00 - Informações Gerais

Seja muito bem vindo e sinta-se em casa aqui na nossa biblioteca.

Você poderá baixar alguns conteúdos disponíveis (autorizados pelos detentores dos direitos autorais). Alguns livros são apresentados aqui apenas como RECOMENDAÇÃO para leitura. Nesses casos apresentamos uma orientação (geralmente um link) para que você possa adquirir o produto.

Obrigado. E aproveite a visita.


10 - Administração Geral

CHIAVENATO, Idalberto. História da Administração - Entendendo a Administração e Sua Poderosa Influência no Mundo Moderno. São Paulo: Editota Saraiva, 2009. 240p.

As organizações percorreram uma longa trajetória que se estendeu por vários séculos na história da humanidade. A administração, como a conhecemos hoje, demorou a acontecer, mas explodiu de maneira espetacular logo após seu nascimento. Vale a pena conhecê-la. Nesta obra, Chiavenato mostra não somente o passado da administração, mais também o futuro que ela está construindo.

Onde encontrar: Livraria Saraiva


GERBER, Michael E.. O Mito do Empreendedor. 2.ed. Rio de Janeiro: Fundamento, 2011. 216p.

O Mito do Empreendedor' traz métodos para que o leitor se prepare melhor, mantenha uma atitude positiva e eleve sua produtividade. Uma fonte de conhecimentos para quem está disposto a encarar o desafio de criar o próprio negócio e transformar uma boa ideia em um empreendimento bem-sucedido.

Onde encontrar: Livraria Saraiva


KIM, W. Chan; MAUBORGE, Renée. A Estratégia do Oceano Azul - Como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante. 13.ed. Rio de Janeiro: Campus-Elsevier, 2013. 268p.

O livro apresenta uma nova maneira de pensar sobre estratégia, resultando em uma criação de novos espaços (o oceano azul) e uma separação da concorrência (o oceano vermelho). Os autores estudaram 150 ganhadores e perdedores em 30 indústrias diferentes e viram que explicações tradicionais não explicavam o método dos ganhadores. O que eles acharam é que empresas que criam novos nichos, fazendo da concorrência um fator irrelevante, encontram um outro caminho para o crescimento. O livro ensina como colocar em prática essa estratégia.

Onde encontrar: Livraria Saraiva


Marins F., Luis Almeida. Socorro! Tenho um Sócio. 5.ed. São Paulo: Editota Harbra, 1996. 91p.

O Professor Marins prova, neste livro, que é possível abordar um assunto sério, como são as sociedades empresariais, de forma tão agradável a ponto de transformar a leitura deste livro em passatempo, sem com isso deixar de fazer uma análise acurada e penetrante das características das sociedades e dos sócios que a compõem. É também um guia com orientações práticas para todos aqueles que precisam manter sua sociedade.

Onde encontrar: Livraria Saraiva


PADILHA, Ênio. Administração de Escritórios de Arquitetura e Engenharia. 2.ed. Balneário Camboriú: 893 Editora, 2014. 169p.

Este livro foi escrito para profissionais e estudantes de Arquitetura e de Engenharia que estejam planejando abrir escritórios, sozinhos ou em sociedade com colegas profissionais.

Onde encontrar: Ênio Padilha


PADILHA, Ênio. Negociar e Vender Serviços de Engenharia e Arquitetura. 3.ed. Balneário Camboriú: 893 Editora, 2014. 171p.

Negociar e Vender Serviços de Engenharia e Arquitetura é um guia prático para os profissionais que precisam lidar com seus potenciais clientes.

Onde encontrar: Ênio Padilha


PADILHA, Ênio. Pecados de marketing na Engenharia e na Arquitetura. Edição eletrônica. Balneário Camboriú: 893 Editora. 104 pág.

Este livro, publicado em 2004, trata dos pequenos (e grandes) erros que os profissionais cometem no dia-a-dia do exercício profissional.
São 26 capítulos. O primeiro é introdutório. Os 25 seguintes enumeram 25 pecados (não necessariamente em ordem de gravidade) bem como uma análise dos danos causados ao marketing do profissional e algumas recomendações para se livrar da tentação.
Faça uma boa leitura. E lembre-se de dar um feedback ao autor, pelo e-mail professor@eniopadilha.com.br

PECADOS DE MARKETING NA ENGENHARIA E NA ARQUITETURA
(Livro em formado PDF - 104 páginas)


PADILHA, Ênio. Uma análise da heterogeneidade de pequenas empresas à luz da Visão Baseada em Recursos: o caso dos serviços profissionais de Engenharia. 2007, 102f, Dissertação (Mestrado em Administração), PMA-UNIVALI, Biguaçu-SC, 2007.

Dissertação apresentada ao PMA - Programa de Mestrado Acadêmico em Administra-ção da UNIVALI – Universidade do Vale do Itajaí como requisito parcial para a obtenção do grau de Mestre em Administração
Rodrigo Bandeira de Mello, Dr. (orientador); Edmilson de Oliveira Lima, PhD. - UNINOVE-SP (avaliador externo); Everton Cancelier, Dr. - UNIVALI-SC (avaliador interno)

Clique AQUI para ler uma resenha escrita pelo autor e ver o vídeo com os slides apresentados na defesa.

Dissertação - Ênio Padilha
(arquivo PDF - 102 páginas)


PINI. Exercício Profissional da Arquitetura - Roteiro para Profissionais e Estudantes. São Paulo: Editota PINI, 2012. 268p.

O livro aborda desafios vividos por profissionais na gestão dos escritórios: tributação elaboração de contratos regimes de sociedade orçamentos e formação de equipes. E assuntos que vão desde a abertura da empresa até a implantação de tecnologias e elaboração de estratégias de marketing. Sempre com exemplos e experiências de profissionais renomados e dicas de consultores e especialistas.

Onde encontrar: Editora PINI


11 - Administração da Produção

CAMPOS, Vicente Falconi. Gerenciamento da Rotina do Trabalho do Dia-a-Dia. 9.ed. São Paulo: INDG, 2013. 266p.

O objetivo deste livro é prover um roteiro de fácil entendimento para que cada brasileiro possa melhorar o seu gerenciamento. Para tanto, são aplicadas algumas técnicas modernas de comunicação, como o uso intenso de diagramas, da itemização e das palavras-chaves. O livro, de fácil leitura, é aplicável às mais diferentes áreas da administração, produção, serviços ou manutenção e tem sido, certamente, um fator que impulsiona o Movimento de Qualidade no Brasil.

Onde encontrar: Livraria Saraiva


COUTINHO, Italo. Gestão de projetos de engenharia: satisfação dos profissionais na execução dos empreendimentos. disponível em http://www.eniopadilha.com.br/documentos/italocoutinho_artigo_out09.pdf acesso em 28/04/2014

Projeto é todo empreendimento restringido pelo escopo, custo e tempo, devendo alcançar a satisfação do cliente através de resultados assim delineados pela qualidade estabelecida entre os padrões do cliente e fornecedor. Para comandar e ordenar as centenas ou milhares de atividades incorporadas nos projetos, desenvolveu-se a figura do gerente de projetos, indivíduo que deve além de conhecer a técnica para se chegar ao empreendimento, como também a habilidade de controlar seus membros. Diversos estudiosos apresentaram teorias para explicar o conceito da motivação, efeito buscado em equipes de projeto para alcançarem os objetivos e desafios expostos pelo gerente e mostrados nos resultados das tarefas ao passar do tempo. O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada em ambiente de gestão de projetos, focando o que motiva os indivíduos.

