BLOG DO ÊNIO PADILHA

NÃO É TÃO ÓBVIO QUANTO PARECE

(18/09/2018)



O trabalho do engenheiro e do arquiteto é realizado no momento em que ele, baseado nas informações de que dispõe e nos seus conhecimentos toma decisões sobre o que deve ser feito e como deve ser feito.

Então podemos dizer que o resultado do serviço do engenheiro ou do arquiteto não aparece quando o serviço é realizado. Só aparece muito tempo depois e, freqüentemente, passa despercebido, pois está “misturado” com a influência de dezenas de outros fatores envolvidos no produto final.

Esta é uma condição para a qual o profissional precisa estar atento, pois é um obstáculo que precisa ser enfrentado e transposto.

Por conta do alto componente intelectual envolvido/agregado nos serviços de Engenharia e Arquitetura muitos profissionais não se dão conta de que coisas que parecem óbvias, na verdade não são tão evidentes assim. No final de uma obra (na hora em que se chega ao produto final) muitos clientes acabam atribuindo aos pedreiros, carpinteiros, azulegistas ou pintores méritos que deveriam ser creditados ao arquiteto ou ao engenheiro.

Sabendo que os serviços de Engenharia e Arquitetura não são produtos finais, os profissionais precisam estar atentos ao ponto em que se chega ao produto final. E apresentar, de forma didática, ao cliente, as vantagens e benefícios que apareceram (e só apareceram) devido aos serviços de Arquitetura e Engenharia agregados.

Por exemplo, poucos clientes se dão conta da importância de “pequenos detalhes” de arquitetura que fazem toda a diferença em termos de iluminação natural, conforto térmico, isolamento acústico etc. Da mesma forma, “pequenos detalhes” de engenharia é o que garante funcionabilidade, manutenção, durabilidade e, fundamentalmente, racionalidade e redução dos custos na produção.

Achar que o cliente irá perceber tudo isso sem ajuda é, no mínimo, ingenuidade do profissional.






DIVULGAÇÃO


Comentários

#1Antônio Ananias Ripardo Filho, Engenheiro de Edificações, Fortaleza Ceará

terça-feira, 29 de maio de 2007 - 07h57min

No momento da entrega da obra para o cliente, é necessário muito cuidado com outros serviços contratados diretamente pelo proprietário, as veses visando economia, como por exemplo: a) Climatização, principalmente quando existir equipamento para ser instalado na cobertura, esses serviços geralmente geram vazamentos e infiltrações. b) Instalação de acessórios (cortinas, porta papel toalha, móveis, etc)estes trabalhos as vezes interferem nas instalações, quando é atingido um tubo hidráulico ou eletroduto. c)Ligações das concessionárias, principalmente a de elétrica, pois pode ser ligado tensões que não estão de acordo com os equipamentos do cliente. Esses detalhes muitas vezes provocam momentos desagradáveis, sendo necessário documentar e obter a assinatura com ciencia do cliente antes dos fatos acontecerem.

Faça seu comentário

Favor, evite enviar links, pois seu comentário será recusado.

Seu IP: 18.204.227.250 (Identificação de seu computador na internet)

* campos obrigatórios
Compartilhe: 1667