DICA DE LEITURA

UM CAPÍTULO SOMBRIO DA HISTÓRIA ECONÔMICA DO BRASIL

(Publicado em 26/02/2017)





João Borges, Claudia Safatle e Ribamar Oliveira, três competentes jornalistas de economia contam, em pouco mais de 300 páginas, a história econômica do Brasil entre 2002 e 2016.

Ler o livro permite entender como foi que a gente veio parar nesse pântano no qual se tornou a economia brasileira. Eles mostram, de forma cristalina, que nada foi por acaso. Tudo foi produzido por ideias equivocadas, ignorância ignorada, arrogância exacerbada e ganância pelo poder. Péssimos conselheiros para qualquer governante, mas que eram ingrediente importantes na receita dos presidentes e líderes políticos daquele período.

ANATOMIA DE UM DESASTRE - os bastidores da crise econômica que mergulhou o país na pior recessão de sua história é, como se propôs, "um raio x das decisões econômicas que mergulharam o Brasil na crise."

O livro ajuda a entender o que aconteceu para que o Brasil, que parecia estar decolando rumo ao sucesso (como sugeriu a revista The Economist, na sua edição de novembro de 2009), tomasse o rumo da ruína (como reconheceu a mesma The Economist, em setembro de 2013).

Concentrando-se no período entre a primeira eleição de Lula (em 2002) e impeachment de Dilma Rousseff (em 2016), o livro mostra como os governos petistas foram abandonando aos poucos o cuidado com a estabilidade econômica para investir em um modelo desenvolvimentista, causando a deterioração das contas públicas e instalando lentamente o caos econômico.

Ao relatar algumas das decisões mais polêmicas, como a das pedaladas fiscais que levaram ao afastamento de Dilma Rousseff, os autores revelam também os surpreendentes bastidores da política nacional.

Importante observar que, apesar de o tema sugerir (e permitir), os autores evitaram transformar o livro em um panfleto contra este ou aquele partido ou contra este ou aquele político em particular. No mais das vezes, o texto trata dos fatos, com registros documentais. E. Neste caso, os fatos falam por si.

Para mim, que sou engenheiro eletricista, foi muito elucidativo a descrição detalhada de como se engendrou aquela desastrosa redução de quase 20% nas contas de energia elétrica. Aquilo se mostrou, mais tarde, como uma das decisões mais sem noção daquele governo. E suas consequências continuam assombrando os brasileiros até hoje, como você pode ver AQUI.

Já escrevi AQUI, que esta crise econômica não é a primeira e não será a última. Por isso considero que uma das coisas boas que cada um de nós pode tirar das crises é o aprendizado. Para que possamos estar melhor preparados para a próxima crise (que virá, com certeza). E este livro talvez seja a melhor fonte de aprendizado para quem quer entender, realmente, como foi que essa crise foi criada e o que poderia ter sido feito para que ela não durasse tanto tempo.

Vale a pena ler. Leia.



ÊNIO PADILHA
www.eniopadilha.com.br | professor@eniopadilha.com.br



---Artigo2017

Faça seu comentário

Favor, evite enviar links, pois seu comentário será recusado.

Seu IP: 54.198.118.102 (Identificação de seu computador na internet)

* campos obrigatórios
Compartilhe: 141