Gestão de Projetos em Engenharia
(artigo em .PDF - 17 pág.)


13 - Administração Financeira

QUADROS, Dagoberto S. Análise econômica de empresas prestadoras de serviço florestal em duas regiões do estado de Santa Catarina. 2009, 115f, Tese (Doutorado em Ciências Florestais), UFPR, Curitiba-PR, 2009.

Provavelmente a maior contribuição da tese do professor Dagoberto tenha sido justamente a de unir forças da economia, contabilidade e da engenharia econômica. Para tanto, definiu os custos em termos de custo direto (de produção), custo indireto (de administração), custo fixo (que não se altera mesmo quando a produção se altera) e custo variável (que varia coma produção), custo desembolsável (que a empresa precisa pagar) e custo não desembolsável (que não se paga, p.ex. depreciação, custo de capital, PDD - Provisão para Devedores Duvidosos)

Assim, quem quiser diminuir custos, primeiro tem que diminuir os custos fixos, indiretos e desembolsáveis, e - preferencialmente - nesta ordem, logicamente, após analisar cada caso.

Da união dessas disciplinas (economia, contabilidade e engenharia econômica) ele propôs um "modelo", que permite identificar quatro tipos de lucro: (1) Lucro econômico (entram todos os custos), (2) Lucro contábil (não entra o custo de capital - esta parte não aparece na tese, pois a RF não aceita), (3) Lucro de caixa (não entram os custos de capital, depreciação, PDD, etc...) e (4) EBITDA (Earning Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization - Lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização)

Vale a pena ler este trabalho belíssimo é só baixar o arquivo, no link abaixo:

Tese Dagoberto Stein de Quadros
( documento .PDF - 115 pág.)


14 - Administração de Mercado

LEVITT, T. Marketing Myopia. Harvard Business Review, 38 (4): 24-47, jul/ago. 1960.
(original em inglês e versão traduzida para o português)

Theodore Levitt (1925 - 2006), economista, mestre da Harvard, é um dos nomes conceituados em Marketing. Escreveu o livro "A Imaginação de Marketing" mas é conhecido mundialmente pelo artigo "Miopia em Marketing" em que aborda a visão curta de muitas empresas, que as impede de definir adequadamente suas possibilidades de mercado.

MARKETING MIOPIA_inglês
( artigo em .PDF - 12 pág.)


MIOPIA EM MARKETING_português
( artigo em .PDF - 12 pág.)


21 - Valorização Profissional

BARRETO, Paulo. Atribuições Profissionais. In Revista Eletricidade Moderna seção "Em Linha", edições de nov/2008 a jun/2009

O colega Paulo Barreto, engenheiro eletricista e consultor, de São Paulo, uma das mentes brilhantes da Engenharia Brasileira, nos presenteia com esse conjunto de artigos sobre o tema "ATRIBUIÇÃO PROFISSIONAL" que foram publicados na seção "Em Linha" da Revista Eletricidade Moderna, entre Novembro de 2008 e Junho de 2009.

Vale a pena conferir:

Novembro/2008

Dezembro/2008

Janeiro/2009

Fevereiro/2009

Março/2009

Abril/2009

Maio/2009

Junho/2009

Para contatos com o Engenheiro Paulo Barreto: paulobarreto@uol.com.br


BAUMGARTEN, Christina Elisa. Tempo de Construir Visões e contribuições da Associação Catarinense de Engenheiros 80 anos de história. São Paulo: HB Editora, 2014. 216p.

O livro retrata s 80 anos de existência da Associação Catarinense de Engenheiros e, de certa forma, a história da engenharia no Estado de Santa Catarina.

Onde encontrar: HB Editora


BOTELHO, M.H.C. O livro sagrado da Matemática (Aritmética) brasileira: Aritmética Progressiva, de Antonio Trajano. Disponível em www.brasilengenharia.com.br, acesso em 10/11/2012

Belíssimo artigo do legendário autor Manuel Henrique Campos Botelho (autor do livro Concreto Armado, Eu te Amo) trata com leveza e a tradicional didática Botelhiana, a história do ensino da Matemática no Brasil dos anos 1930, 40 e 50.


Botelho, MHC - O Livro Sagrado da Matemática (Aritmética) Brasileira
(artigo em PDF - 2 páginas)


CONFEA. Código de Ética Profissional da Engenharia e Agronomia. Edição Eletrônica. Disponível em http://www.confea.org.br/media/codigo_etica_sistemaconfea_8edicao_2014.pdf. Acesso em 01/03/2014

CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DA ENGENHARIA E AGRONOMIA
(Resolução 22/2002 do Confea - Aprovada pelo Congresso Nacional de Profissionais do Sistema Confea/Crea)


DIAS, Wilson Xavier. A engenharia e o Saci-Pererê.disponível em http://www.confea.org.br/media/A_Engenharia_e_o_Saci_Perere.pdf acesso em 15/07/2013

O artigo apresenta três afirmações que normalmente são utilizadas para apresentar a importância do Sistema Confea/Crea/Mutua e questiona, criticamente, que na realidade elas tentam demonstrar a representatividade, o poder e a imprescindibilidade do sistema para a sociedade. Apresenta ao final algumas sugestões para servir de base para a elaboração de propostas.

A ENGENHARIA E O SACI-PERERÊ - Eng. Wilson Dias
(arquivo PDF - 2 páginas)


PADILHA, Ênio. O exercício profissional e a sustentabilidade das profissões; uma abordagem mercadológica
disponível em http://www.eniopadilha.com.br /documentos/cnp2010c_marketing_eniopadilha.pdf.

Valorização Profissional e Sustentabilidade são conceitos amplos e que podem ser abordados de diversas maneiras. Este artigo apresenta uma visão mercadológica da questão, assumindo que Engenharia, Arquitetura e Agronomia são marcas com valor comercial e que engenheiros, arquitetos e agrônomos, na data de suas formaturas, conquistam o direito de explorar comercialmente essas marcas.

EXERCÍCIO PROFISSIONAL
(Artigo selecionado pela Comissão Organizadora do 7º Congresso Nacional de Profissionais do Sistema Confea/Crea como um dos Textos Referenciais)


PADILHA, Ênio. O papel das entidades de classe na nova visão do sistema Confea/Crea disponível em http://www.eniopadilha.com.br/biblioteca acesso em 30/04/2013

Este artigo apresenta uma perspectiva dessa questão à partir das Entidades de Classe e suas relações nem sempre claras com os demais atores do sistema profissional, com os profissionais associados e com a sociedade.

Entidades de Classe - Ênio Padilha
(arquivo em .PDF)


SAERGS. Contrate um Arquiteto. Cartilha Eletrônica. disponível em http://sindicators.siteprofissional.com/Portal/wp-content/uploads /2012/12/SAERGS_cartilhasite.pdf acesso em 24/01/2013

Uma excelente Cartilha elaborada por profissionais de Arquitetura e Urbanismo do Sindicato dos Arquitetos no Estado do Rio Grande do Sul – SAERGS, baseada na cartilha Trabalhar com um arquitecto da Ordem dos Arquitetos de Portugal.

Contrate um Arquiteto - Cartilha - SAERGS


VALLIM, M.B.R. Um modelo reflexivo para formação de engenheiros. 2008, 184f. Tese (Doutorado em Engenharia) - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Florianópolis-SC, 2008.

Tese - Marcos Vallim
(Arquivo em .PDF)


51 - Ciência e Tecnologia

DESCARTES, R. O Discurso do Método Versão eletrônica do livro. Tradução de Enrico Corvisieri. disponível em http://br.egroups.com/group/acropolis/

INEXISTE NO MUNDO coisa mais bem distribuída que o bom senso, visto que cada indivíduo acredita ser tão bem provido dele que mesmo os mais difíceis de satisfazer em qualquer outro aspecto não costumam desejar possuí-lo mais do que já possuem.

