ARQUITETURA

UMA RESENHA PARA O ARQUITETO 1.0

(Publicado originalmente no Blog do Jean Tosetto, em 04/02/2017)



TOSETTO, J.; PADILHA, Ê. Arquiteto 1.0: um manual para o profissional recém-formado. 1. Ed. Balneário Camboriú: Oitonovetrês, 2015. 172p. ISBN 978-85-67657-02-8.

Ambos os autores são profissionais que já estão há algumas décadas no mercado de trabalho na referida área. Na obra literária, a dupla apresenta um manual para estudantes de Arquitetura, com enfoque especial à categoria de formandos.

Nesta fase da vida, em que o estudante de Arquitetura está a se desmembrar de uma categoria de amparo para assumir atividades da vida real, o livro é de suma importância para orientar o novo arquiteto.

Com uma leitura dinâmica, o leitor é direcionado ao conhecimento das diferentes áreas na Arquitetura e Urbanismo em que pode atuar, com a descrição crítica de cada uma delas. Os autores prosseguem com a apresentação do sistema de apoio ao profissional, o que inclui Conselho, Federação, Institutos, Associações, e outros. Neste ínterim, ressalta a importância da imagem pública do arquiteto, a ética profissional e as características fundamentais para o desempenho da função.

Os autores levam a conclusão de que o arquiteto precisa ampliar seu campo de visão. Estar aberto às novas tecnologias. O profissional não deve se prender a exemplos do passado, já que estes atendem uma sociedade diferente, que hoje já não existe. A ética profissional, aliada à administração eficaz dos projetos, sem comprometer a vida particular do arquiteto, proporciona o desenvolvimento ascendente da carreira do profissional.



Mayla Graepp
Estudante de Arquitetura e Urbanismo (2013-2017)
Centro Universitário Adventista de São Paulo (Engenheiro Coelho – SP)






Um manual para o profissional recém-formado.

JEAN TOSETTO e ÊNIO PADILHA
1ª ed. 2015 - 176 páginas
ISBN 978 85 67657 02 8

Prefácio: Alan Cury (Arquiteto e Urbanista)

Leia o primeiro capítulo do livro (ESTUDOS PRELIMINARES)
(arquivo .PDF - 29 pág.)



---Divulgação

Faça seu comentário

Favor, evite enviar links, pois seu comentário será recusado.

Seu IP: 54.145.85.87 (Identificação de seu computador na internet)

* campos obrigatórios
Compartilhe: 101