ALIRUBIT

ENCONTRO DE LÍDERES REPRESENTANTES
DO SISTEMA CONFEA/CREA E MÚTUA

(Publicado em 21/02/2018)



Nos dias 21, 22 e 23/02/2018 estive em Brasília, participando do ENCONTRO DE LÍDERES REPRESENTANTES DO SISTEMA CONFEA/CREA.
Fui por minha própria conta (passagens, hospedagem e alimentação), porque considero um investimento importante. É uma grande oportunidade de rever amigos, atualizar os conhecimentos sobre as lideranças do nosso sistema profissional e ficar informado sobre o que está acontecendo nos bastidores.
Eu também aproveitei para fazer entrevistas para o meu livro "POR QUE É QUE A GENTE É ASSIM?" que eu espero publicar em 2019.





(Clique sobre a imagem acima para ver a programação completa)



QUALIDADE DO EVENTO
Eu gosto muito deste evento. É um evento complexo (porque é, na prática, a reunião de vários eventos em uma única oportunidade) porém, muito objetivo. E, geralmente, os objetivos são plenamente alcançados.

A equipe de eventos do Confea, capitaneados pelos competentes Marcos Magalhães e Alessandra Porto esteve impecável. Até onde pude ver, toda a retaguarda foi garantida e funcionou direitinho.

O clima, nos corredores e nos salões de acesso estava muito leve. Muito diferente do clima encarniçado das duas etapas do CNP, do qual eu participei como delegado em 2016 (veja relatos AQUI). Acho que, de alguma forma, a brisa leve da mudança deixou as pessoas menos agressivas e um pouco mais dispostas ao diálogo.
Que assim seja.





POR QUE NÚMERO 7
Achei estranho que o Encontro de Lideranças, um evento com mais de dez anos de história, esteja ainda no número 7. Fui procurar saber.

No meu livro VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL, lançado em 2011, eu já falo do Encontro de Lideranças como um evento consolidado (aqui você pode ler o artigo da página 50 do livro: QUE TIPO DE LÍDERES TEMOS EM NOSSO SISTEMA PROFISSIONAL?). O evento foi criado no primeiro ano da gestão do ex-presidente Marcos Túlio de Mello (em 2006, portanto). Em 2008, ano em que eu estive no Confea, comandando a área de eventos, fui o responsável pela coordenação da 3ª edição do evento.

O que aconteceu, então?
Aconteceu o seguinte: na gestão anterior (iniciada em 2012) o evento foi rebatizado (deixou de ser "Encontro de Lideranças" e passou a ser "Encontro de Líderes Representantes"). Não mudou absolutamente nada na sua essência, mas ganhou nova encarnação, como se fosse uma criação do então novo presidente, numa manobra bem típica dos chefetes da política nacional. Que vergonha, se apropriar assim da criação alheia!

A atual gestão provavelmente não se deu conta disso. Mas agora estou pedindo que se atentem e façam justiça em 2019. Que o evento receba o número correto: 14º Encontro de Líderes Representantes.

Na verdade, me desculpem, mas eu gostaria de implicar também com esse "representantes". Pra que isso? Quer dizer então que o Sistema Confea Crea não reconhece como Líder alguém que não esteja em algum cargo de presidente de Crea, presidente de entidade de classe, conselheiro etc? É o cargo que a pessoa ocupa que dá a ela o status de liderança?

Me encontrei com muitos ex-presidentes de Creas, ex-conselheiros, professores, autores, pessoas que hoje estão fora do sistema, tocando seus negócios... Quer dizer que essas pessoas deixaram de ser líderes?

Por mim essa palavra "representantes" deveria ser eliminada do nome do evento. Só está ali para estabelecer uma flagrante discriminação.





PRIORIDADES
Um dos meus objetivos nessa participação do Encontro de Lideranças era discutir com colegas as prioridades do sistema. Conversei com algumas pessoas sobre o tema. algumas discussões foram bem elucidativas. Uma conclusão clara é que não dá pra estabelecer uma única prioridade. Então, o que se deve é evitar que questões importantes sejam relegadas ao segundo plano.

Se não é possível estabelecer uma prioridade absoluta, é possível, pelo menos, evitar que coisas muito valiosas sejam esquecidas debaixo dos tapetes.

De uma maneira geral, percebi um consenso: o discurso de posse do Presidente Joel Kruger sintetizou as prioridades. Se ele conseguir tirar do papel o que foi prometido ali, teremos uma gestão muito produtiva e o nosso sistema poderá ser tirado da UTI na qual já se encontra a algum tempo.





ROSSAFA
Uma das melhores notícias que eu recebi foi a de que o novo Chefe de Gabinete da Presidência do Confea é o Luis Antônio Rossafa.
Quem é o Rossafa? Bem... eu já escrevi sobre ele no meu site, há 10 anos... e a minha opinião continua a mesma.
Dá uma olhada AQUI.




ÊNIO PADILHA
www.eniopadilha.com.br | professor@eniopadilha.com.br



---Artigo2018


Faça seu comentário

Favor, evite enviar links, pois seu comentário será recusado.

Seu IP: 54.166.212.152 (Identificação de seu computador na internet)

* campos obrigatórios
Compartilhe: 280