E é improvável que todos se enganem a esse respeito; mas isso é antes uma prova de que o poder de julgar de forma correta e discernir entre o verdadeiro e o falso, que é justamente o que é denominado bom senso ou razão, é igual em todos os homens; e, assim sendo, de que a diversidade de nossas opiniões não se origina do fato de serem alguns mais racionais que outros, mas apenas de dirigirmos nossos pensamentos por caminhos diferentes e não considerarmos as mesmas coisas. Pois é insuficiente ter o espírito bom, o mais importante é aplicá-lo bem. (primeiros parágrafos do livro de René Descartes)

Discurso do Método - Descartes
(livro em formato .PDF)


DERZE. Farlley. Raionismo: luz na tela, sombra na literatura. Revista de Estética e Semiótica. V1, N1, P.91-101, jul/dez/2011. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília – FAU-UnB

Estudo do professor Farlley Derze sobre a representação da luz na pintura ocidental. Tem seu foco na pintura de um movimento russo, do século XX, denominado Raionismo.

Raionismo - Farley Derze
(artigo - .PDF)


ENIO PADILHA Entre Aspas 2011 disponível em http://www.eniopadilha.com.br/biblioteca acesso em 29/01/2013

Coletânea de frases publicadas na seção ENTRE ASPAS do site www.eniopadilha.com.br) durante o ano de 2011.

Entre Aspas - 2011
(arquivo PDF - 88 páginas)


Instituto Euvaldo Lodi. Núcleo Central. TV digital: qualidade e interatividade. Brasília: IEL/NC, 2007. 160 p.

Livro com informações básicas porém essenciais para quem quer se atualizar sobre o tema TV DIGITAL. Foi produzido pelo Instituto Euvaldo Lodi (Núcleo Central) e editado pelo Confea em novembro de 2007. Está disponível no web site do IEL: www.iel.org.br/

TV Digital Qualidade e Interatividade
(livro em formato PDF - 168 páginas)


PLATÃO. A república. Edição eletrônica

O diálogo A República (Politéia), escrito por Platão, o mais brilhante e conhecido discípulo de Sócrates foi escrito há mais de 2400 anos. As idéias expostas por ele - o sonho de uma vida harmônica, fraterna, que dominasse para sempre o caos da realidade - servirão, ao longo dos tempos, como a matriz inspiradora de todas utopias aparecidas e da maioria dos movimentos de reforma social que desde então a humanidade conheceu.

Leia o texto integral

A República (Platão)
(arquivo .PDF)


53 - História

Bandeira, Ana Paula; LIMA, Edmilson. Cada Caso... que elas contam é um Caso... de Sucesso Blumenau: Editota Estúdio Criação, 2006. 242p.

Com uma linguagem clara e objetiva, em alguns momentos com um leve toque de humor, os autores apresentam histórias de sucesso e superação. São histórias de mulheres com fortes traços empreendedores para as quais, em seus desafios, a vida ofertou um limão que elas transformaram em deliciosa limonada, sempre com competência e criatividade.

Onde encontrar: Mercado Livre


JUNIOR, José Nivaldo. Maquiavel, O Poder. São Paulo: Martin Claret, 1999. 168p.

Excelente trabalho de análise da obra de Machiavel bem como uma boa desmistificação da expressão "maquiavélico".)

Machiavel - O Poder
(livro em formato PDF - 164 páginas)


59 - Dicionários, Glossarios, Gramáticas

TUFANO, D. Guia prático da nova ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2009, 32p

Este guia, de autoria de Douglas Tufano, Professor e autor de livros didáticos de língua portuguesa, foi produzido pela Editora Melhoramentos e está disponível no
web site www.livrariamelhoramentos.com.br

Guia da Reforma Ortográfica


90 - Livros e Artigos Recomendados

Os itens a partir deste ponto contêm informações sobre literatura recomendada para Arquitetos, Engenheiros, Designers e Administradores (e Estudantes dessas áreas), bem como links para auxiliar o processo de compra, caso você tenha interesse em adquirir um exemplar.
IMPORTANTE: isto não é uma operação comercial ou divulgação paga. Trata-se apenas de um serviço que queremos prestar aos nossos leitores)


91 - Recomendados para Arquitetos

Além dos livros listados aqui, veja também os livros da lista
"99 - Recomendado para todos"


ABBUD, Benedito. Criando Paisagens. São Paulo: Senac São Paulo, 2007. 208p.

A arquitetura de paisagens possibilita a criação planejada de ambientes construídos com elementos vivos, de modo a promover o bem-estar das pessoas que por ele transitam ou que nele se reúnem. Assim, de um jardim doméstico a um grande parque, a combinação de diversas espécies vegetais e sua distribuição pelo espaço criam contrastes entre agrupamentos e vazios que podem despertar sensações agradáveis, percebidas por cada um de nossos órgãos dos sentidos.

Onde encontrar: Livraria Saraiva


ALBERTI, Leon Battista. Da Arte de Construir: Tratado de Arquitetura e Urbanismo. São Paulo: Hedra, 2012. 468p.

Este tratado procura sistematizar técnica e artisticamente a suma de todo o conhecimento arquitetônico reunido até a data de sua primeira edição, 1485. Contra a visão vitruviana arcaica e helenística, Alberti elabora um tratado teórico cujo foco é a descoberta dos princípios universais da arquitetura, por um lado embasados no classicismo, por outro superando-os por meio da investigação e do experimentalismo.

Onde encontrar: Livraria Cultura


BOTTON, Alain de. A Arquitetura da Felicidade. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 2007. 272p.

O livro faz uma espécie de Feng Shui da contemporaneidade, analisando como o estilo e a aparência de cada construção e os objetos que a preenchem afetam a sensibilidade, o humor e até mesmo a personalidade dos homens.

Onde encontrar: Livraria Saraiva


BRITO, Paulo Lucio de; JORGE, Wilson Edson; ANDRADE, Nelson. Hotel - Planejamento e Projeto. 10.ed. São Paulo: Senac São Paulo, 2000. 280p.

Os autores, aproveitando sua vasta experiência na elaboração e no desenvolvimento de numerosos projetos de edifícios hoteleiros, detalham as etapas necessárias à concepção de um projeto e analisam os tipos mais frequentes de hotel, estudando a viabilidade e as variáveis que influenciam na tomada de decisão quanto ao porte, localização e estilo do empreendimento.

Onde encontrar: Livraria Saraiva


BROWN, G.Z; DEKAY, Mark. Sol, Vento e Luz: Estratégias para o Projeto de Arquitetura. 2.ed. Porto Alegre: Bookman, 2004. 416p.

Elaborado para consultas rápidas durante as etapas preliminares do projeto de arquitetura, este livro elucida as relações entre a forma e a energia e oferece instrumentos para o projeto de edificações auto-sustentáveis. Mostra como projetar edificações que aqueçam com o sol, esfriem com o vento, sejam iluminadas pelo céu e estejam voltadas para o futuro, usando os recursos renováveis disponíveis no próprio sítio.

Onde encontrar: Livraria Saraiva


CALAB, Donatella. História do Urbanismo Europeu. São Paulo: Perspectiva, 2012. 456p.

