O ISOLAMENTO NÃO É TÃO SIMPLES QUANTO PARECE



(Publicado em 19/03/2020)



Não se deve minimizar a dificuldade de ter de se adaptar às novas rotinas impostas pelo Isolamento Social (voluntário ou obrigatório) decorrente do enfrentamento da crise do novo coronavírus.
Fique atento.




A OitoNoveTrês funciona no mesmo prédio onde está a nossa casa. Um espaço físico especialmente projetado para esta finalidade, com acesso direto para a rua, sem necessidade de passar por dentro da residência. Tem uma sala ampla, um banheiro grande, uma copa, com espaço para serviços gerais, uma biblioteca de 10m2 (que eu assumi como o meu local de trabalho) e um depósito (que a gente chama de Espaço Harry Potter, porque fica debaixo de uma escada). E a OitoNoveTrês funciona neste endereço há 19 anos.

Eu já estou, portanto, perfeitamente acostumado a trabalhar sem sair de casa. Já ajustei as rotinas de produtividade já superei os problemas típicos de quem trabalha em casa. Com certeza enfrentarei menos problemas com essa quarentena voluntária na qual nos encontramos há 4 dias.

Mas eu entendo perfeitamente que alguns colegas que normalmente saem de casa para trabalhar e têm uma rotina que envolve visitar obras, visitar clientes, ir a um restaurante para almoçar, uma lanchonete ou padaria para o café da manhã ou da tarde, um barzinho para o happy hour... esses vão sofrer uma justa tristeza. É provável que se sintam deprimidos.

Sem contar que, trabalhar em casa, nesses casos, geralmente implica não dispor de todos os equipamentos e condições ideais de trabalho: internet de qualidade, iluminação, ar condicionado, silêncio ou ruído de fundo com o qual você já está perfeitamente adaptado e os materiais de pesquisa (livros, catálogos, arquivos físicos) à disposição.

Acredite: Não vai ser fácil. Meu conselho (o conselho de um senhor de 61 anos) é que não deixe esse tipo de coisa crescer e afetar a sua produtividade além do que seria razoável (Sim. a produtividade será afetada. Isso será inevitável).

Não tente reproduzir em casa a mesma rotina do dia-a-dia do escritório. Isso irá produzir frustrações desnecessárias. Ajuste um novo horário. Organize o seu dia. Crie uma nova rotina de trabalho.

Inclua nessa rotina um tempo (um bom tempo) para aprender coisas novas, lendo livros, fazendo cursos online e fazendo exercícios. (Por falar exercícios, e como sair para caminhar na rua, ir na academia ou ao clube está completamente fora de cogitação, tente encontrar alguma maneira de se exercitar em casa. Isso também é importante).

Dedique algum tempo para sistematizar processos produtivos do seu trabalho. Incremente o seu Manual Interno de Procedimentos. Melhore o modelo da sua Proposta Comercial, do seu Contrato de Prestação de Serviços.

Faça paradas para ver alguma coisa na TV ou para tomar um café ou chá. Mantenha contato de viva voz (se possível com vídeo) com sua família, seus melhores amigos e colegas do trabalho.

MAS, ATENÇÃO: não deixe para fazer essas coisas quando você já estiver se sentindo mal. Comece agora.




www.eniopadilha.com.br




PADILHA, Ênio. 2020



Comentário #1 — 19/03/2020 10:22

Maristela — Arquiteta — Rio do Sul

Enio, como sempre muito oportuna a sua constatação. É preciso esta adaptação neste momento difícil. Elaborar novas rotinas e se reprogramar.
abs

Réplica de Ênio Padilha

Beijo, Maristela.
Quando quiser conversar, liga no Skype ou no FaceTime e vamos bater um papo e tomar um café. Você de lá e nós daqui.

Comentário #2 — 20/03/2020 18:50

Alberto Costa — Consultor empresarial — Florianópolis

Ênio, tendo passado pouco mais de um ano em atividade executiva num endereço comercial 9 horas por dia, depois de mais de 15 anos como consultor empresarial, dividindo-me entre o home office e visitas a clientes, posso endossar cada uma de suas palavras. E chamo especial atenção para a perda de tempo e energia que consiste em tentar replicar em casa a rotina do escritório - melhor não tentar.

Tudo o que você faria sentado ao computador no escritório ainda pode ser feito em casa. Mas, como você não vai sair para almoçar, não vai tomar sol ou chuva nem fazer reuniões e nem atender pessoas olho no olho, é melhor seguir os conselhos que muito sabiamente o Ênio expôs nesse post...

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO

(todos os campos abaixo são obrigatórios

Nome:
E-mail:
Profissão:
Cidade-UF:
Comentário:

www.eniopadilha.com.br - website do engenheiro e professor Ênio Padilha - versão 7.00 [2020]

powered by OitoNoveTrês Produções

4452011

6