DUARTE, CHICO E ESSA GENTE TODA

(Publicado em 12/03/2020)





Imagem: OitoNoveTrês



Não existe hipótese de eu \"cancelar\" Chico Buarque como compositor ou como autor de livros. Por mais que eu discorde de suas posições políticas. Se ele lançar um livro vou ler, com certeza, sem um segundo de dúvida. Porque é certeza de boa literatura.

Li todos os livros dele. Um melhor do que o outro. Escrevi uma resenha para o livro LEITE DERRAMADO, na minha opinião, o melhor de todos. Sim, melhor até do que ESSA GENTE, o mais recente livro, do qual falaremos agora.

Em Essa Gente Chico Buarque volta a escrever de forma criativamente espiral. Os fatos narrados acontecem em um período de 10 meses — entre novembro de 2018 e setembro de 2019 (com algumas fugas pelas memórias, sonhos e pesadelos do protagonista), através de cartas protocolares, cartas pessoais, bilhetes, telefonemas, conversas e registros em diários reais ou imaginários.

O personagem principal é um escritor decadente, que teve um grande sucesso de crítica e público 20 anos atrás, mas que, desde então tornou-se apenas um arremedo de si mesmo, enquanto sua vida pessoal e financeira degringola ladeira abaixo.

Ao longo dos diálogos e reflexões várias questões sociais e existenciais vão sendo servidas ao leitor, sempre daquele jeito Chico Buarque de escrever. Ou seja, no final da leitura é preciso juntar os pedaços para que o texto faça todo o sentido.

Mas é uma leitura fascinante. Vale as horas gastas com o livro aberto.

Como diz a minha querida Lígia Fascioni, \"Chico Buarque pode contradizer a sua genialidade defendendo Fidel Castro, Hugo Chávez e Lula. Ele pode ser incoerente e paradoxal. Ele pode tudo, ele é o Chico Buarque.\"





PADILHA, Ênio. 2020




DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO

(todos os campos abaixo são obrigatórios

Nome:
E-mail:
Profissão:
Cidade-UF:
Comentário:
Chave: -- Digite o número 2484 na caixa ao lado.

Digite uma palavra (no título do artigo):   

Digite uma palavra (no corpo do artigo):   

www.eniopadilha.com.br - website do engenheiro e professor Ênio Padilha - versão 7.00 [2020]

powered by OitoNoveTrês Produções

4688693

39