De um ponto de vista histórico, muito embora a criação de espaços públicos planejados seja prática antiga, o tema do urbanismo ganhou relevância como matéria de estudos apenas a partir de meados do século XIX, quando se acelerou dramaticamente o processo de migração das populações rurais para as cidades, exigindo uma maior racionalidade na organização do território urbano, a  fim de garantir condições mínimas de moradia, saneamento, segurança, mobilidade e funcionalidade às cidades, e a preservação de seus sítios históricos e monumentos.

Onde encontrar: Livraria Saraiva


COLE, Emily. História Ilustrada da Arquitetura. São Paulo: Publifolha, 2011. 352p.

Este livro traça um panorama dos estilos arquitetônicos, baseado em dados históricos, informações descritivas e imagens de tratados da área, e mostra gravuras e desenhos que revelam características das construções em detalhes. Repleto de comentários sobre colunas, arcos, escadarias e cúpulas, entre outros, faz referência ao contexto de cada época – da Antiguidade egípcia ao Neoclassicismo ocidental. Aborda também os elementos mais comuns em edificações e traz um glossário abrangente.

Onde encontrar: Livraria Saraiva


COLIN, Silvio. Uma Introdução a Arquitetura. 7.ed. Rio de Janeiro: Editora UAPÊ, 2013. 196p.

Em linguagem coloquial e forma didática, o livro aborda os elementos preliminares da teoria da arquitetura, quais sejam - a forma arquitetônica em suas múltiplas manifestações e seus diversos conteúdos possíveis. Além disso, visando a orientação do estudo do tema traça um breve panorama da arquitetura ocidental no século XX em seus desdobramentos, desde as vanguardas até os mais recentes movimentos, como o pós-modernismo e o desconstrutivismo.

Onde encontrar: Livraria Cultura


CORBUSIER, Le. Mensagem aos Estudantes de Arquitetura. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2006. 77p.

No texto, produzido durante a Segunda Guerra Mundial, na França ocupada pelos nazistas, Le Corbusier recupera o debate travado com os conservadores e acadêmicos. Expõe sua concepção sobre arquitetura, cidade e história, fala das conquistas técnicas e do conhecimento construtivo e da paixão necessária para o enfrentamento dos inúmeros obstáculos colocados diante dos arquitetos naqueles tempos.

Onde encontrar: Livraria Saraiva


EDWARDS, Betty. Desenhando com o Lado Direto do Cérebro. 2.ed. Rio de Janeiro: Ediouro / Sinergia, 2000. 299p.

Traduzido em treze idiomas,mais de dois milhões e meio de exemplares vendidos, "Desenhando com o Lado Direito do Cérebro" é o livro de ensino de desenho mais utilizado em todo o mundo. Tanto para os que se acham com pouco talento, ou duvidam que um dia serão capazes de aprender, quanto para os artistas profissionais, o livro mostrará como adquirir a habilidade desejada, como confiar nesta habilidade e como aprofundar a percepção artística.

Onde encontrar: Livraria Cultura


FARRELLY, Lorraine. Fundamentos da Arquitetura. Porto Alegre: Bookman, 2010. 176p.

Este livro é uma introdução à arquitetura para estudantes de arquitetura iniciantes ou para aqueles que estão pensando em ingressar na carreira. Traz um panorama completo da Arquitetura e do Urbanismo com inúmeras ilustrações em cores. Escrito de forma que visa ser didática, o texto está dividido em tópicos que abrangem a inserção no contexto, a história e os precedentes, a construção, a representação gráfica, as ideias contemporâneas e as etapas de desenvolvimento de um projeto.

Onde encontrar: Livraria Cultura


FARTHING, Stephen; CORK, Richard. Tudo Sobre Arte - Os Movimentos e as Obras Mais Importantes de Todos os Tempos. Rio de Janeiro: Sextante / Gmt, 2011. 576p.

Abrangente e informativo, trata-se de um guia pelas imagens mais importantes de todos os tempos - aquelas que encontramos ao visitar museus, folhear jornais e revistas ou olhar para a capa de um romance. Organizado cronologicamente e repleto de ícones que encantaram o mundo, este livro traça um panorama da evolução artística em seus mais importantes estilos e movimentos, apresentando as obras emblemáticas da pintura, da escultura, da arte conceitual e da performática, além de análises detalhadas que facilitam sua compreensão.

Onde encontrar: Livraria Saraiva


FIELL, Peter; Charlotte. Design do Século XX. São Paulo: Taschen, 2005. 768p.

No decorrer do século XX, o design existiu como característica importante da cultura e da vida cotidiana. A sua área é vasta e inclui objetos tridimensionais, comunicações gráficas e sistemas integrados de informação, tecnologia e ambientes urbanos. Definido no seu sentido mais global como concepção e planeamento de todos os produtos feitos pelo homem, o design pode ser visto fundamentalmente como um instrumento para melhorar a qualidade de vida.

Onde encontrar: Livraria Saraiva


FREDERICK, Matthew. 101 Lições que Aprendi na Escola de Arquitetura. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010. 216p.

Uma das várias gratificações de ser bem-sucedido na profissão é poder compartilhar as lições aprendidas ao longo da carreira. Os problemas mais recorrentes do universo da arquitetura são apresentados aqui de forma descontraída e simplifcada - algo distante das explicações por vezes obtusas dos professores de arquitetura e próximo da realidade dos estudantes e profissionais recém-formados.

Onde encontrar: Livraria Saraiva


GIBBS, Jenny. Design de Interiores Guia Útil. São Paulo: Editora GG, 2010. 224p.

Este livro é um guia básico para as chaves e os princípios básicos de design de interiores. Com uma abordagem sistemática, prática e direta, o volume explica as origens e os fundamentos da profissão, os diferentes elementos que entram em jogo no desenvolvimento de projetos e, finalmente, as chaves para a formação ideal e carreira profissional.

Onde encontrar: Livraria Saraiva


GOLDBERGER, Paul. A Relevância da Arquitetura. São Paulo: BEI Comunicação, 2011. 292p.

Qual o papel da arquitetura em nosso dia a dia? A construção de prédios deve ser considerada uma forma de arte? Em A relevância da arquitetura, Paul Goldberger tenta responder a essas e outras perguntas. Trata-se de um livro essencial para quem deseja entender as diversas facetas da arquitetura.

Onde encontrar: Livraria Saraiva


JACOBS, Jane. Morte e Vida das Grandes Cidades. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009. 528p.

Com um texto muito envolvente, Jane Jacobs escreve sobre o que torna as ruas seguras ou inseguras; sobre o que vem a ser um bairro e sua função dentro do complexo organismo que é a cidade; sobre os motivos que fazem um bairro permanecer pobre enquanto outros se revitalizam; sobre os perigos do excesso de dinheiro para a construção e sobre os perigos da escassez de diversidades. Compreensiva, humana e muitas vezes indignada, a monumental obra de Jane Jacobs fornece uma base para avaliarmos a vitalidade das cidades.

Onde encontrar: Livraria Cultura


KOCH, Wilfried. Dicionário dos Estilos Arquitetônicos. 4.ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009. 230p.

A finalidade desta publicação é dar ao leitor conceitos bastante sólidos para que, com o tempo, possa relacionar uma obra artística à sua correta época estilística, oferecendo-lhe uma visão de conjunto e condições de distinguir os seus elementos.

Onde encontrar: Livraria Cultura


LEE, Vinny. 10 Princípios do Bom Design de Interiores. Rio de Janeiro: Viana & Mosley, 2012. 216p.

Por que alguns interiores passam a sensação de harmonia, de locais onde nos sentimos confortáveis o bastante para relaxar ou nos divertimos? Não precisamos necessariamente contratar um designer de interiores para criar o tipo de lugar onde desejaríamos morar. Este livro nos apresenta as regras e princípios básicos do design de interiores, que é a espinha dorsal para a construção de um plano bem sucedido e de um agradável espaço para morarmos.

