COPA DO MUNDO

HAVERÁ LEGADO, SIM (3) - O PADRÃO FIFA

(Publicado em 28/06/2014)



Leia também:
VAI TER LEGADO, SIM (1), que analisa a questão da construção dos estádios em Manaus, Cuiabá e Brasília;
VAI TER LEGADO, SIM (2), que fala do impacto que os novos estádios irão causar no futebol do país;



Uma das coisas que mais me incomodou nas discussões que aconteceram nesses últimos dois anos (2013 e 14) foi a maneira jocosa e com que as pessoas se referiam ao chamado "padrão Fifa".

O secretário geral da Fifa, Jérôme Valcke, em entrevista ao canal Sportv explicou o que é o Padrão Fifa: "trata-se de um alto padrão de qualidade e excelência em todos os níveis. A Copa do Mundo envolve muitas pessoas, de diversos países, e exige que seja entregue um produto de grande qualidade. O evento é organizado uma vez a cada quatro anos. São as 32 melhores equipes do mundo. Um bilhão de pessoas assistindo à final. Três milhões de pessoas nos estádios etc, etc. Quando temos estes números, temos que fazer o melhor. Não podemos desapontar as pessoas. Elas esperam o melhor tanto dentro do campo, quanto nas cidades. Querem se divertir quando vierem para o Brasil. Por isso pedimos muito, pedimos o melhor. Por isso nosso padrão é tão alto.

Quem aí pode negar que uma parte significativa do sucesso desta Copa do Mundo se deve justamente ao chamado "Padrão Fifa"? Limpeza, segurança, conforto, pontualidade e informação com qualidade pré estabelecida. Quem não quer isso?

Tratar o conceito do "Padrão Fifa" como se fosse apenas um capricho idiota é apenas a manifestação de imaturidade empresarial que, infelizmente, ainda encontramos em muitos compatriotas. A alegria do brasileiro parece ser o "sucesso" através do improviso, do atalho, do jeitinho. O "padrão Fifa pressupõe a excelência, que se obtém com o melhor planejamento e a melhor execução.

O "Padrão Fifa" é um legado que eu não tenho certeza se ficará ou não (o tempo nos dirá). Mas eu gostaria muito que isto ocorresse.

Trazendo para a realidade do nosso trabalho, seria muito bacana, por exemplo, se os nossos projetos fossem entregues nos prazos previstos, se todo o detalhamento fosse claro e suficiente para a execução na obra e tudo seguisse as Normas vigentes; Seria ótimo se as obras sob o comando de Arquitetos e Engenheiros tivessem canteiros limpos e organizados, utilizando material de qualidade e respeitando as normas de segurança no trabalho.

Seria assim, tipo "Padrão Fifa"



ÊNIO PADILHA
www.eniopadilha.com.br | professor@eniopadilha.com.br



(Este artigo está em construção. Nos próximos dias publicaremos outros tópicos desta análise)




---Artigo2014

Faça seu comentário

Favor, evite enviar links, pois seu comentário será recusado.

Seu IP: 54.225.38.2 (Identificação de seu computador na internet)

* campos obrigatórios
Compartilhe: 824