PERGUNTA DO LEITOR

O QUE FAZER SE A FACULDADE QUE EU FIZ ERA RUIM?

(Publicado em 28/01/2015)



Prezado professor Ênio Padilha.
Sou Técnico em Edificações por uma Instituição Federal e estudante do curso de Engenharia Civil de uma IES privada no meu estado, estou a caminho do quinto semestre e uma duvida tem tirado meu sono desde que passei no vestibular, sou bolsista do Programa Universidade para todos(ProUni) e também passei em outros dois vestibulares para o mesmo curso em Universidades Federais, optei por cursar em uma Instituição privada por influência de amigos que já cursavam em faculdades particulares e que me afirmavam ser o melhor pois poderia começar a estagiar desde cedo adquirindo mais experiência.

Só que de uns tempos pra cá comecei a ficar bastante preocupado com as possíveis oportunidades que posso ter perdido, depois que entrei na faculdade só escuto falarem que as empresas só escolhem aqueles com diplomas de Universidades públicas, que nas seleções aqueles com diplomas de particulares dificilmente são citados, devo admitir que as Universidades Públicas são excelentes com uma dedicação ao curso geralmente maior, com uma seleção de alunos mais exigente, com estrutura e laboratórios fantásticos, professores mais qualificados.

Falo isso por experiência própria já que fiz um curso técnico integrado ao meu ensino médio em uma dessas instituições. Comecei meu curso em São Paulo onde mais tarde consegui minha transferência para o meu estado, lá esses comentários eram quase inevitáveis

Acredito que seja pela existência de poucas universidades públicas e pelo grande número de faculdades particulares e sua facilidade de ingresso e formação de engenheiros, aqui no meu estado o número de universidades públicas com o curso de Engenharia Civil é quase o mesmo das privadas e existe essa diferença de nível entre elas mas não é tão sentida pois a matiz curricular e carga horária é praticamente a mesma, com muitos dos professores da rede federal e estadual dando aula nas particulares, mantendo um alto nível em ambas. Onde eu quero chegar é que Universidades Privadas podem sim ser muito boas e formar excelentes engenheiros.

Mas minha pergunta pro senhor é a seguinte, mesmo um diploma de Universidade Federal ou Estadual pesar tanto na hora de contratar e que exista um certo preconceito com as Faculdades Privadas, como superar um Engenheiro com diploma de Universidade Pública? Que tipo de cursos, concursos e atividades extra curriculares devo ter para ser um grande Engenheiro que consiga ser tão bem visto como um Engenheiro formado em Universidade Pública?

E depois de formado, uma pós-graduação e MBA em uma excelente Universidade Pública conta muito? Ou não importa o que eu estude ou faça, sempre ficarei um passo atrás?
Desde já agradeço pela atenção e pelo espaço.

João da Silva | Rio do Ouro-MA
(Nesta seção, o nome e a cidade são trocados sempre que solicitado pelo leitor)



RESPOSTA:


Prezado João da Silva. Metade da minha resposta está neste artigo aqui: VALE A PENA O SACRIFÍCIO DE ESTUDAR NUMA UNIVERSIDADE FEDERAL?

Depois escreverei (Aqui mesmo) uma segunda parte da resposta para a sua dúvida. Se você quiser, pode escrever um comentário (abaixo) antes da minha resposta definitiva



ÊNIO PADILHA
www.eniopadilha.com.br | professor@eniopadilha.com.br





Para mandar a sua pergunta clique AQUI. A pergunta será respondida na seção PERGUNTA DO LEITOR.




---Artigo2015 ---Pergunta

Comentários

#1João da Silva, Estudante, Rio do Ouro - MA

sexta-feira, 06 de fevereiro de 2015 - 00h43min

Olá professor boa noite, já li várias vezes este artigo que o senhor me indicou, como eu disse, estou ciente da qualidade e do peso que é estudar em Universidade Federal, só que como eu disse, também estudo em uma boa instituição de ensino mesmo sendo privada com professores que lesionam tanto na rede pública federal e estadual quanto na privada, minha dúvida é como posso disputar de igual pra igual uma vaga no mercado de trabalho com um estudante de universidade pública. Que complementos além da graduação tenho que ter para ser um excelente engenheiro capaz de disputar de igual pra igual com qualquer outro? Seja ele formado em pública ou privada.

Faça seu comentário

Favor, evite enviar links, pois seu comentário será recusado.

Seu IP: 54.80.140.5 (Identificação de seu computador na internet)

* campos obrigatórios
Compartilhe: 2586