Onde encontrar: Livraria Saraiva


LEENHARDT, Jacques. Nos Jardins de Burle Marx. São Paulo: Perspectiva, 1994. 150p.

O volume contém, além de uma entrevista com Burle Marx, análises por vários especialistas de sua importância simultânea nos campos do paisagismo, botânica, arquitetura, urbanismo, sociologia e história da arte.

Onde encontrar: Livraria Cultura


LEITÃO, Lucia. Quando o Ambiente é Hostil. Recife: UFPE, 2009. 164p.

O livro tem por objetivo mostrar como a casa-grande, um espaço essencialmente privado, centro da organização social do Brasil dos patriarcas, repercute no modo como construímos a cidade brasileira contemporânea. A autora trabalha com a hipótese de que o nascimento desprestigiado da rua - o espaço público por excelência - no Brasil colônia, e mesmo no Império, produziu um ambiente hostil com repercussões socioespaciais ainda pouco consideradas pela sociedade.

Onde encontrar: Livraria Cultura


LENGEN, Johan Van. Manual do Arquiteto Descalço. São Paulo: Empório do Livro, 2008. 736p.

A Bio-arquitetura é um conceito que une ecologia, arquitetura e urbanismo. Revela técnicas e maneiras de construção em harmonia com a natureza e os seus recursos, promovendo o equilíbrio entre o meio ambiente e o progresso, e ao mesmo tempo ajudando o homem a habitar o mundo de forma digna.

Onde encontrar: Livraria Cultura


LIMA, João Filgueiras. O que É Ser Arquiteto - Memórias Profissionais de Lelé. Rio de Janeiro: Record, 2004. 172p.

Este livro faz parte da série O que é Ser, que foi concebida com o objetivo de auxiliar os jovens em seu difícil processo de definição profissional. Grandes nomes da sociedade brasileira contemporânea, que ajudaram a desenvolver seus campos de atividade, revelam-se intelectual e politicamente. São histórias interessantíssimas, que abrem uma perspectiva para a compreensão não só de diferentes profissões, mas da sociedade em que atuam e lutam essas personalidades.

Onde encontrar: Livraria Saraiva


LOPES, João Marcos; BOGÉA, Marta; REBELLO, Yopanan C. P. Arquiteturas da Engenharia - Engenharias da Arquitetura. São Paulo: Pini / Bookmix, 2006. 176p.

O livro é resultado do trabalho de pesquisa e ensino desses três profissionais de engenharia e arquitetura, que há anos dedicam-se à cadeira de Projeto Estrutural em cursos de Arquitetura. Em suas aulas, eles procuram passar aos alunos a essência do funcionamento das estruturas de forma quase intuitiva.

Onde encontrar: Livraria Saraiva


LYNCH, Kevin. A Imagem da Cidade. 3.ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 1998. 240p.

Este livro trata da fisionomia das cidades, do fato de essa fisionomia ter ou não alguma importância e da possibilidade de modificá-la. Entre seus inúmeros papéis, a paisagem urbana também é algo a ser visto e lembrado, um conjunto de elementos do qual esperamos que nos dê prazer. Dar forma visual à cidade é um tipo especial de problema de design, e, de resto, um problema relativamente recente.

Onde encontrar: Livraria Saraiva


MASCARÓ, Juan Luis. Loteamentos Urbanos. 2.ed. Porto Alegre: Editora Masquatro, 2005. 208p.

O livro, de caráter essencialmente prático, é dedicado aos profissionais que, tanto nas prefeituras como na atividade liberal, trabalham com o desenho urbano. Reúne todos os critérios necessários para projetar loteamentos urbanos, levando em consideração aspectos como topografia do terreno, vegetação, clima, custos de infra-estrutura, renda, etc.

Onde encontrar: Livraria Cultura


MAY, Valberto Césio. O uso do BIM como tecnologia de processo de projetos integrados de arquitetura sustentável 2014, 49f, Monografia (Especialização), UCSP, Florianópolis-SC, 2014. Disponível em http://www.eniopadilha.com.br/biblioteca acesso em 12/09/2014

Monografia- ValbertoCesioMay
(arquivo PDF - 49 páginas)


MONTENEGRO, Gildo Aparecido. Desenho Arquitetônico. 4.ed. São Paulo: Editora Blucher, 2001. 176p.

Desenho Arquitetônico é um livro de consulta para desenhistas, técnicos de edificações, arquitetos e engenheiros. ele mostra o uso dos instrumentos de desenho, convenções gráficas, normas técnicas, detalhes construtivos e Vocabulário Técnico, além de apresentar as medidas dos equipamentos usuais de uma habitação. É fartamente ilustrado e demonstra como um livro técnico não tem de ser chato: nele cabe também o humor, se o autor tiver isto e imaginação.

Onde encontrar: Livraria Saraiva


NEUFERT, Peter. Arte de Projetar Em Arquitetura. 18.ed. São Paulo: Editora GG, 2013. 567p.

Trata-se de um manual mundialmente reconhecido e suas edições mais recentes respondem às novas expectativas que surgiram no mundo da construção, especialmente em relação às exigências ambientais

Onde encontrar: Livraria Saraiva


ROCHA, Paulo Mendes da. Maquetes de Papel. São Paulo: Cosac Naify, 2007. 64p.

Para estudantes, profissionais da área e interessados em geral, é o depoimento inédito do arquiteto sobre seu método de trabalho. Com o auxílio de materiais corriqueiros como arame, durex e cola, o mestre relata passo a passo sua maneira de projetar, indica algumas de suas premissas criativas, discute questões contemporâneas envolvidas no projeto e emprega referências provenientes de vários campos do conhecimento, sobretudo da física, geografia, artes plásticas e literatura, num um discurso fértil e, ao mesmo tempo, coloquial.

Onde encontrar: Livraria Saraiva


SILVA, Geovany Jessé Alexandre da. Projeto de Intervenção Urbana. São Paulo: Editora Blucher, 2010. 300p.

O livro constitui numa releitura da utopia urbana para os tempos atuais através do Projeto Urbano. Assim, perfaz uma abordagem conceitual e teórica sobre o tema e, para tanto, situa uma proposta utópica de projeto para a cidade de Cuiabá, capital do Estado de Mato Grosso, compreendendo ainda as necessidades emergenciais de se pensar o desenvolvimento sustentável urbano sob uma nova ótica - novos paradigmas - no qual a história, a cultura, a pessoalidade do lugar e suas condicionantes assumem caráter norteador do projeto urbano e arquitetônico.

Onde encontrar: Editora Blucher


SOUZA, Carlos Leite de; AWAD, Juliana Di C. Marques. Cidades Sustentáveis, Cidades Inteligentes - Desenvolvimento Sustentável Num Planeta Urbano. Porto Alegre: Bookman, 2012. 278p.

A obra oferece um panorama da sustentabilidade das cidades, abordando seus maiores desafios: questões ambientais, moradia, mobilidade, exclusão e segurança, oportunidades, governança. O autor propõe o debate de como tornar as cidades sustentáveis e inteligentes, apresentando os conceitos mais importantes do urbanismo sustentável, os novos paradigmas e exemplificando as iniciativas bem-sucedidas com casos reais.

Onde encontrar: Livraria Saraiva


WALL, Ed. Desenho Urbano - Fundamentos de Paisagismo. Porto Alegre: Bookman, 2012. 184p.

