BLOG DA MARIA HELENA

EU E O REVIT (2)
Mozão!

(Publicado em 31/08/2016)




MARIA HELENA
www.farolarq.com.br





Nos meus primeiros dois anos de faculdade, entreguei todos os trabalhos desenhados a mão. Na quinta fase, quando fui apresentada oficialmente ao combo AutoCad e SketchUp, foi outra vida. Não precisava mais refazer o desenho todo quando errava uma medida, era só dar um offset; não precisava pintar o desenho todo pra ver qual cor ficaria melhor, era só apertar na latinha de tinta; e GLÓRIA IRMÃOS, não tinha mais o risco de amassar a folha inteira quando ia apagar um pedacinho do desenho.

Ai um dia apareceu o Revit.
Ah, o Revit...

O maravilhoso Revit, que permite fazer todos os desenhos ao mesmo tempo, calcula todas as áreas automaticamente, gera tabelas de esquadrias, cota paredes inteiras com um clique só... Minha vida mudaria completamente se eu aprendesse a usar o Revit.

E ai sabe o que eu fiz?

Nada. Afinal de contas, o AutoCad e SketchUp dão conta, né mesmo? Assisti todas as aulas e aprendi os comandos suficientes pra passar nas provas. Só fui aprender de verdade quase um ano depois, quando comecei meu estágio (já contei isso aqui, no artigo da semana passada)

Quando me perguntam se o Revit é bom, eu digo: "Revit só falta servir café e fazer massagem. De resto, ele faz".

Você cria uma parede, decide se essa parede vai ser de 15cm ou de 20cm ou de 18cm ou de 126cm, tanto faz. Ai decide se essa parede vai ser de tijolo, ou de madeira, ou de vidro, ou de pó de pirilipimpim, tanto faz. Ai decide se essa parede vai ter 2,50m de altura, ou 1,80m, ou 5m, ou... Já deu pra entender, né? Ai você tem ali sua parede em planta baixa. Clicou no lado e OPA, ta ai sua parede em vista. Clicou umas duas coisinhas e TCHARÃÃÃN, tem corte também. Quer ver ela 3D? Revit tem 3D. Mas e o render? Faz render também. E agora quero pintar: tudo bem, Revit diz: ta vendo essa parede ali? Tem tantos m² de superfície.

Ai você, no meio do projeto, decidiu que essa parede tem que ficar 15cm mais pro lado. Já doeu o coração de pensar que tem que mudar isso em todos os desenhos, né? Relaxa, migo. Revit já fez.

Mozão ainda faz toda aquela parte burocrática do projeto: coloca nome nas portas e janelas, nome e área de ambiente, cota o nível, cota tudo. E depois gera tabelas: do que você quiser. Só porta? Só janela? Só portas que abram para a direita? Sem crise, rapidinho ta pronto.

E o Revit é tão legal que ainda avisa, de tempos em tempos, que está na hora de salvar o arquivo. Só falta mesmo a massagem, porque o cafezinho deve ter algum comando que ele faz também, eu é que ainda não aprendi!

(Em tempo: Revit é um software de tecnologia BIM assim como ArchCad e outros no mercado. Ele não é especialzão e único a fazer tudo isso não, só é o mais conhecido no momento.)





MARIA HELENA é arquiteta e urbanista formada pela UDESC, em 2015. Comanda o escritório Farol Arquitetura em Laguna-SC, que atua na área de projetos e obras de arquitetura, além de reformas comerciais.
(aos 9 anos, em 2002, foi premiada no concurso "Jornalista por um dia" do Jornal de Santa Catarina)



Visite o website: www.farolarq.com.br
Facebook: farol.arq
Faça um contato com a autora: helena@farolarq.com.br

Comentários

#1Ligia, Engenheira Eletricista, Berlim, Alemanha

quinta-feira, 01 de setembro de 2016 - 10h31min

Nossa, que coisa mais maravilhosa! Se ele falar alemão, eu caso!!! Hahahahahahah....

Faça seu comentário

Favor, evite enviar links, pois seu comentário será recusado.

Seu IP: 23.20.162.200 (Identificação de seu computador na internet)

* campos obrigatórios
Compartilhe: 1027