VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL

É MATURIDADE, SIM, SENHORES.

(Publicado em 02/09/2016)



O CreaJr é, talvez, a melhor coisa que aconteceu no Sistema Confea/Crea nesses últimos 30 anos. Um espaço de participação de estudantes e jovens profissionais que foi, aos poucos, sendo aceito nas estruturas dos Creas e que, desde o ano passado (2015) foi unificado nacionalmente e incorporado definitivamente como parte do Sistema Confea/Crea.



O Fórum Jovem é o acontecimento máximo do CreaJr e acontece todos os anos como parte da programação da SOEA. É ali que se fazem os balanços, os relatórios das atividades de todas as Unidades da Federação. E é ali (no Fórum Jovem) que se faz a eleição do Coordenador Nacional do CreaJr, podendo se candidatar qualquer um dos 27 Coordenadores Regionais.

No ano passado a eleição foi tensa e resultou numa disputa acirradíssima, com protestos de toda ordem e com a intervenção (para esclarecimento e arbitragem) do Departamento Jurídico do Confea. Uma coisa meio triste.

Neste ano de 2016 um fato novo: uma candidatura única foi construída em negociações que antecederam o evento e a eleição foi muito mais tranquila, sem tumultos e sem a tutela dos "mais velhos".

Depois da eleição algumas manifestações identificavam essa situação como uma amostra de maturidade do CreaJr e outras (poucas, é verdade) lamentavam o fato de ter havido uma candidatura única e não ter havido uma disputa, no voto, onde (segundo essa visão) haveria mais discussão e "crescimento"

Honestamente, não vejo como uma eleição num colégio eleitoral de 27 votos pode se beneficiar de uma disputa com dois lados se digladiando pelo poder. Não faz sentido!

Uma instituição democrática com poucos votos (e isso vale também para Entidades de Classe com 150, 200, 300 profissionais) não ganha nada com eleições disputadas no voto, na urna.

Precisamos reaprender a NEGOCIAR. Negociar é fazer concessões. Entender a outra parte, Entender que não é possível ao gestor conduzir a instituição exatamente como ele quer. Entender que algumas coisas e alguns espaços precisam ser cedidos para os que pensam diferente. E que todos os pontos de vista precisam ter espaço permanente no processo de gestão. Isso se perde quando se disputa "no voto" e apenas um dos lados ganha. Aí a instituição será gerida pelo grupo detentor do "ponto de vista" vitorioso, mas pode ocorrer de 30, 40 ou até mesmo 49% dos integrantes da instituição não se sentirem representados por aquela gestão. É um horror!

Tem de haver negociação, sim. E deve-se buscar, no limite do possível, a CANDIDATURA ÚNICA.

Numa instituição de colégio eleitoral reduzido (como é o caso do CreaJr) quando a eleição acaba indo para a disputa no voto é porque os líderes falharam na sua capacidade de negociação. Não foram capazes de aceitar as diferenças. Não souberam fazer concessões. Não aceitaram que algumas coisas não seriam exatamente como eles queriam. E a instituição certamente perderá em dinamismo e participação ativa dos seus membros.

Além disso, ainda corre-se o risco de que boa parte dos líderes da instituição (o grupo que perdeu a eleição) passe a ser uma força de sabotagem ao funcionamento da própria instituição, com o objetivo de enfraquecer o outro lado e obter a vitória na próxima disputa. Este é o método largamente utilizado pelo CreaSr. Espero que não seja copiado pelo CreaJr.

Parabéns ao ex-Coordenador Nacional, Maycon Juan, por ter sido capaz de trazer o CreaJr até este momento de maturidade e sucesso. Parabéns ao novo Coordenador Nacional, Jean Hening, por ter se mostrado capaz de negociar, ceder, conceder e colocar o CreaJr acima de interesses pessoais ou de grupos. Que vocês todos (os 27 CreaJr do Brasil) possam chegar ao Fórum Jovem de 2017 ainda mais fortalecidos.

Nosso sistema Confea/Crea nunca precisou tanto de sangue novo (realmente novo).



ÊNIO PADILHA
www.eniopadilha.com.br | professor@eniopadilha.com.br



---Artigo2016 ---Sistema Confea/Crea

Faça seu comentário

Favor, evite enviar links, pois seu comentário será recusado.

Seu IP: 54.224.200.104 (Identificação de seu computador na internet)

* campos obrigatórios
Compartilhe: 2255