ENGENHARIA

OS CUIDADOS NA DECORAÇÃO NATALINA
Fábio Amaral

(Publicado em 07/12/2016)



As lâmpadas para a decoração natalina podem ser perigosas se não forem utilizadas da maneira correta. Uma instalação malfeita pode ocasionar curtos-circuitos, levar a um pequeno incêndio e, em poucos minutos, transformar-se em tragédia.

Segundo o Engenheiro Eletricista Fábio Amaral, a recomendação para evitar problemas é escolher cuidadosamente o material, evitando marcas sem certificação, sem garantia e nem informação técnica na embalagem.

“Alguns adquirem produtos sem certificação e com instruções em outra língua, sem saber se são para uso externo ou interno. Em instalações externas, por exemplo, as lâmpadas são conectadas umas às outras através do plug existente em cada uma delas, já produzido pelo fabricante. Para alimentá-las, usa-se uma extensão sem condutor de proteção (fio terra). Esta extensão passa por todo o jardim, até chegar à sala e alcançar uma tomada. Acontece que a carga instalada não foi dimensionada para o fio que a alimenta, tão pouco para a tomada que está sendo utilizada. Assim, está criada a situação de perigo”, explica Fábio Amaral.
Veja o artigo completo.



Para obter mais informações visite crea-sc.


Faça seu comentário

Favor, evite enviar links, pois seu comentário será recusado.

Seu IP: 23.20.64.16 (Identificação de seu computador na internet)

* campos obrigatórios
Compartilhe: 115