VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL

O ENGENHEIRO LÍDER

(Publicado em 26/08/2016)



Num artigo intitulado "O EXERCÍCIO PROFISSIONAL E A SUSTENTABILIDADE DAS PROFISSÕES: UMA ABORDAGEM MERCADOLÓGICA" que eu escrevi para o 7º Congresso Nacional de Profissionais, realizado em 2010, chamo a atenção para o fato de que o exercício da profissão de engenheiro, pela sua própria característica, geralmente coloca o profissional na posição de comando, com poderes sobre o espaço de trabalho e autoridade sobre os demais agentes. E todos conhecemos a frase de Abraham Harold Maslow: "Se quiser por à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder."

Ter poder e autoridade é um desafio. E, no caso de engenheiros, uma responsabilidade. O caráter que o indivíduo deixará vir à tona com suas atitudes no exercício do poder ecoará na percepção coletiva da sociedade sobre o caráter dos engenheiros em geral.

A VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL na Engenharia é, sem dúvida um tema inquietante. Centenas de Encontros, seminários, congressos, fóruns ou debates têm a "valorização profissional" como tema central, paralelo ou transversal. Todo mundo tem alguma opinião a respeito, mas pouca gente consegue organizar as ideias e propor alguma coisa realmente nova ou suficientemente fundamentada. Geralmente a conversa não alcança a profundidade de um pires.

O colega engenheiro Luis Henrique Salatiel, com o seu livro "Engenheiro -- Liderança e Produtividade" consegue fugir do óbvio e dá ao seu leitor uma oportunidade de analisar elementos e visões que enriquecem a questão.

O livro apresenta elementos da valorização profissional com base no exercício da liderança. E consegue identificar os principais obstáculos à liderança eficaz e eficiente dos profissionais no campo do trabalho.

Com uma abordagem objetiva e simples, porém muito bem fundamentada em muita leitura e observação, Salatiel discorre sobre as principais teorias que servem de sustentação para esse tipo de conversa. Não se limita ao bla-bla-blá da autoajuda ou da motivação pessoal (típico nesse tipo de livro) e dá ao leitor elementos realmente consistentes para o desenvolvimento de análises e o planejamento das suas ações no universo profissional.

Lendo o livro só me ocorria uma coisa. Quando eu tiver uma oportunidade, quero ter o prazer de sentar a uma mesa com um bom café (ou talvez uma cerveja) e ter uma longa e produtiva conversa com esse autor (o qual eu não tive ainda o privilégio de conhecer pessoalmente). Acho que é essa a melhor impressão que um autor pode despertar num leitor.



ÊNIO PADILHA
www.eniopadilha.com.br | professor@eniopadilha.com.br




FICHA TÉCNICA
Título: Engenheiro -- Liderana e Produtividade
Editora: Navegar Editora
Autor: Luis Henrique Salatiel
ISBN: 978-85-79260-56-8
Formato: 16x22,5cm
Nº de páginas: 133
Ano de publicação: 2015
Edição:
Idioma: Português
Encadernação: brochura

Para adquirir o seu exemplar, clique AQUI





---Artigo2016 ---Valorização Profissional

Faça seu comentário

Favor, evite enviar links, pois seu comentário será recusado.

Seu IP: 54.224.200.104 (Identificação de seu computador na internet)

* campos obrigatórios
Compartilhe: 483