ADMINISTRAÇÃO DE MERCADO (MARKETING)

OS PECADOS DE MARKETING

Em 2002 eu publiquei um livro (cuja edição esgotou-se em um ano) sobre os pecados de marketing na engenharia e arquitetura. Trata-se de um livro sobre os pequenos e grandes erros cometidos na gestão empresarial da Engenharia e da Arquitetura.




TRÊS MINUTOS - Ano 17 - Número 385 (Ênio Padilha, 04/10/2016)



No primeiro capítulo desse livro algumas perguntas foram lançadas: Por que cometemos esses pecados? Por que esses pecados têm sido reincidentemente cometidos ao longo dos anos, comprometendo a qualidade do serviço, a conquista e manutenção de clientes e, conseqüentemente, os resultados positivos esperados no negócio? Por que estamos repetindo erros cujas soluções já foram encontradas? Por que continuamos a errar, mesmo tendo informações sobre a natureza do erro?

A resposta é: cometemos esses pecados por várias razões. Eis algumas:

1. Nunca nos damos conta de que os pequenos pecados, quando consideramos no conjunto (que é a visão inconsciente do cliente), formam um grande problema.
Sempre que alguém nos diz “tal coisa você tem feito de forma errada…” você, mesmo concordando com a pessoa, acaba pensando “tudo bem, mas isso não é o fim do mundo. O cliente não vai me abandonar só por causa disso”.

2. Muitos colegas fazem a mesma coisa. Por que é que eu não posso fazer?
Este é um erro muito comum. E reflete a falta de percepção da oportunidade. Se tem muita gente cometendo um erro no mercado, em vez de contribuir para a cristalização do erro, podemos (e devemos) ver a situação como uma oportunidade de diferenciar nossa performance e estabelecer um produto com um potencial competitivo mais evidente.
Seguir o rebanho, definitivamente, não é uma estratégia recomendada para quem quer vencer. Essa é a estratégia de quem não quer aparecer…

3. Achamos que o cliente não está percebendo o problema.
Muitos clientes são educados. Ou não querem se incomodar. Fingem que não estão vendo certas coisas.
Mas estão vendo sim. E essas observações vão ser utilizadas na hora de fazer uma avaliação geral do nosso desempenho.

4. Acreditamos que a qualidade técnica do nosso trabalho compensa qualquer aborrecimento ou transtorno que o cliente tenha que enfrentar ou suportar.
Falso. Se a qualidade técnica do trabalho fosse a chave para o sucesso profissional de engenheiros e arquitetos, livros como esses que eu escrevo e cursos como os que eu apresento seriam totalmente desnecessários.

A verdade é que não existe o Segredo do Sucesso. Nem uma fórmula mágica. O sucesso se constrói com pequenas coisas aparentemente sem importância e que todo mundo sabe muito bem o que é. O que precisamos ter é a consciência de que é necessário juntar as peças desse jogo e assumir as dificuldades que são reais e que precisam ser enfrentadas.

Clique sobre a imagem ao lado e faça o download gratuito do livro OS PECADOS DO MARKETING NA ENGENHARIA E NA ARQUITETURA (PADILHA, Ênio. Os pecados de marketing na engenharia e na arquitetura. 3.ed. eletrônica - Balneário Camboriú: OitoNoveTrês Editora, 2013. 102p.)

É gratuito de verdade. Não se preocupe. Não se trata de uma isca de marketing. Você não precisa fornecer seu nome nem e-mail. Ninguém vai ficar mandando insistentes e-mails vendendo algum curso on-line milagroso que ensina a resolver todos os problemas de forma mágica...

Não tem mágica! Não tem truque. Apenas clique e leia o livro, se quiser.

Espero que seja útil. Nos vemos na semana que vem.



ÊNIO PADILHA
www.eniopadilha.com.br | professor@eniopadilha.com.br

Comentários

#1Carlos Alberto Simão, Engenheiro Civil, Itu

terça-feira, 13 de maio de 2014 - 16h17min

Como faço para receber o e-book Os Pecados do Marketing na Engenharia e Arquitetura.

Comentário do Ênio Padilha

Prezado Carlos Alberto
Agora ficou fácil: basta visitar a nossa BIBLIOTECA (ali em cima, no menu horizontal do site)
Vais encontrar o livro para download na seção de NOVIDADES ou na seção de VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL.
Boa Leitura

#2Waleria Rocha Miranda, Estudante de Engenharia Civil, Governador Valadares

quinta-feira, 09 de agosto de 2018 - 10h10min

Estou lendo o seu livro Os Pecados de Marketing na Engenharia e na Arquitetura. Gostaria de cadastrá-lo no skoob, que é uma plataforma online onde a gente registra todos os livros que lemos e fazemos resenhas sobre eles. Existem outros livros seu cadastrados já, mas esse ainda não. Preciso apenas do ISBN ou ASIN do livro para cadastrá-lo, já procurei em vários sites e não encontro. Se puder me responder, ficarei agradecida. Aguardo retorno. Obrigada, Waléria Rocha Miranda.

Comentário do Ênio Padilha

Oi, Valéria.

Obrigado pelo seu interesse.
Este livro foi lançado em 2002. Nessa época a nossa editora ainda não fazia os registros de ISBN. Começamos a fazer isso em 2005.
Mas você me deu uma boa ideia. Vamos fazer o registro deste livro na BN e obter o ISBN pra ele.

Pode deixar a sua resenha engatilhada aí. Assim que o ISBN ficar pronto eu te aviso, ok?


#3Waleria Rocha Miranda, Estudante de Engenharia Civil, Governador Valadares

quarta-feira, 15 de agosto de 2018 - 10h17min

Obrigada pelo retorno Ênio Padilha,
aguardo o registro do livro e já vou providenciar a resenha. :)
Gostei muito do livro \"OS PECADOS DO MARKETING NA ENGENHARIA E NA ARQUITETURA\", indicação do meu chefe engenheiro, de leitura e interpretação fáceis, me ajudou bastante. Formo há menos de uma ano e estou naquela fase da dúvida, de não sabe ao certo qual área dedicar, se foco em concursos públicos ou trabalho por conta própria.
Espero adquirir em breve os demais livros relacionados a engenharia civil e à administração, para me orientar melhor. Parabéns, sucesso!


Faça seu comentário

Favor, evite enviar links, pois seu comentário será recusado.

Seu IP: 54.162.159.33 (Identificação de seu computador na internet)

* campos obrigatórios
Compartilhe: 2095