ALIRUBIT

SEGUNDA CARTA PARA MARIA HELENA

(Publicado em 18/12/2015)



Faz cinco anos que a gente foi a Laguna levar você para a matrícula no curso de Arquitetura e Urbanismo da UDESC, a Universidade do Estado de Santa Catarina. Eram dias de alegria, de esperança e de confiança.

Nossas melhores expectativas, felizmente, se confirmaram: você fez a sua parte, a Udesc fez a parte dela e o resultado é que, como eu previ (re-leia aqui a PRIMEIRA CARTA PARA MARIA HELENA) o Brasil e o mundo ganham, hoje, uma Arquiteta e Urbanista "linda, inteligente, alegre, simpática, bem humorada, criativa, sensível e autoconfiante".

Aos 22 anos de idade você já tem uma história muito bonita para ser contada. Um currículo bacana, muitas experiências interessantes. Sua mãe, sua irmã e eu somos muito orgulhosos do que você é e das suas conquistas. Mesmo descontando o fato de eu ser um pai coruja e apaixonado, não há como negar que você é uma pessoa de muito valor, com muitos atributos raros e com um futuro maravilhoso pela frente.

Não. Não vou admitir, nem sob tortura, que já ando chorando pelos cantos, há mais de um mês, cada vez que imagino você vestindo a beca e recebendo do reitor da UDESC o grau de Arquiteta e Urbanista. Também já disse várias vezes (não sei porque todo mundo duvida) que não vou chorar na hora da formatura. Serei forte. Fique tranquila. Aliás, o fato de você ter sido escolhida para fazer o juramento da turma vai ajudar muito, viu?

O mundo que te espera aqui fora (fora dos portões da universidade) é complexo e cheio de chicanas e armadilhas. Mas você amadureceu muito nesses últimos anos. Temos certeza que vai saber lidar bem com qualquer situação ou obstáculo.

A graduação na faculdade é um período fantástico, cheio de oportunidades e desafios. Você soube aproveitar todas as oportunidades, enfrentar e vencer todos os desafios. Saiu-se muito bem. Está pronta para a próxima fase: o exercício profissional responsável, produtivo, ético e sustentável.

Que assim seja. E que você seja capaz de construir uma carreira brilhante, que sirva de exemplo para os amigos e que, daqui a vinte ou trinta anos muitos jovens olhem pra você e digam simplesmente “eu quero ser igual a ela”.



ÊNIO PADILHA
www.eniopadilha.com.br | professor@eniopadilha.com.br



---Artigo2015 —MariaHelena

Comentários

#1Maristela Macedo Poleza, Arquiteta e Urbanista, Rio do Sul

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015 - 10h32min

...já choro lendo seu depoimento Enio. Sei que a "tia" Maristela inspirou está escolha. Estou orgulhosa de você também Maria Helena!! Parabens e não esqueça: "Os pés no chão mas a cabeça sempre na nuvens". Benvinda ao time dos Arquitetos, querida!!

Comentário do Ênio Padilha

Maristela
Você, com certeza foi uma inspiração para a nossa Preta.
E eu espero que continue sendo. Ainda mais agora, que você assumiu essa responsabilidade de formar profissionais para o Brasil. Será, para a Maria Helena e para muita gente, fonte de inspiração e exemplo de exercício profissional com ética e responsabilidade.

#2Marina Poleza, Arquiteta e Urbanista, Balneário Camboriú

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015 - 10h34min

Fiquei emocionada ao ler essa linda homenagem Ênio! A Maria Helena é uma menina iluminada e merece todo o sucesso do mundo! Acompanhei de perto essa saga e sei que ela está pronta para encarar com muita responsabilidade e competência essa nova etapa de vida! Estarei sempre por perto para ajudar no que for preciso! Bem-vinda ao clube COLEGA!!!!!

Comentário do Ênio Padilha

Marina, querida
A sua ajuda e orientação será, sempre bem-vinda. Tenha certeza. Mas, acima de tudo, o seu exemplo de integridade e profissionalismo.

