DICA DE LEITURA

INTENÇÃO, AÇÃO E INTERAÇÃO

(Publicado em 30/07/2016)



No dia que o livro foi lançado entrei no site da editora e adquiri o meu exemplar (você também pode fazer isso. É só clicar na imagem aí do lado). O livro chegou alguns dias depois, mas minha filha tomou de mim e quis ler antes (aqui em casa todo mundo é fã da Lígia e do Alberto).

Eu já li muitos livros sobre esse tema. Alguns até mesmo da própria Lígia. Então, só posso dizer uma coisa: vale a pena o tempo investido em ler mais este.

Mas, antes, um aviso, especialmente para quem já conhece, há algum tempo, o trabalho da Lígia Fascioni: você poderá ter, depois de ler o livro, a (falsa) sensação de que se trata de um livro feito apenas por ela. É difícil não reconhecer o estilo, a inteligência e a elegância da Lígia no texto. Então você pode se perguntar "o que foi que o Alberto Costa fez para ter o seu nome na capa deste livro?". A resposta está em duas linhas na página 12. Alberto Costa é o coautor intelectual. Certamente pensou, discutiu e desenvolveu cada um dos conceitos e fundamentos tratados no livro.

E, se você conhece o Alberto (e já tomou algumas xícaras de café com ele) sabe como é que isso funciona. Ele é o tipo de pessoa que faz você pensar direito. Tem uma mente afiada e uma capacidade impressionante de construir conceitos e encontrar as palavras certas para cada finalidade. Sabendo disso, fica mais fácil ver a cara do pai nessa criança.

Conhecendo os dois, não deixei de sentir uma certa inveja da sorte que cada um teve. É um caso exemplar do famoso "um mais um é sempre mais que dois" cantado pelo Beto Guedes.

O objeto de estudo do livro é O LÍDER e todas as suas nuances. O livro é todo muito bem organizado, dividido em partes e recheado de exemplos e metáforas para dissecar a intenção, a ação e a interação do líder.

Percorri todo o livro pensando nos nossos Sistemas Profissionais de Engenharia e de Arquitetura (no Brasil). Fiquei aqui pensando como seria importante que os nossos líderes lessem este livro para entender um pouco mais sobre essa "função temporária que qualquer ser humano pode exercer". Infelizmente não vejo nos nossos líderes as características ou qualidades que Lígia e Alberto indicam e recomendam neste belo livro.

Tenho certeza de que não foi mirando esse público que Alberto e Lígia se lançaram nessa empreitada, mas, se alguns engenheiros e arquitetos tiverem a inteligência de ler este livro e isto qualificar um pouco mais as nossas lideranças profissionais, haverá alguma esperança para os Creas, para o Confea e para o CAU.

Obrigado aos dois.



ÊNIO PADILHA
www.eniopadilha.com.br | professor@eniopadilha.com.br



FICHA TÉCNICA
Título: Atitude Pro Liderança
Editora: Letramento
Autores: Lígia Fascioni e Alberto Costa
ISBN: 978-85-68275-62-7
Formato: 15x22cm
Nº de páginas: 167
Ano de publicação: 2016
Edição:
Idioma: Português
Encadernação: brochura

Para adquirir o seu exemplar, clique AQUI




---Artigo2016 ---Administração ---Financeira

Comentários

#1Ligia Fascioni, Engenheira Eletricista , Berlim, Alemanha

sábado, 30 de julho de 2016 - 17h29min

Obrigada por tudo, meu amigo. E você tocou num ponto fundamental: sou mesmo uma sortuda de ter conhecido e aprendido tanto com o Alberto, ele não é, definitivamente, um cara comum. Mas fica a dica: quem sabe você também escreve um livro com ele... hein?

#ficadica

#2Ana Padilha, cirurgia-dentista, Baln. Camboriú

terça-feira, 02 de agosto de 2016 - 12h37min

ótima resenha!!

Faça seu comentário

Favor, evite enviar links, pois seu comentário será recusado.

Seu IP: 54.163.210.170 (Identificação de seu computador na internet)

* campos obrigatórios
Compartilhe: 392