O livro apresenta um panorama geral do desenho urbano, uma atividade multidisciplinar que se preocupa com a definição da forma dos assentamentos humanos. Oferece uma breve história do tema e dos papéis das várias profissões envolvidas, analisando os elementos da forma urbana, da escala da cidade e sua região, e a importância dos detalhes e dos materiais. Inclui estudos de caso, na sua maioria dos principais arquitetos e escritórios que se dedicam ao projeto urbano.

Onde encontrar: Livraria Saraiva


ZEVI, Bruno. Saber ver a Arquitetura. 6.ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009. 296p.

Para ensinar a saber ver a arquitetura, é preciso, antes de mais nada, uma clareza de método. A presente contribuição pretende compendiar e esclarecer os resultados mais recentes da crítica arquitetônica que pressupõem imenso trabalho desenvolvido pelos estudiosos anteriores, e reúnem tudo aquilo que, com inteligência e tenacidade, foi por eles semeado.

Onde encontrar: Livraria Cultura


92 - Recomendados para Engenheiros

Além dos livros listados aqui, veja também os livros da lista
"99 - Recomendado para todos"


BAZZO, Walter Antônio. Ciência, Tecnologia e Sociedade. 1.ed. Florianópolis: UFSC, 1998. 319p.

Onde encontrar: NEPET-UFSC


BOTELHO, Manoel H. Campos; MARCHETTI, Osvaldemar. Concreto Armado Eu Te Amo. 7.ed. São Paulo: Editora Blucher, 2013. 526p.

Este livro foi desenvolvido para estudantes de engenharia civil, arquitetura, tecnólogos e profissionais da construção em geral. Trata-se de um ABC explicativo, didático e prático no mundo do concreto armado e tem aplicação prática atuante em construções de até 4 andares, ou seja, praticamente 90% das edificações brasileiras.

Onde encontrar: Livraria Saraiva


KAWAMURA, Lili Katsuco. Engenheiro: Trabalho e Ideologia Ensaios 57. 1.ed. São Paulo: Ática, 1979. 148p.

Onde encontrar: Estante Virtual


MACEDO, Edison Flávio. Compromissos Permanentes e Transformações Necessárias. 3.ed. Brasília: CONFEA, 2001. 304p.

Onde encontrar: Estante Virtual


NETO, Antônio Filho. Dicionário do Engenheiro. 1.ed. Recife: Bagaço, 1999. 358p.

Excelente. Leitura INDISPENSÁVEL para qualquer profissional da área. Um trabalho magnífico.

Onde encontrar: Livraria Cultura


NETO, Francisco Maia. Negócios Imobiliários. 1.ed. Belo Horizonte: Del Rey, 1999. 144p.

Onde encontrar: Submarino


TELLES, Pedro Carlos da Silva. História da Engenharia no Brasil. 2.ed. Rio de Janeiro: Clavero, 1994. 650p.

Excelente trabalho de pesquisa, muito bem apresentado e que dá ao leitor uma visão bastante ampla da história da engenharia no Brasil. Observe que não se trata da história da Engenharia DO Brasil e sim NO Brasil, ainda que praticada por profissionais ou empresas de outras nacionalidades. Excelente.

Onde encontrar: Estante Virtual


93 - Recomendado para Designers

Além dos livros listados aqui, veja também os livros da lista
"99 - Recomendado para todos"


CAMPANA, Fernando; CAMPANA, Humberto. Irmãos Campana - Cartas a um Jovem Designer. São Paulo: Campos, 2009. 164p.

Os irmãos Campana são uma das maiores referências mundiais em design e isso já é matéria-prima para qualquer livro. Tomando como objetivo o propósito da série Cartas a um jovem..., Humberto e Fernando mostram, ao longo de um texto recheado de surpresas, que esta profissão é cheia de alegrias e também de percalços. Em uma linguagem clara e objetiva, este livro traz as dificuldades, prazeres, oportunidades, ilusões e a realidade de uma profissão que se alimenta da criatividade e da sensibilidade: o design.

Onde encontrar: Livraria Saraiva


FASCIONI, Ligia. Design Desmodrômico. Teresópolis: 2AB Editora, 2013. 168p.

Desmos, em grego, significa controle, domínio. Dromos é caminho, traçado. Desmodrômicosignifica controlar a atuação em diferentes direções. Assim deve ser o design; atuante em várias direções, eclético, transformador. O workshop Design Desmodrômico convida, na primeira parte, a refletir sobre atitude profissional dos designers e suas práticas. A segunda parte trata de inovação e design thinking.

Onde encontrar: 2AB Editora


FASCIONI, Ligia. O Design do Designer. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2007. 173p.

Este livro está dividido em três partes: O designer, que fala da profissão; O design, que fala da presença deste conceito no nosso dia-a-dia; e Etc, que trata de assuntos variados. Com uma linguagem coloquial, porém, sem “achismos”, a idéia é transformar a percepção das pessoas aguçando-as e tornando-as mais críticas. Indicado não só para quem é da área, mas também para interessados em geral e curiosos em particular.

Onde encontrar: Editora Ciência Moderna


GURGEL, Miriam. Projetando Espaços - Design de Interiores. 4.ed. São Paulo: Senac São Paulo, 2009. 224p.

Este manual, imprescindível para profissionais e alunos da área de design de interiores, apresenta de forma objetiva os conceitos e princípios básicos dessa área, e alia a exposição de informações técnicas e teóricas a aberturas criativas.

Onde encontrar:
Livraria Saraiva


94 - Recomendado para Administradores

Além dos livros listados aqui, veja também os livros da lista
"99 - Recomendado para todos"


GERBER, Michael. O Ponto de Força. São Paulo: Saraiva, 1998. 150p.

Na mesma linha do seu primeiro e grande sucesso, "O Mito do Empreendedor".

Onde encontrar: Livraria Saraiva


LUCAS, James R. Ilusões Gerenciais. São Paulo: Futura, 1998. 249p.

O título original deste livro "Fatal Ilusions" dá melhor a dimensão do tema. O autor trata com extremo realismo os principais mitos incorporados ao pensamento empresarial e como esse mitos podem ser fatais para o desempenho de uma empresa.

Onde encontrar: Livraria Saraiva


99 - Recomendado para todos

BERLITZ, Charles Berlitz. As Línguas do Mundo. Tradução de Heloísa Gonçalves Barbosa. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1982. 316p.

Um livro absolutamente fantástico. Leitura obrigatória para quem estuda comunicação humana. Um curso superintensivo de cultura geral a partir das palavras.

Onde encontrar: Buscapé


BETTGER, Frank. Do Fracasso ao Sucesso na Arte de Vender. 11.ed. São Paulo: Ibrasa, 1978. 259p.

Este livro foi lançado – nos Estados Unidos – em 1949, e até hoje é um best seller. Considerado leitura obrigatória para qualquer profissional de vendas e um precursor das modernas técnicas de marketing.

Onde encontrar: Buscapé


BOTELHO, Manoel Campos. Manual de Primeiros Socorros do Engenheiro e do Arquiteto. São Paulo: Ed-gar Blücher, 1984. 246p.

Este é um dos belíssimos livros desse autor, engenheiro paulista que escreveu também o famoso "Concreto Armado, Eu te amo!" e Crônicas da Engenharia"
O e-mail do autor é manoelbotelho@terra.com.br.

Onde encontrar: Livraria Saraiva


CARVALHO, Gilda Maria Rocha de; TAVARES, Márcia da Silva. Informação e Conhecimento. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2001. 152p.

Onde encontrar: Estante Virtual


CLARET, Martin. O Poder da PNL. São Paulo: Editora Martin Claret. 141p.

