AUTOR CONVIDADO

SOBRE LIVROS E VAQUINHAS


Um livro custa muito mais do que o preço indicado em seu código de barras.
Não se trata de dinheiro, mas de sonhos que consomem incontáveis horas de trabalho para se realizarem.




JEAN TOSETTO
www.jeantosetto.com





Um dos presidentes mais vitoriosos da história do Santos Futebol Clube atende pela alcunha de LAOR, de Luis Álvaro de Oliveira Ribeiro. Ele está percorrendo programas de TV e redações de jornais para divulgar sua biografia. Detalhe: ela não está concluída. O dirigente (que negociou a venda do craque Neymar por milhões de dólares) está divulgando o site que atua no sistema de crowdfunding para arrecadar o valor necessário para lançar seu livro.

Trata-se da famosa vaquinha feita pela Internet. Se vocês visitarem o link do projeto do LAOR (https://bookstart.com.br/laor) notarão o quão caro pode ser produzir um livro. No caso dele, mais de 35 mil reais.

Em verdade, o ex-presidente do Santos não quis bancar o risco de seu livro ser um fiasco de vendas. É compreensível. Tal risco fiz questão de correr sozinho, quando escrevi meu primeiro livro.

Quando estava trabalhando em "MP Lafer: a recriação de um ícone" recebi conselhos de alguns profissionais da área editorial para pedir um patrocínio. Resolvi seguir por conta própria, abrindo mão de comprar um carro mais novo, de viajar para a Europa com minha esposa, de trocar a mobília da minha casa. O sonho para mim não tinha preço e felizmente consegui recuperar o investimento feito na gráfica, depois de um ano e meio do livro lançado.

Por isso me senti valorizado quando a Editora 893 me convidou para escrever o manual do arquiteto recém-formado em parceria com o professor Ênio Padilha. Desta vez meu trabalho seria escrever, tão somente. A editora cuidaria de tudo. Minha justa remuneração seria receber uma parte dos exemplares da primeira edição.

Tais exemplares de "Arquiteto 1.0 - Um manual do profissional recém-formado" estão disponíveis AQUI.

E aqui chego num ponto importante: tenho amigos que me pedem exemplares de presente! Fico constrangido em falar que aqueles exemplares me custaram caro demais. Não estou falando de dinheiro, mas de horas e horas trabalhadas.

Quando alguém pede um exemplar de graça, para o autor de um livro, está quebrando um simbolismo. É como se pedisse para ele se sacrificar em dobro.

Por isso faço questão de pagar pelos livros de autores que conheço pessoalmente. Por exemplo, cito o livro de Mano Fromberg sobre a história de Cosmópolis.

Se as vezes recebo um livro de presente, de modo espontâneo, procuro retribuir de algum modo, escrevendo uma resenha para o meu site, como fiz com este lindo projeto da Adriana Lafer Rosset.

E sim, já contribui com vaquinhas para livros e documentários na Internet. Nada contra tal procedimento. Fico emocionado com as pessoas que tem coragem de expor seus sonhos e projetos para os demais.

No fim das contas, estamos aqui para nos ajudar mutuamente.





JEAN TOSETTO é arquiteto e urbanista formado pela PUC de Campinas. Desde 1999 realiza projetos residenciais, comerciais, industriais e institucionais. Em 2006 foi professor da efêmera Faculdade de Administração Pública de Paulínia. Publicou o livro MP Lafer: a recriação de um ícone em 2012 e é o autor do livro ARQUITETO 1.0 - um manual para o profissional recém-formado, lançado pela OitoNoveTrês Editora em 2015.

Visite o website: www.JeanTosetto.com
Faça um contato com o autor: jean@tosetto.net

Faça seu comentário

Favor, evite enviar links, pois seu comentário será recusado.

Seu IP: 18.205.19.203 (Identificação de seu computador na internet)

* campos obrigatórios
Compartilhe: 1204