Anotações

SOBRE A COPA DO MUNDO NO BRASIL

21 artigos inéditos sobre a Copa do Mundo de 2014
E praticamente nenhum deles fala de Futebol. De uma maneira geral os artigos falam da relação nem sempre óbvia do mega evento Copa do Mundo com a Arquitetura e com a Engenharia no Brasil.

Dá uma geral. Clique nos títulos. Reveja alguns dos artigos. E deixe seus comentários.



ÊNIO PADILHA
www.eniopadilha.com.br | professor@eniopadilha.com.br




1

• O BRASIL JÁ PERDEU A COPA DE 2014



(07/01/2014)



Desde outubro de 2007, quando o Brasil foi homologado como sede da Copa do Mundo em 2014 eu tive a oportunidade de escrever diversas vezes sobre o tema e sempre repeti a mesma coisa: eu não sou contra a realização da copa do mundo no Brasil. Nunca fui.



(Ler o texto completo...)




2

• A FIFA É A NOVA GENI.
SE ALGUMA COISA ESTIVER ERRADA, JOGA A CULPA NA FIFA!



(20/01/2014)



No dia 15/01/2014 o Blog Brasília por Chico Sant'Anna, publicou um post sob o título Fifa dá mais um drible nas pretensões de Brasília

Li a matéria inteira (leia você também). Não consegui ver nenhuma relação da notícia com o título da matéria: onde está o DRIBLE da Fifa nas pretensões de Brasília. O que a Fifa fez? Nada. O que temos aí é um caso típico de incompetência e ganância.



(Ler o texto completo...)




3

• PENSE MELHOR ANTES DE ATIRAR PEDRAS NOS ESTÁDIOS DA COPA DO MUNDO



(23/01/2014)



Nos blogs e nas redes sociais (especialmente no Facebook e no Twitter) tá uma onda incontrolável de mimimi contra a Copa do Mundo. Tudo bem. Quem não gosta de futebol ou é contra a realização da Copa do Mundo no Brasil tem o direito de se manifestar. Mas, nesse caso, pelo menos utilize argumentos inteligentes.



(Ler o texto completo...)




4

• UMA CONVERSA COM QUEM É CONTRA A COPA DO MUNDO NO BRASIL



(07/05/2014)



Não vou deixar de ser amigo de alguém só porque ele é contra a Copa do Mundo no Brasil. Também não quero que ninguém deixe de gostar de mim só por causa disso. Todo mundo tem direito a uma opinião sobre esse assunto. E ninguém é perfeito. Talvez eu esteja errado, não é?



(Ler o texto completo...)




5

• JÁ PERDEMOS A COPA DO MUNDO DE 2014
AGORA PERDEMOS OS JOGOS OLÍMPICOS DE 2016



(10/05/2014)



No dia 07/01/2014 eu publiquei aqui no site um artigo com o título O BRASIL JÁ PERDEU A COPA DO MUNDO DE 2014, lamentando que o nosso país não tenha tido a competencia de mostrar-se à altura do desafio que é organizar uma Copa do mundo, em função dos sucessivos atrasos e desconformidades não só nas obras dos estádios mas também (e principalmente) nas demais obras de mobilidade urbana e de infraestrutura.



(Ler o texto completo...)




6

• VITÓRIA DA SELEÇÃO x ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS



(21/05/2014)



"Pensar é o trabalho mais pesado que há, e talvez seja essa a razão para tão poucos se dedicarem a isso." (HENRY FORD - 1863-1947)

Infelizmente, os intelectuais de orelha de livro estão com preguiça de analisar o que os números estão GRITANDO.

--- Acreditar que o dinheiro investido na Copa do Mundo resolveria os problemas sociais do Brasil é de uma indigência intelectual absurda. Mas é o pensamento dominante.
--- Acreditar que a eventual vitória da Seleção Brasileira na Copa do Mundo significa a vitória do PT na eleição de outubro também não tem respaldo na história:



(Ler o texto completo...)




