É Notícia Hoje

HISTÓRICO E INTRODUÇÃO AO DISCURSO


From: Rafael Schmitz
Sent: Wednesday, September 26, 2012 2:30 PM
To: professor@eniopadilha.com.br
Subject: Convite

Boa tarde Eng. Ênio,

Venho por meio deste, representando os formandos do curso de Engenharia Elétrica 2012/2 da Universidade Federal de Santa Catarina, convidá-lo para ser o Paraninfo da nossa turma.
A cerimônia de Colação de Grau será realizada no dia 01 de março de 2013 (sexta-feira), às 15 horas, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC.

Seu trabalho a serviço da Engenharia é fonte de grande inspiração para nós formandos e nos sentiremos honrados em contar com vossa presença.

Já lhe antecipo que como Paraninfo, o senhor será convidado a proferir um discurso de mais ou menos 15 minutos.

Devo lhe dizer que sua escolha se deu por dois motivos:
• O senhor é um engenheiro egresso da mesma escola e por isso está habilitado a falar da realidade que nós encaramos.
• Temos interesse em ouvir as recomendações de um profissional de sucesso na carreira, nesta que é a "última aula" antes do início da vida profissional.

Peço-lhe a gentileza de retornar o convite com sua posição.

Fico à disposição para quaisquer esclarecimentos que porventura se fizerem necessários.

Saudações,

Rafael Berti Schmitz




DISCURSO DE PARANINFO NA FORMATURA DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA da UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - 2012.2
Florianópolis, 01/03/2013

I - SAUDAÇÃO ÀS AUTORIDADES E CONVIDADOS PRESENTES

Queridos pais e queridas mães dos engenheiros e engenheiras recém-formados.
Tenham certeza absoluta de que eu sei muito bem o que vocês estão sentindo. Há pouco mais de seis meses, aqui mesmo, neste auditório, tive a felicidade de ver minha filha formar-se em Odontologia. Foi um dia de emoção imensurável, para mim e para outros pais e mães que, como eu, também se derramavam em lágrimas... É assim mesmo: uma alegria muito justa: a felicidade de ver nossos filhos mostrando ao mundo o valor que nós sempre soubemos que eles tinham.

Senhora Reitora Roselane Neckel. A senhora tem motivos para se sentir orgulhosa. Dirige uma das mais importantes universidades do país. E está cercada de professores brilhantes e servidores competentes e dedicados, além de contar com milhares de estudantes da melhor qualidade.

Jovens Senhores e Senhoras Engenheiros Químicos e de Alimentos, com quem dividimos hoje esta belíssima solenidade. Parabéns. Que este seja um dia inesquecível.

Senhores professores dos cursos que hoje formam, aqui, mais um grupo de profissionais para o Brasil. Que coisa boa. Que sentimento bom esse de dizer "missão cumprida". Vocês podem dizer "Está aí, sociedade, esse grupo de jovens que nós ajudamos a construir e que irão ajudar a construir um mundo muito melhor!"

Senhor Maykon Bergmann Martins, Servidor da UFSC homenageado nesta cerimônia; Professor Renato Lucas Pacheco, Coordenador do Curso de Engenharia Elétrica e Patrono da Turma; Professor Ênio Valmor Kassick, Nome de Turma e professores Hans Helmut Zurn e Maurício Valencia Ferreira da Luz, também homenageados por esses jovens engenheiros e engenheiras. Tenham a certeza de que, para mim, é uma alegria muito grande dividir com os senhores essa honraria. Especialmente porque, entre vocês estão meus antigos professores, pessoas pelas quais sempre tive especial admiração e apreço. É muito bom estar aqui.

Irmãos, irmãs dos formandos, namorados, namoradas, esposas, maridos, tios, tias, parentes, amigos... estejam certos de que a presença de vocês aqui é mais um motivo de muita felicidade para o seu formando do dia.

Senhoras engenheiras eletricistas e senhores engenheiros eletricistas recém-formados: (...) Leia aqui o DISCURSO AOS ENGENHEIROS RECÉM-FORMADOS:

Faça seu comentário

Favor, evite enviar links, pois seu comentário será recusado.

Seu IP: 18.234.51.17 (Identificação de seu computador na internet)

* campos obrigatórios
Compartilhe: 3051

Desenvolvido por Área Local