PERGUNTA DO LEITOR

TÔ NO MEIO DA FACULDADE DE ENGENHARIA...
... COM VONTADE DE DESISTIR.

(Resposta publicada em 05/03/2014)



Professor Ênio Padilha.
Eu tenho 19 anos e estou cursando o 5º período de Engenharia Civil, mas nunca me sinto realmente realizado com o curso, inclusive com a profissão, não sei se continuar nesse caminho,se serei um um profissional realizado.

Desde o vestibular sempre tive muitas dúvidas em relação a essa escolha, que por sinal é e uma fase em que ainda não estamos preparados psicologicamente para tomar uma decisão que possa impactar talvez, para o resto de nossas vidas. Mas optei por Engenharia Civil, já que tinha uma certa facilidade com matemática no colégio, e por gostar de ver edificações prontas. E por mais que eu me dedique no curso, tire boas notas, acompanhe o dia-a-dia de engenheiros, mesmo assim, não consigo me ver neste meio.

Já pensei várias vezes em mudar de curso, outras opções não me faltam. Até mesmo porque faço estágio em um escritório de Arquitetura, e gosto bastante do dia-a-dia, acho mais tranquilo lidar com pessoas mais instruídas, onde se possa chegar a um resultado por meio do diálogo, e não da grosseria, e sem falar que na verdade é o arquiteto quem dá o ponto de partida para qualquer obra, é ele quem vai receber o maior reconhecimento depois de concluída a edificação. Mas por ser um curso menos difícil e mais trabalhoso, se formam mais profissionais, aumentando assim a concorrência profissional, claro que não pode ser fator primordial para uma escolha, já que quando se trabalha naquilo que gosta, nunca se trabalha, e o sucesso acaba virando consequência disso.

Já cheguei a pensar em mudar para Direito também, mas especificamente para concursos, atraído como a maioria de estudantes de Direito, pelos autos salários oferecidos em concursos. Já cheguei a fazer alguns e até gostei de estudar sobre esse área.

Esta é uma dúvida que me aflige diariamente, tenho vontade de mudar, mas fico indeciso entre qual das duas, e também senão seria melhor terminar Engenharia primeiro, já que estou no meio do curso, e por ser uma área de campo imenso, ou mudar logo, e não perder mais tempo..??

Aguardo sua resposta o quanto antes,
MUITO OBRIGADO!

Genivaldo Maranhão | Sorocaba-SP

(Nesta seção, o nome e a cidade são trocados sempre que solicitado pelo leitor)



RESPOSTA:


Prezado Genivaldo

Antes de tomar qualquer decisão, converse muito com seus pais e com aqueles amigos cujas opiniões você considera importantes.
Converse também com algum colega da última fase. pergunte a ele se ele também teve essa vontade de abandonar o barco no meio da travessia.

Você vai ver que é a coisa mais normal do mundo viver essa angústia e essa dúvida quando se passa pelo meio da faculdade de Engenharia (quinta e sexta fase). Não é por acaso que muita gente desiste justamente quando está nessas fases.

Há dois anos, em março de 2012, respondi a um leitor que também estava com vontade de desistir. Naquele artigo (É NORMAL TER VONTADE DE DESISTIR DO CURSO DE ENGENHARIA?) havia um fator importante. O colega Salomão estava enfrentando dificuldades, mas queria muito ser engenheiro. Tava bem mais fácil dar um conselho a ele.

No seu caso, parece que o quadro é um pouquinho diferente. Por isso vou repetir: converse muito com seus pais antes de decidir qualquer coisa.

De uma maneira geral, suas considerações estão corretas. Você pode até considerar que o grau de dificuldade do curso de arquitetura é menor, mas já entendeu que é um curso de muito trabalho. Tem de ter muita resistência. E, como você diz que não tem dificuldades de vencer as disciplinas da engenharia... não vejo motivo para a troca.

Além do mais, eu digo sempre uma coisa: na dúvida, faça Engenharia. Porque, se você for engenheiro, o número de portas que se abrem pra você será bem maior.

Engenheiros (por conta do domínio de Matemática, Física, Química e Computação) tem facilidade para exercer muitas atividades bem remuneradas que o mercado dispõe.

Leve isto em conta quando for ter aquele conversa com os seus pais.

Abraço



ÊNIO PADILHA
www.eniopadilha.com.br | professor@eniopadilha.com.br




Para mandar a sua pergunta clique AQUI. A pergunta será respondida na seção PERGUNTA DO LEITOR.

Faça seu comentário

Favor, evite enviar links, pois seu comentário será recusado.

Seu IP: 54.159.44.54 (Identificação de seu computador na internet)

* campos obrigatórios
Compartilhe: 3344