COPA DO MUNDO

CAXIROLA: O MICO DO ANO?

CAXIROLA: CANDIDATA AO TROFÉU MICO DO ANO
03/06/2013
Agora é oficial, leia AQUI: o governo brasileiro decretou a morte prematura da Caxirola, instrumento inventado pelo músico baiano Carlinhos Brown e que seria a Vuvuzela brasileira na copa de 2014.

Eu havia escrito AQUI, em agosto de 2011, o quanto foi decepcionante, pra mim, ter de aturar as tais vuvuzelas na copa da África do Sul e a minha esperança de que as tais Caxirolas do Carlinhos Brown pudessem ser uma vitória da sonoridade da torcida brasileira.
Me enganei redondamente.

Importante: a tal Caxirola enquanto instrumento de manifestação de torcidas não teve a oportunidade de mostrar seu valor. Acredito que, depois que os torcedores se acostumassem a utilizá-la nos estádios, poderia, sim, haver uma sonoridade interessante. Pelo menos, bem melhor do que o nefasto zumbido das vuvuzelas.
Porém, seu designer (Carlinhos Brown), do alto da sua ingenuidade, não pensou na serendipitia da coisa. Não imaginou os usos secundários que o dispositivo poderia ter. A torcida do Bahia descobriu rapidinho uma utilidade para o neocaxixi: agredir os jogadores do time adversário (veja o vídeo AQUI).

E a Caxirola não resistiu: foi definitivamente vetada, da Copa das Confederações e da Copa do Mundo. Tornou-se séria candidata ao maior mico desta Copa 2014.

Faça seu comentário

Favor, evite enviar links, pois seu comentário será recusado.

Seu IP: 18.205.96.39 (Identificação de seu computador na internet)

* campos obrigatórios
Compartilhe: 970