSICA
O Prêmio Nobel de Física de 2012 foi anunciado há poucos minutos pela Academia Real de Ciências da Suécia:
O francês Serge Haroche, do Collège de France e da Ecole Normale Supérieure, e o americano David J. Wineland, do National Institute of Standards & Technology (NIST), no Colorado, foram os ganhadores, por seus trabalhos com "inovadores métodos experimentais que permitem medição e manipulação de sistemas quânticos individuais".




10/10/2012 (Quarta-feira)
PRÊMIO NOBEL DE QUÍMICA
O Prêmio Nobel de Química de 2012 foi anunciado há pouco em Estocolmo, pela Real Academia de Ciências da Suécia.
Os vencedores são Brian K. Kobilka, da Universidade Stanford, e Robert J. Lefkowitz, da Universidade Duke, ambas nos EUA.

Os dois estudaram os receptores acoplados à proteína G, que são receptores situados nas membranas celulares que se comunicam com moléculas no exterior e enviam sinais para dentro da célula, possibilitando que ela responda de determinada maneira.




11/10/2012 (Quinta-feira)
PRÊMIO NOBEL DE LITERATURA
O Prêmio Nobel de Literatura 2012 foi anunciado em Estocolmo, pela Real Academia de Ciências da Suécia.

O laureado foi Mo Yan um escritor chinês que, segundo o site nobelprize.com, "com realismo alucinatório funde contos populares, história e o lado contemporâneo".




12/10/2012 (Sexta-feira)
PRÊMIO NOBEL DA PAZ
O Prêmio Nobel da Paz 2012 foi concedido para a União Européia "por mais de seis decadas de contribuição para o avanço da paz e reconciliação, democracia e Direitos Humanos na Europa"
O Anúncio foi feito em Estocolmo, pela Real Academia de Ciências da Suécia.




15/10/2012 (Segunda-feira)
PRÊMIO NOBEL DE ECONOMIA
O Prêmio Nobel de Economia 2012 foi concedido para a economistas norte-americanos Alvin Roth e Lloyd Shapley "por seus trabalhos sobre os mercados e a maneira de associar seus agentes."
O Anúncio foi feito em Estocolmo, pela Real Academia de Ciências da Suécia.




Fonte: www.nobelprize.org

Faça seu comentário

Favor, evite enviar links, pois seu comentário será recusado.

Seu IP: 54.158.245.70 (Identificação de seu computador na internet)

* campos obrigatórios
Compartilhe: 1766