ARQUITETURA

DOIS MANUAIS PARA OS ARQUITETOS

(Publicado em 16/12/2015)




IMAGINA VOCÊ LANÇAR UM LIVRO, PARA ARQUITETOS, E DESCOBRIR, UMA SEMANA DEPOIS, QUE O CAU/BR LANÇOU OUTRO LIVRO IGUAL AO SEU.

Essa foi a primeira sensação que a gente teve ao saber do lançamento do livro MANUAL DO ARQUITETO E URBANISTA, uma publicação do CAU/BR - Conselho de Arquitetura e Urbanismo.

Como você sabe, a OitoNoveTrês Editora Acabou de lançar o livro ARQUITETO 1.0 - um manual para o profissional recém-formado, uma parceria super bem sucedida com o arquiteto paulista JEAN TOSETTO, um projeto ao qual se juntaram nomes como Alan Cury (prefácio), Jamile Tormann (apresentação do livro), Dorys Daher (apresentação dos autores) e Fernando Rebelo (ilustrações).

Num primeiro momento, fiquei preocupado, claro. Mas, depois de ler atentamente a publicação do CAU/BR fiquei bem mais tranquilo, pelos seguintes motivos.

(1) O mais importante: são dois livros muito diferentes e com objetivos distintos.

(2) A publicação do CAU/BR ficou ótima. É um produto de muita qualidade. Um trabalho bem feito e que merece ser lido e recomendado para todos os arquitetos do Brasil. Trata-se de um trabalho marcadamente institucional que apresenta o Sistema Profissional e as coisas que o arquiteto precisa saber para lidar com as organizações do sistema.
O assunto do livro ARQUITETO 1.0 é outro: trata-se de um livro sobre GESTÃO DE CARREIRA, MARKETING PESSOAL, MARCA PESSOAL e ESTRATÉGIAS DE POSICIONAMENTO NO MERCADO.

(3) A publicação do CAU é um livro para Arquitetos (em geral). Mas não lida com as questões cruciais que estão presentes na condição do profissional recém-formado.
ARQUITETO 1.0 é, especificamente, um livro para arquitetos RECÉM-FORMADOS. Trata de questões e particularidades que se apresentam nessa fase específica da carreira do profissional.

(4) 10 dos 11 capítulos do livro ARQUITETO 1.0 não têm correspondente na publicação do CAU/BR. Da mesma forma, a abordagem utilizada no livro do CAU (pela necessária formalidade) não está presente no nosso livro. O que nos permite dizer o seguinte: trata-se de dois livros completamente diferentes. E complementares.

Se você é arquiteto ou urbanista, não deixe de ler MANUAL DO ARQUITETO E URBANISTA, do CAU/BR - Conselho de Arquitetura e Urbanismo.

Se você é arquiteto ou urbanista recém-formado, não deixe de ler ARQUITETO 1.0 - um manual para o profissional recém-formado, de Jean Tosetto e Ênio Padilha.

A sua biblioteca agradece. E a sua carreira certamente será beneficiada



ÊNIO PADILHA
www.eniopadilha.com.br | professor@eniopadilha.com.br



---Artigo2015 ---Arquitetura


Faça seu comentário

Favor, evite enviar links, pois seu comentário será recusado.

Seu IP: 18.205.19.203 (Identificação de seu computador na internet)

* campos obrigatórios
Compartilhe: 1483