PNL=Programação Neuro Linguística. Trata-se de um livro básico, que apresenta os conceitos fundamentais sobre o assunto. Ideal para quem ter uma introdução ao tema.

Onde encontrar: Livraria Saraiva


COVEY, Stephen R. Os 7 hábitos das pessoas muito eficientes. São Paulo: Best Seller, 1989. 372p.

O livro, considerado um dos mais influentes do século XX no mundo dos negócios, está completando 15 milhões de exemplares em todo o mundo e ocupou as listas de mais vendidos durante oito anos consecutivos. Esta nova edição especial de aniversário traz prefácio assinado pelo autor sobre a importância dos 7 Hábitos na atualidade e respostas às perguntas mais comuns de seus leitores.

Onde encontrar: Livraria Saraiva


DIMITRIUS, Jo-Ellan; MAZZARELLA, Mark. Decifrar Pessoas. 15.ed. São Paulo: Alegro, 2000. 400p.

A leitura dessa obra permite que sejam captadas variáveis sobre o estado de espírito das pessoas naquele momento em que se expressam, bem como traumas, insatisfações e tendências. Isso tudo pela avaliação de seu vestuário, corte de cabelo, tiques, gestos e outros, levando-se em consideração, por exemplo, aspectos econômico-financeiro do indivíduo, que por si só justificaria a maneira diferenciada de se comportarem em determinadas situações.

Onde encontrar: Livraria Cultura


FASCIONI, Ligia. Atitude profissional. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2009. 152p.

A autora diz que escreveu o livro que gostaria de ter lido logo que entrou na escola.
É disso que se trata: recomendações precisas e valiosas que podem fazer diferença na vida de quem está iniciando uma nova carreira.

Onde encontrar: Buscapé


FASCIONI, Ligia. DNA Empresarial — Identidade Copororativa como Referência Estratégica. São Paulo: Integrare Editora, 2010. 168p.

O livro esclarece um problema frequente nas empresas: a contradição entre a identidade, ou seja, o que a empresa é na realidade e a imagem, o que a empresa parece ser e ainda, as dúvidas entre uma coisa e outra. Além disso, apresenta um método para definir a identidade corporativa de maneira clara e detalhada.

Onde encontrar: Integrare Editora


FASCIONI, Ligia. GPS Para Curiosos. Florianópolis: Ligia Fascioni, 2013.

GPS é a sigla de Global Positioning System, usada no dia-a-dia para designar os aparelhos que as pessoas usam no carro para encontrar endereços ou o sistema dos smartphones que localizam a posição atual num mapa. Mas aqui, você vai ver que não é só isso.

Onde encontrar: Site Ligia Fascioni


FASCIONI, Ligia. Quem Sua Empresa Pensa Que É? Rio de Janeiro: Ciência Modernai, 2006. 136p.

O livro apresenta alguns conceitos fundamentais sobre identidade corporativa e a importância de sua gestão para sua empresa.

Onde encontrar: Buscapé


GAIARSA, José Angelo O Olhar. São Paulo: Editora Gente, 2000. 144p.

Excelente, como de resto quase toda a obra deste psicólogo brilhante. Trata da comunicação não-verbal e da função estratégica que o olhar desempenha.

Onde encontrar: Submarino


GOLEMAN, Daniel. Inteligência Emocional. 14.ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 1995. 375p.

Best Seller mundial. A obra que redefiniu o conceito de inteligência. Precursor de uma nova linha de abordagem para o estudo dos relacionamentos interpessoais.

Onde encontrar: Livraria Saraiva


GREGORI, Waldemar de; VOLPATO, Evilásio. Capital Intelectual e Administração Sistêmica. São Paulo: Master Book, 2000. 276p.

Apresenta teorias sobre inteligência operacional, racional e emocional. Oferece ferramentas e orientações técnicas para líderes empresariais e consultores.

Onde encontrar: Buscapé


KNIGHT, Sue. A Programação Neurolingüística e o Sucesso nos Negócios. Rio de Janeiro: Ediouro, 1998. 235p.

Programação Neurolingüística (PNL) é a forma de entender seu mundo e, mais importante, de fazer com que ele seja o que você quer. Este livro lhe fornece os meios de obter tais benefícios, direcionado os conhecimentos adquiridos no dia-a-dia para obter sucesso e realização.

Onde encontrar: Livraria Cultura


KOTLER, Philip. Marketing para o século XXI. 10.ed. São Paulo: Futura, 2001. 305p.

Muito aguardada, esta obra reúne conhecimentos fundados e conselhos inteligentes que actualizam o leitor sobre as linhas de pensamento mais recentes, o auxiliam a revitalizar a sua estratégia de marketing e a obter uma outra compreensão de velhos enigmas: como seleccionar os segmentos de mercado...

Onde encontrar: FNAC


KOTLER, Philip. Marketing de A a Z. 2.ed. Rio de Janeiro: Campus, 2003. 251p.

Este livro apresenta a proposta de servir como um guia para a criação e manutenção de marcas fortes.
Nos nove capítulos da obra, o autor analisa as marcas de acordo com suas características estruturalistas e holísticas, apresentando uma visão geral e apontando todos os principais aspectos ligados à criação e suporte de marcas fortes - com ênfase no uso da comunicação de marketing.

Onde encontrar: Buscapé


KOTLER, Philip; BLOOM, Paul. Marketing para Serviços Profissionais. São Paulo: Atlas, 1988. 357p.

Excelente livro sobre marketing profissional. Pena que excessivamente voltado para a realidade das empresas norte-americanas.

Onde encontrar: Livraria Saraiva


LEÃO, Nildo Silva. Custos, Orçamentos na Prestação de Serviços. São Paulo: Editora Nobel, 1999. 120p.

Um livro muito interessante e bem elaborado, mas peca em não introduzir nas fórmulas, as variáveis subjetivas (psicológicas) que são, muitas vezes responsáveis por 80 ou 90% do preço final de um serviço.

Onde encontrar: Buscapé


LINKEMER, Bobbi. Cuide Bem de sua Imagem Profissional. tradução de Ibraíma Dafone. 3.ed. São Paulo: Livraria Nobel, 1986. 109p.

Um livro simples, em linguagem clara trazendo alguns conceitos definitivos sobre imagem pública.

Onde encontrar: Submarino


MANDRUZATO, Maria Lucia. A Grafologia e a Empresa. Rio de Janeiro: Qualitymark Editora, 1997. 90p.

Um bom livro para quem se dedica ao estudo da comunicação não-verbal.

Onde encontrar: Buscapé


MASI, Domenico de. O Ócio Criativo - Entrevista a Maria Serena Palieri; Trad. Lea Mansi. – Rio de Janeiro: Sextante, 2000. 328p.

Domenico De Masi expôs suas idéias sobre a sociedade e o trabalho em diversos livros destinados aos amantes da Sociologia, como A emoção e a Regra e O Futuro do Trabalho. Atento ao crescente interesse de um público mais amplo em seus conceitos e sua visão do futuro, De Masi elabora de forma acessível neste livro os temas da sociedade pós-industrial, do desenvolvimento sem emprego, da globalização, da criatividade e do tempo livre. Insatisfeito com o modelo social centrado na idolatria do trabalho, ele propõe um novo modelo baseado na simultaneidade entre trabalho, estudo e lazer, no qual os indivíduos são educados a privilegiar a satisfação de necessidades radicais, como a introspecção, a amizade, o amor, as atividades lúdicas e a convivência.