#3Jean Tosetto, Arquiteto e Urbanista, Paulínia

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015 - 00h00min

Prezada Maria Helena, um dos mandamentos que Moisés revelou ao seu povo era: "Honra a teu pai e tua mãe para que te vá bem e vivas muitos anos sobre a terra".
Você tem pais maravilhosos, que dedicam amor e cartas emocionantes.
Seja bem vinda ao mundo dos arquitetos e urbanistas!

Comentário do Ênio Padilha

Tosetto, meu amigo.
Todos os valiosos conselhos e recomendações que você escreveu no livro ARQUITETO 1.0 talvez possam ser coroados por este aí de cima.
Algumas vezes, no entanto, nossas filhas vão além. Cumprem um 11º mandamento: "orgulhar o pai e a mãe".

#4Jonatan, Analista de Sistemas, Rio do Sul

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015 - 08h33min

Ênio. Certamente houve muito esforço da "pequena" para chegar até o fim da faculdade. Mas admiro seu carinho e alegria com sua família. A maior parte das conquistas dela você é o maior responsável.
Parabéns e felicidades a família.

Comentário do Ênio Padilha

Meu amigo Jonatan
Agradeço as suas palavras. A gente gosta de pensar que é responsável pelos sucessos alcançados pelos filhos. Mas a verdade é que a graduação é um desafio no qual os pais se sentem impotentes (você vai descobrir isto quando a sua Ana Clara chegar lá. Aguarde e confie!)
A verdade é que, na faculdade, os filhos estão por sua própria conta. Se eles não fizerem a parte deles, todo o nosso esforço se perde. O que a gente pode dar é suporte material e apoio moral. E torcer para que a educação dada tenha sido assimilada. O resto do trabalho (que é praticamente todo o trabalho) é feito pelo filho estudante. A gente fica só na torcida.
No nosso caso, a torcida funcionou. Por isso, hoje é dia de festa!

#5Clotilde Fascioni, Do lar, Florianópolis

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015 - 10h03min

Parabéns Ênio Padilha pelo pai amoroso que és. Parabéns à Helena pela conquista e pessoa maravilhosa que descreves na carta.
Sabe Ênio te invejei muito e me comovi com tuas palavras de amor e orgulho explícito a tua filha querida. Gostaria de ter dito exatamente isso tudo para a minha filha Ligia Fascioni quando se formou, porém os tempos eram outros e posso garantir que eu também era outra pessoa. Mas fica aqui bem tardiamente, é verdade, o que gostaria de ter externado a filha amada.
Parabéns a vocês todos dessa família linda e exemplar. Muitas felicidades e sucesso na carreira da Helena. Desculpe o tamanho do comentário. Hahaha🙀

Comentário do Ênio Padilha

Obrigado, Clotilde.
E, tenha certeza que as suas manifestações de amor pela Lígia sempre foram muito explícitas. Mesmo quando não pareciam.

#6Lucia Abrão, Administradora Escolar, Salete

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015 - 19h27min

Depois de ler as duas belas cartas à Maria Helena, só me resta repetir as palavras proferidas por esse exemplo de Pai Ênio Padilha... "Desejo a sua filha o mesmo sucesso que desejo à minha" Parabéns Maria Helena! Sucessoooooooooooo!!!

Comentário do Ênio Padilha

Lúcia, querida.
Sucesso também pra sua filha, Ana Lúcia, que está com a sua formatura marcada para os próximos dias.

#7COMENTÁRIOS NO FACEBOOK, 18/12/2015

sábado, 26 de dezembro de 2015 - 13h13min

#8Marcos Banheti Rabello Vallim, professor, Londrina

sábado, 02 de janeiro de 2016 - 10h41min

Caro Enio,
Transmita à Maria Helena nossas felicitações pela conquista, juntamente com os nossos votos de sucesso profissional.
A você e à Áurea, os parabéns pela excelente educação, plena de exemplos positivos e muito carinho.
Abraços
Marcos e Vanessa

Comentário do Ênio Padilha

Querido amigo
Seu recado já está dado!
Grande abraço.

Faça seu comentário

Favor, evite enviar links, pois seu comentário será recusado.

Seu IP: 23.22.240.119 (Identificação de seu computador na internet)

* campos obrigatórios
Compartilhe: 959