JOGOS OLÍMPICOS RIO 2016

TOCHA RIO 2007 - PAN-AMERICANO EM SANTA CATARINA

Ao meio-dia do dia 04 de junho, a Chama Pan-americana foi acesa em cerimônia no México. Templo do Deus Sol na cultura asteca, as Pirâmides de Teotihuacán foram o palco da ascensão da Chama Pan-americana para os Jogos Rio 2007.

Ao cair da noite, um avião da Força Aérea Brasileira levou a Chama para o município de Santa Cruz Cabrália na Bahia onde teve início o Revezamento da Tocha Pan-americana Rio 2007. A Tocha saiu de Cabrália dia 05 e percorrerá todo o território nacional, levando a mensagem de paz e confraternização através do esporte para todos os brasileiros.

A Tocha Olímpica, de onde se origina a Tocha Pan-americana, é um dos símbolos mais importantes do Movimento Olímpico e um dos mais emocionantes. A Corrida de Revezamento da Tocha antecipa todas as edições dos Jogos Olímpicos. O seu atual modelo foi concebido em 1936 em Berlim, mas, a sua origem vem dos antigos Jogos realizados na Grécia, há mais de 26 séculos.

Com a Tocha, os gregos começaram a anunciar a proximidade dos Jogos Olímpicos levando a mensagem de paz a várias cidades de seu território, antecipando o fim de qualquer hostilidade entre os povos, uma vez que a guerra era terminantemente proibida durante a celebração da competição.

Desde as lendas antigas, a Tocha Olímpica e a Chama Olímpica simbolizam a unificação de diferentes nacionalidades, línguas, religiões e raças por um mundo pacífico e com excelência atlética. É uma das expressões do caráter internacional e da fraternidade do movimento olímpico.

Com o intuito de trazer para os Jogos Rio 2007 este espírito de integração para envolver as nações participantes, o já tradicional evento da Tocha Pan-americana tornará as cidades brasileiras representantes simbólicas dos 42 países. De acordo com essa tradição, os Jogos serão precedidos pelo Revezamento da Tocha Pan-americana.

A cerimônia da Chama, que representa os valores de paz e amizade através do esporte, acontecerá nas Pirâmides de Teotihuacán, a 40 km da Cidade do México. Seu percurso visa fortalecer o ideal de fraternidade em todas as regiões do Brasil, enaltecer a cultura local das cidades e promover uma experiência única a todos que forem contagiados com a energia deste evento inesquecível.

Veja a relação de cidades escolhidas clicando AQUI

Faça seu comentário

Favor, evite enviar links, pois seu comentário será recusado.

Seu IP: 54.81.69.220 (Identificação de seu computador na internet)

* campos obrigatórios
Compartilhe: 729