7

• OS NÚMEROS DOS JOGOS



(27/05/2014)



Em janeiro, quando eu escrevi o artigo PENSE MELHOR ANTES DE ATIRAR PEDRAS
NOS ESTÁDIOS DA COPA DO MUNDO
eu ainda era uma voz solitária, tentando chamar atenção para a verdade que os números estão gritando: o problema não é a copa. O problema é como o Brasil gasta mal o dinheiro da Saúde, da Educação e de outros setores.
Deixar de fazer a Copa do Mundo não iria resolver os problemas do Brasil.



(Ler o texto completo...)




8

• VAI TER COPA, SIM! (Aqui em casa vai.)



(09/06/2014)



Poisintão: tá chegando a hora! A partir de quinta-feira (12/06/2014) estarei de férias! Vou ver a Copa do Mundo no conforto da minha casa, com três torcedoras entusiasmadas.



(Ler o texto completo...)




9

• COMEÇOU O OBA-OBA!



(19/06/2014)




Pra quem não se lembra, eu sempre fui radicalmente a favor da realização da Copa do mundo no Brasil (é só olhar TUDO O QUE EU ESCREVI ATÉ AQUI SOBRE A COPA DO MUNDO DE 2014). Mas nunca acreditei que as obras todas iriam ser concluídas à tempo ou dentro do orçamento previsto (uma coisa ou outra seria perdida)



(Ler o texto completo...)




10

• NUNCA ANTES NA HISTÓRIA DA COPA DO MUNDO



(22/06/2014)



Lula levou o "nunca antes na história desse país" a um outro nível, ao afirmar que "a Inglaterra não estava acostumada a jogar em um campo da qualidade dos que temos aqui, e por isso perdeu os jogos e foi desclassificada da Copa do Mundo"

Foi uma falta de educação com os jogadores e torcedores ingleses.



(Ler o texto completo...)




11

• SE ARREPENDIMENTO MATASSE...



(23/06/2014)



A oposição ao governo está pagando um preço alto por ter feito uma oposição burra à realização da Copa do Mundo no Brasil.
Desde 2009 eu estou dizendo (pode conferir): realizar a Copa do Mundo no Brasil é um bom negócio. E é um bom negócio sob vários aspectos. Inclusive econômico.
O problema não é fazer a Copa. É perder algumas das oportunidades de ouro que a Copa nos deu.



(Ler o texto completo...)




12

• AS TEORIAS DE CONSPIRAÇÃO



(24/06/2014)



Fico preocupado quando vejo pessoas inteligentes (como os engenheiros e arquitetos, por exemplo) dando atenção a teorias de conspiração como as que procuram chifre em cabeça de cavalo nos resultados das Copas do Mundo.

Pra esse povo recomendo a leitura do livro O ANDAR DO BÊBADO, do Leonard Mlodinov, que trata da aleatoriedade sob a ótica da matemática (estatística e probabilidade).AQUI tem uma resenha muito bacana escrita pela Lígia Fascioni.



(Ler o texto completo...)




13

• MUITA MOTIVAÇÃO, MUITA EMOÇÃO... E POUCO FUTEBOL.



(29/06/2014)



Nossos jogadores estão muito motivados, muito emotivos... mas o futebol, que é bom, não está aparecendo. Parece que o Felipão é adepto das técnicas consagradas de alguns desses gurus da motivação e auto ajuda. Isto está me lembrando de 2000, nos Jogos Olímpicos de Sidney, quando o COB contratou um famoso palestrante de auto ajuda para trabalhar na preparação dos atletas. O fracasso da delegação brasileira foi tão retumbante que, alguns dias depois, eu escrevi o seguinte artigo:



(Ler o texto completo...)




14

• HAVERÁ LEGADO, SIM (1) - OS ELEFANTES BRANCOS (?)



(27/06/2014)



Muito bem. Acabou a primeira fase da Copa do Mundo. Não resta mais dúvidas de que a coisa está indo bem. A turma do "Não vai ter Copa" teve de engolir a derrota e aceitar o fato de que o adversário, dessa vez, era cachorro grande. (sim, estou falando da Fifa. Voltaremos a este assunto mais tarde)

Mas essa turma não se dá por vencida. Agora trocaram o "Não vai ter Copa" pelo "Não vai ter legado!" Pois eu digo: VAI TER LEGADO, SIM. Quem apostar no contrário estará engolindo o próprio discurso daqui a um ano.



