NA MINHA FRACA OPINIÃO

MARCA BRASIL - DEZ ANOS

(Publicado em 20/03/2015)



Em Fevereiro de 2005 (quando o governo Lula surfava na mais alta popularidade) eu escrevi isso aí, no meu site:

MARCA BRASIL
O governo brasileiro perdeu uma grande oportunidade de economizar dinheiro público. Gastou uma fortuna com pesquisa e designers para compor uma marca visual que represente o país no exterior, servindo como indicador de procedência, especialmente para os produtos exportados.
O resultado foi lançado na semana passada, com pompa e circunstância, bem ao gosto de um governo mais preocupado em fazer propaganda do que em encontrar soluções de verdade.
A tal Marca Brasil, me desculpem os especialistas, não passa de uma grande bobagem. O Brasil já tem uma excelente marca visual, que é a nossa bandeira. Belíssima, com um desenho exclusivo, reconhecida no mundo inteiro, com índice de rejeição baixíssimo, posto que é largamente adotada, sem restrições de credo religioso ou político, por todos os brasileiros, particularmente pelos que têm negócios no exterior.
Talvez, aos olhos deste governo, a Bandeira do Brasil tenha um único problema, que justificou essa operação de lançamento de uma nova marca para representar o país: nossa bandeira, como todos sabemos, não tem a cor vermelha e nem aponta para a esquerda.
Parece que isto agora já está resolvido!


Passados 10 anos, fica uma pergunta. A tal marca Brasil valeu o investimento? Foi adotada pela indústria, pelo comercio e pelas operadoras de turismo no mundo? Os brasileiros que viajam para o exterior usam essa marca? são identificados com ela? Já viram alguma vez?
Os brasileiros que moram no exterior, costumam ver essa marca nos restaurantes ou nos supermercados ou nas lojas, identificando os produtos brasileiros?

Quem sabe alguém me dá uma boa explicação aqui e eu mudo de ideia sobre essa coisa aí.



ÊNIO PADILHA
www.eniopadilha.com.br | professor@eniopadilha.com.br

Comentários

#1Adilson Gutierrez Ensina, engenheiro, São Paulo

quinta-feira, 16 de abril de 2015 - 18h20min

Decorridos 10 anos, e hoje conhecendo melhor esse governo e partido, eu diria que a intenção foi unir o útil com o agradável de forma perversa, ou seja puseram a marca vermelha no logo, e a mesmo tempo "surrupiaram" grana publica para criar essa vergonha.

Comentário do Ênio Padilha

Então, Adilson.
Parece que é só isso mesmo. Não vejo esta Marca Brasil como alguma coisa que realmente identifique o Brasil (ou algum produto brasileiro) no exterior.

Faça seu comentário

Favor, evite enviar links, pois seu comentário será recusado.

Seu IP: 54.80.140.5 (Identificação de seu computador na internet)

* campos obrigatórios
Compartilhe: 1870

Desenvolvido por Área Local