TURISTA ACIDENTAL

FORTALEZA-CE

O Turista Acidental (Ênio Padilha) esteve em Fortaleza-CE, para a aula ADMINISTRAÇÃO DE ESCRITÓRIOS DE ARQUITETURA E DE ILUMINAÇÃO no curso de Pós-Graduação Master em Projetos de Iluminação com organização e promoção do ESB Instituto de Ensino Superior Brasileiro.





FORTALEZA


Fortaleza é a capital do estado do Ceará. Tem 2.447.409 habitantes e é a cidade mais populosa do Ceará (a quinta do Brasil). É a cidade nordestina com maior área de influência regional, possuindo a terceira maior rede urbana do Brasil em população, perdendo apenas para São Paulo e Rio de Janeiro.






O EVENTO E OS PARTICIPANTES


Promotor: ESB
Aula: Administração de Escritórios de Arquitetura e de Iluminação
Curso: Master em Projetos de Iluminação
Local e data: Carmehil Network Lumini - 26, 27 e 28/01






A turma de Arquitetos e Designers de Fortaleza e de outras cidades do Ceará, participantes do curso.







Veja as fotos do Turista Acidental:






Aeroporto do Galeão






Jardins verticais muito bem cuidados estão por toda parte no terminal de embarque e desembarque





Estátua IRACEMA GUARDIÃ, desenhada pelo artista plástico Zenon Barreto e inaugurada na década de 1960, como parte das comemorações dos 100 anos da obra do autor José de Alencar. Fica situada na Praia de Iracema, na Avenida Beira Mar, em Fortaleza.

O monumento é um símbolo da cidade e, como muitos, nesse Brasil, sofre constantemente a ação de vândalos. Recentemente teve as mãos e o arco roubados e teve de ser submetido a uma grande restauração (financiadas pela empresa Ecofor Ambiental)

Iracema, a personagem do livro foi instituída como ícone cultural a partir de lei em dezembro de 2011. Em Fortaleza foram construídas outras quatro estátuas dela.






Vista do outro lado






Vista de frente





Catedral Metropolitana de Fortaleza-CE, vista da sede do Crea-CE.





Café da manhã no Crea-CE com o Presidente Emanuel, o chefe de gabinete Enéas e o Professor Sérgio do IFCE, um encontro muito produtivo.



Veja outras fotos dessa visita ao Crea-CE






Esta é a 9ª viagem que eu faço a Fortaleza. Mas foi a primeira vez que eu tive a oportunidade de conhecer o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Uma coisa maravilhosa, batizado com esse nome em homenagem ao histórico personagem Chico da Matilde, jangadeiro símbolo do movimento abolicionista no estado, que, em 1881 recusou-se a transportar escravos para serem vendidos no sul do país.
O projeto do Complexo foi feito pelos arquitetos Fausto Nilo e Delberg Ponce de Leon.
Fausto Nilo (pra quem não ligou o nome à pessoa) é um compositor famoso, autor de músicas como Dona da Minha Cabeça, Eu Também Quero Beijar, Pão e Poesia, Mil e Uma Noites de Amor, Um desejo só não basta e muitas outras.



Veja outras fotos dessa visita ao DRAGÃO DO MAR






Infelizmente, neste fim de semana ocorreu, na cidade de Fortaleza, uma chacina de proporções absurdas, num dos bairros da cidade (Cajazeiras). Foram nada menos de 14 mortos.
Os relatos que eu ouvi aqui, de motoristas de UBER e dos atendentes do hotel é de que trata-se de uma disputa de facções criminosas por territórios. Não havia um alvo em particular. O objetivo era mesmo matar o maior número de pessoas para gerar insegurança no bairro e garantir que a facção tenha o respeito da comunidade.
Por todas as definições que eu conheço, isto é TERRORISMO. Não é não?

PS. A ilustração acima foi publicada pelo meu querido amigo, engenheiro Sérgio dos Santos, no seu perfil do Instagram.






O título desta seção é uma referência ao livro "O Turista Acidental" da escritora norteamericana Anne Tyler.


Faça seu comentário

Favor, evite enviar links, pois seu comentário será recusado.

Seu IP: 54.163.42.154 (Identificação de seu computador na internet)

* campos obrigatórios
Compartilhe: 352