GESTÃO DE CARREIRA

ENTREVISTA (Fragmento)

A edição nº 233 - Agosto de 2016 - da REVISTA TECHNE (a mais importante revista da Engenharia brasileira) traz uma longa entrevista comigo.
Nesta edição do nosso Três Minutos trago duas das perguntas (e respostas) publicadas. Dá uma olhada:




TRÊS MINUTOS - Ano 17 - Número 391 (Ênio Padilha, 15/11/2016)



4) É certo que o papel do engenheiro, além do domínio técnico em sua área, é também o de administrador de pessoas, custos e processos? Essa é uma exigência funcional, profissional ou de nossa sociedade?
A capacidade gerencial e a habilidade de administrar processos, pessoas, e finanças é, na verdade, um recurso residual da formação dos engenheiros. Ao desenvolver o raciocínio lógico e abstrato (com os estudos de matemática, física e química) os engenheiros acabam se apropriando do conhecimento e das habilidades que são a base para a Economia e a Administração. Por isso, engenheiros que gostam da área da Administração costumam se dar muito bem, pois têm muita facilidade de lidar com os fundamentos daquela profissão.

5) A sociedade moderna introduz novas tecnologias, materiais e processos todos os dias. Caso, por exemplo, de materiais concebidos com nanotecnologia, recursos de realidade virtual e aumentada, modelagem de projetos (BIM), IoT (Internet das Coisas) e tantas outras novidades. Como se preparar para tudo isso?
Esse é um dos grandes desafios para o engenheiro que quer construir uma carreira bem sucedida e sustentável: manter-se atualizado sobre o que há de novo em termos de desenvolvimento da ciência e da tecnologia. O engenheiro (qualquer que seja a sua área ou especialidade) deve ter uma sólida cultura tecnológica. Para isso ele não pode perder o fio da meada. Não deve ficar tempo sem ler livros e revistas técnicas, sem participar de congressos ou de cursos de formação continuada. Tem de se manter “em forma”.



ÊNIO PADILHA
www.eniopadilha.com.br | professor@eniopadilha.com.br




(Clique sobre a imagem (acima) para fazer o download da entrevista completa)

Faça seu comentário

Favor, evite enviar links, pois seu comentário será recusado.

Seu IP: 54.80.140.5 (Identificação de seu computador na internet)

* campos obrigatórios
Compartilhe: 145