COPA DO MUNDO

COMEÇOU O OBA-OBA!

(Este artigo foi publicado em 19/06/2014)



Pra quem não se lembra, eu sempre fui radicalmente a favor da realização da Copa do mundo no Brasil (é só olhar TUDO O QUE EU ESCREVI ATÉ AQUI SOBRE A COPA DO MUNDO DE 2014). Mas nunca acreditei que as obras todas iriam ser concluídas à tempo ou dentro do orçamento previsto (uma coisa ou outra seria perdida)

A Copa do Mundo está acontecendo (e, cá pra nós, está sensacional!). E já começaram a pipocar os posts com tese de que "Deu tudo certo. Vencemos! Estavam errados os que duvidaram de nós".

Devagar com o andor, gente! Olha o que eu escrevi em 2010: "(...) eu tenho certeza de que, quaisquer que sejam os resultados da organização brasileira, não faltará quem venha à público pra dizer que tudo foi muito bem, que o trabalho foi muito bem feito, que estamos todos de parabéns, etecetera e tal.

Talvez seja até verdade. Espero mesmo que seja. Mas… como saberemos?

Se a avaliação for feita apenas em 2014, com base nos apertos e apuros vividos em 2013, é muito provável que prevaleça a sensação de que tivemos uma grande vitória, pois, “apesar das grandes dificuldades, conseguimos vencer os desafios” e concluímos as obras no prazo previsto."
(no artigo INDICADORES DE DESEMPENHO, JÁ!)



ÊNIO PADILHA
www.eniopadilha.com.br | professor@eniopadilha.com.br



---Artigo2014

Comentário do Ênio Padilha

ACRESCENTANDO:
Eu estou preparando um texto sobre os legados desta Copa. Acredito que HAVERÁ LEGADO, SIM. Não sou pessimista quanto a isto. Mas acho que, agora, não vai ser possível avaliar. Tudo está sendo tratado com visão política partidária. Tudo está muito comprometido pelas preferências dos defensores de partidos e ideologias.

Infelizmente, tanto o PT (e seus agregados) quanto o PSDB (e os seus) estão usando qualquer informação sobre a Copa do Mundo para capitalizar seus interesses eleitoreiros. Com isso, acho que o Brasil está perdendo uma grande oportunidade de fazer uma avaliação correta e uma reflexão necessária sobre como esta Copa do Mundo deveria ter sido organizada.

Na minha opinião, a organização brasileira dessa Copa não teria sido diferente (nem um milímetro) se os governantes fossem do PSDB, do DEM, do PRN, PSol... qualquer um. Os problemas não têm a ver com esquerda ou direita, capitalismo ou socialismo, neo liberalismo, comunismo ou seja la o que for. Tem a ver com o Brasil e com a maneira brasileira de tratar o planejamento de qualquer coisa (de festa de aniversário até Copa do Mundo).

Insisto em dizer que esta Copa do Mundo foi perdida (no sentido que não conseguimos tirar dela nem metade do que teria sido possível). A ilusão de sucesso se dará porque o parâmetro está errado. Estamos levando em conta as expectativas de seis meses atrás. Deveríamos considerar as expectativas de 2007.

Faça seu comentário

Favor, evite enviar links, pois seu comentário será recusado.

Seu IP: 54.163.42.154 (Identificação de seu computador na internet)

* campos obrigatórios
Compartilhe: 923