COPA DO MUNDO

ALEGRIA ALEMÃ

Vídeo produzido pela Federação Alemã e publicado no dia 06/07/2014 para comemorar os primeiros 28 dias no Brasil - na Bahia!





Fonte:
site da Federação Alemã de Futebol: https://tv.dfb.de/video/28-tage-brasilien/8891
Música: Tieta (Caetano Veloso)
Artista: Margareth Menezes.

Comentário do Ênio Padilha

O vídeo que a Federação Alemã de Futebol publicou (e que foi festejado por milhões de internautas em todo o Brasil) foi tirado do ar porque a música utilizada (Tieta, cantada por Margareth Meneses) é do Caetano Veloso. A empresária do artista, Paula Lavigne questionou o fato de não terem sido consultados.

IMPORTANTE: é justo que o autor da música reclame os seus direitos sobre o uso da sua obra. Isto não pode ser questionado.

Não sabemos em que termos a empresária Paula Lavigne interpelou a Federação Alemã de Futebol. Se, por exemplo, ela pediu (exigiu) que o nome do compositor e da cantora apareçam no vídeo, considero muito justo.

Se, por outro lado, ela pleiteou remuneração financeira pelo uso da música, vejo aí, não apenas uma manifestação de mesquinharia como também uma falta de senso de marketing.

Mesquinharia porque está evidente que a Federação Alemã não está embuída do espírito de explorar o Brasil ou os brasileiros. Basta ver como eles abriram a mão, os corações (e os bolsos) em favor da comunidade que os recebeu na Bahia.

Falta de senso de marketing porque numa relação de quem ganha mais nesse episódio é claro que Margareth Meneses e Caetano Velozo ganham muito mais por ter sua obra mostrada para bilhões de internautas no mundo inteiro, embalados pelo sucesso que o time da Alemanha está fazendo.

Enfim, aguardemos notícias

Faça seu comentário

Favor, evite enviar links, pois seu comentário será recusado.

Seu IP: 23.22.240.119 (Identificação de seu computador na internet)

* campos obrigatórios
Compartilhe: 418