NE SUTOR ULTRA CREPIDAM JUDICARET



(Publicado em 19/03/2020)



A frase do título deste artigo é de autoria do pintor grego Apeles (sec. IV a.C). A expressão foi consagrada em latim (apesar de Apeles ser grego) porque quem a citou pela primeira vez foi Valério Máximo (sec. I a.C) autor latino que registrou a fala num dos volumes de “Fatos e Ditos Memoráveis”.

Segundo Valério Máximo, um sapateiro apontou um erro na pintura da sandália de um personagem. Apeles ficou agradecido e corrigiu o quadro. O sapateiro, então, empolgou-se com a importância que lhe foi dada pelo pintor e começou a apontar outros erros que via na pintura, ao que Apeles teria reagido com a famosa frase, NÃO DEVE O SAPATEIRO JULGAR ALÉM DAS SANDÁLIAS.




Eu não espero (e nem estimulo) que nenhum dos meus leitores venham ao meu site em busca de informações sobre o coronavírus. Informações sobre como o vírus atua, como é o contágio, como tratar os doentes, etc, não são da minha especialidade. Não dou (não publico aqui) a minha opinião a respeito desses assuntos pelo simples FATO de que a minha opinião não tem importância alguma. Simples assim.

Temos a sorte de ter em casa uma profissional da área da saúde, com mestrado e doutorado em Saúde Coletiva. Ela, com certeza, tem melhores condições de interpretar as informações que estão sendo divulgadas e filtrar o que é e o que não é relevante. Então, nós, aqui em casa, nos limitamos a seguir as suas orientações e ponto final.

Infelizmente, nem todos tem esse privilégio. Mas todo mundo pode fazer uma coisa simples: parar de acreditar em tudo o que chega no Whatsapp.

Whatsapp não é uma fonte confiável de informação; nem o Facebook, nem o Instagram. A chance de você estar consumindo informação incorreta, incompleta ou maliciosa é muito grande.

Existem muitas fontes confiáveis de informações:
(a) O site oficial da prefeitura da sua cidade;
(b) O site oficial do governo do seu estado;
(c) O site oficial do Ministério da Saúde (AQUI);
(d) Portais de notícias de nível nacional (G1, Terra Notícias, UOL, CNN Brasil, FolhaOnline, etc)

No caso dos portais, entenda que um ou outro pode, eventualmente, publicar uma informação incorreta. Portanto, se a notícia pesquisada estiver publicada em apenas um deles, você ainda não pode acreditar cegamente. Mas... se nenhum deles publicou nada a respeito de uma notícia bombástica que você acabou de receber do seu tio no Whatsapp... provavelmente a notícia não é verdadeira.

POR FAVOR, CONTINUE VOLTANDO AO MEU SITE, todos os dias. Eu sigo escrevendo sobre as sandálias, sapatos e outros acessórios, que estão no campo das minhas especialidades. Eu costumo não dar opinião sobre os assuntos sobre os quais eu nunca estudei ou sobre os quais o Brasil está muito bem servido de analistas e comentaristas.

O tema coronavírus, evidentemente, me interessa. E é provável que eu escreva (como tenho feito) sobre temas correlatos.

A parte que me interessa (e sobre a qual eu posso escrever) é justamente sobre os impactos econômicos, administrativos e profissionais para os Arquitetos e Engenheiros empreendedores.

Espero que eu possa ser útil nesse campo. Seja bem-vindo.




www.eniopadilha.com.br




PADILHA, Ênio. 2020





DIVULGAÇÃO




DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO

(todos os campos abaixo são obrigatórios

Nome:
E-mail:
Profissão:
Cidade-UF:
Comentário:

www.eniopadilha.com.br - website do engenheiro e professor Ênio Padilha - versão 7.00 [2020]

powered by OitoNoveTrês Produções

4444327

4