Onde encontrar: Livraria Saraiva


MATARAZZO, Cláudia. Etiqueta sem Frescura. Organização e Redação de Edilson Cazeloto. 3.ed. São Paulo: Cia Melhoramentos, 1995. 144p.

Excelente guia para quem quer fazer bonito em qualquer ambiente, escrito em linguagem clara e sem afetações típicas desse tipo de literatura.

Onde encontrar: Livraria Saraiva


MENDELL, Andrienne. Como os Homens Pensam. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1997. 251p.

Um livro escrito por uma mulher para mulheres. Mas tem imensa utilidade também para homens pois a autora descreve com precisão o elementos fundamentais do universo masculino - e do feminino também - explicando as causas das diferenças de abordagens que eles e elas têm para os mesmos problemas.

Onde encontrar: Submarino


MORAIS, Fernando. Chatô – O Rei do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1994. 736p.

Biografia romanceada de Assis Chateaubriand, magnata das comunicações do Brasil entre as décadas de 1920 e 1960. Um livro sobre a história do Brasil neste século e é, também, um excelente manual de instruções para quem quer aprender a ler as entrelinhas dos jornais.

Onde encontrar: Livraria Saraiva


MOREIRA, Júlio César Tavares; PASQUALE, Perroti; DUBNER, Alan. Dicionário de Termos de Marketing. São Paulo: Atlas, 1996. 257p.

Uma obra fundamental para eliminar as freqüentes confusões que se fazem com conceitos, definições, palavras-chaves de marketing propaganda, comunicação e outras áreas correlatas.

Onde encontrar: Livraria Saraiva


NETO, Carvalho. Marketing Pessoal. 6.ed. Fortaleza: T & C, 1999. 128p.

Onde encontrar: Carvalho Neto


PADILHA, Ênio. Marketing para Engenharia e Arquitetura. 8.ed. Balneário Camboriú: EPPE, 2006. 176p.

Livro que apresenta conceitos básicos e fundamentais sobre marketing e sua aplicação para fornecedores de serviços de Engenharia, Arquitetura e Agronomia.

Onde encontrar: Ênio Padilha


PADILHA, Ênio. Valorização Profissional. 2.ed. Balneário Camboriú: 893 Editora, 2014. 105p.

Conduzido pelo viés da valorização do exercício profissional para arquitetos e engenheiros, Ênio Padilha discorre sobre Ética, Dignidade, Segurança, Profissionalismo, Responsabilidades, Entidades de Classe, Conhecimento, Experiência e Visão de Futuro entre outros temas, convidando-nos a várias reflexões que sinalizam que uma ação profissional de sucesso e transformadora sempre virá acompanhada de muito querer, conhecimento, dedicação e entrega.

Onde encontrar: Ênio Padilha


PAIVA, Inajara Freitas Villar. Crenças e Valores. Joinville: Editora Movimento & Arte, 1996. 200p.

Uma coletânea de artigos, muito bons, sobre Psicologia e Comportamento originalmente publicados no jornal A Notícia.

Onde encontrar: Livraria Arte Pau Brasil


PASSOS, Alfredo; NAJJAR, Eduardo Rienzo. Carreira e Marketing Pessoal - Da Teoria à Prática. São Paulo: Negócio Editora, 1999. 204p.

Um texto claro, uma abordagem inteligente. Livro voltado para o universo corporativo. Mostra ferramentas de planejamento e reorientação da sua carreira. Além da teoria o livro apresenta indiscutíveis 'cases' de sucesso dos seguintes empresários e executivos brasileiros - Antoninho Marmo Trevisan, Danilo Saicali, Edson vaz Musa, Hugo Marques da Rosa, José Tadeu Alves, Lalá Aranha, Maria Silvia Bastos Marques, Victoria Bloch e Washington Olivetto. A obra discute, ainda, opiniões de importantes profissionais especialistas em carreiras, educação e mercado de trabalho.

Onde encontrar: Livraria Cultura


PIMENTA, Alberto. Discurso sobre o Filho da Puta. São Paulo: Editora Codecri. 88p.

Ainda que o texto seja engraçado, o assunto é sério. Subtraindo-se o humor, ficam reflexões muito interessantes.

Onde encontrar: Livraria Saraiva


POLLITO, Reinaldo. Como Falar Corretamente e Sem Inibições. 16.ed. São Paulo: Editora Saraiva, 1988. 206p.

O autor é uma referência nacional quando o assunto é oratória e apresentação pessoal. Este livro é sua obra prima, embora outros livros seus sejam, também, de excelente qualidade. Depois de 110 edições e de ter freqüentado a lista dos mais vendidos durante muito tempo, o título mais consagrado da arte retórica no Brasil foi totalmente reformulado para comemorar todo o seu sucesso.

Onde encontrar: Livraria Saraiva


POLLITO, Reinaldo. Gestos e Posturas. São Paulo: Editora Saraiva, 1988. 200p.

Espécie de continuação do livro anterior. É também uma obra de referência.

Onde encontrar: Estante Virtual


RIBEIRO, Lair. O Sucesso Não Ocorre por Acaso. Rio de Janeiro, 1993. 128p.

Primeiro grande sucesso da literatura de auto-ajuda e motivação pessoal no Brasil, é um livro imperdível, nem tanto pela originalidade -bastante discutida- mas pela competência de juntar muitos conceitos dispersos de forma inteligente e precisa.

Onde encontrar: Buscapé


RIES, Al; TROUT, Jack. As 22 Consagradas Leis do Marketing. São Paulo: Makron Books, 1993.

Um best seller. Leitura obrigatória para quem quer que queira penetrar os segredos do marketing, seja ele empresarial, institucional, pessoal ou de mercadorias.

Onde encontrar: Livraria Saraiva


ROSA, Mário. A era do escândalo. São Paulo: Geração Editorial, 2003. 527p.

Como funciona a "linha de montagem" dos escândalos na mídia e na sociedade brasileira? O que fazer para proteger sua credibilidade numa crise? Estas e muitas outras perguntas cruciais são abordadas aqui de forma inédita pelo consultor de imagem Mário Rosa. O livro é dividido em 10 casos relatados em 1a pessoa, que ensinam como empresas de grande porte, políticos, profissionais liberais e artistas, todos de expressão nacional, superaram grandes crises.

Onde encontrar: Livraria Saraiva


SCHIL, Luiz Ivan Albuquerque; SCHIL, Cheila Aldecir Albuquerque. Kaiuá – O Dom da Palavra. Blumenau: Odirizzi, 2003. 342p.

Onde encontrar: Livrarias Curitiba


SILVA, Mauri Luiz da. Luz, Lâmpadas e Iluminação. Rio de Janeiro: Ciencia Moderna, 2004. 157p.

Além de uma fonte de consultas para profissionais de iluminação, estudantes de engenharia, arquitetura entre outros cursos técnicos, pode e deve ser lido também por toda e qualquer pessoa que se interessa pelo tema. As informações aqui registradas, bem como as dicas e esclarecimentos, são muito interessantes tanto para quem quer fazer um grande projeto de iluminação, como para quem quiser simplesmente iluminar adequadamente sua residência.

Onde encontrar: Livraria Saraiva


VENTURA, Zuenir. Mal Secreto. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 1998. 264p.

Este livro integra a coleção "Plenos Pecados", que apresenta sete estrelas da literatura (cinco brasileiros, um argentino e um chileno) escrevendo sobre cada um dos sete pecados capitais (inveja, ira, gula, luxúria, preguiça, soberba e avareza). Mal Secreto trata, magistralmente, do pecado da INVEJA, um dos principais obstáculos para a implementação de uma estratégia de marketing pessoal.

Onde encontrar: Livraria Cultura