(Ler o texto completo...)




15

• HAVERÁ LEGADO, SIM (2) - OS NOVOS ESTÁDIOS / ARENAS



(30/06/2014)



Quando a Copa do Mundo acabar a Fifa não vai levar com ela os estádios. As novas arenas ficarão aqui e serão utilizadas pelos clubes brasileiros na disputa dos campeonatos estaduais e no Brasileirão (A e B), na Copa do Brasil, na Libertadores, etc.



(Ler o texto completo...)




16

• HAVERÁ LEGADO, SIM (3) - O PADRÃO FIFA



(01/07/2014)



Uma das coisas que mais me incomodou nas discussões que aconteceram nesses últimos dois anos (2013 e 14) foi a maneira jocosa e com que as pessoas se referiam ao chamado "padrão Fifa".

Quem aí pode negar que uma parte significativa do sucesso desta Copa do Mundo se deve justamente ao chamado "Padrão Fifa"? Limpeza, segurança, conforto, pontualidade e informação com qualidade pré estabelecida. Quem não quer isso?



(Ler o texto completo...)




17

• HAVERÁ LEGADO, SIM (4) - OS AEROPORTOS



(02/07/2014)



É preciso ter muita má vontade para não admitir que os aeroportos brasileiros (especialmente os das cidades sedes) tiveram melhorias consideráveis.

E, para os que defendem a tese de que "isso é apenas um dever do estado" e que "essas melhorias deveriam ser feitas independentemente de haver ou não a Copa do Mundo" eu digo o seguinte: ok, deveria ser assim. Mas... se vamos falar de sonhos, eu também tenho um sonho: que o Camboriú FC consiga a vaga para a série A do Campeonato Brasileiro!



(Ler o texto completo...)




18

• A QUEDA DO VIADUTO E A COPA DAS COPAS



(03/07/2014)



A queda do Viaduto em obras na cidade de Belo Horizonte certamente irá baixar, em parte, o fogo das pessoas que estão empolgadas com a tese da COPA DAS COPAS.

Devagar com o andor, gente!



(Ler o texto completo...)




19

• A OPORTUNIDADE PERDIDA EM CADA DESASTRE



(04/07/2014)



Acidentes como este que acabou de ocorrer em Belo Horizonte, com a queda do Viaduto da Rua Pedro I, são (descontado todo o drama e tragédia para os envolvidos) uma oportunidade para as nossas entidades de classe e conselhos profissionais mostrarem alguma utilidade.

Estou acompanhando as reações da imprensa e do povo (na internet), desde a hora do desastre. A engenharia saiu muito chamuscada nessa história. Os engenheiros estão com o filme muito queimado. Só vejo (leio) gente sentando a lenha na incompetência dos engenheiros envolvidos.



(Ler o texto completo...)




20

• MEGA SALÁRIOS



(11/07/2014)




Atenção, você, que está compartilhando infográficos questionando os salários dos jogadores da seleção brasileira de futebol. Eu tenho uma reflexão para propor.

Tome por exemplo você. Isso, você mesmo. Qual é a sua profissão? O que você faz para viver? Você é o melhor no que faz na sua empresa? Que ótimo! Parabéns.



(Ler o texto completo...)




21

• DUNGA REPRESENTA VOCÊ?



(20/07/2014)



Na final da Copa do Mundo de 2014 declarei que torceria pela Seleção da Alemanha, porque me sentia representado pelo que eles incorporam em termos de crenças, valores e princípios.

A Federação Alemã de Futebol (DFB), pelo que faz desde 2002, representa a valorização do estudo, da pesquisa, do conhecimento; a valorização dos profissionais invisíveis (fisioterapêuta, estatístico, psicólogo, professor de português, gestor do marketing...); a valorização do ambiente social, o respeito a todos os que fazem parte do jogo (não apenas dentro do campo).



(Ler o texto completo...)

Faça seu comentário

Favor, evite enviar links, pois seu comentário será recusado.

Seu IP: 54.174.43.27 (Identificação de seu computador na internet)

* campos obrigatórios
Compartilhe: 621