VALORES INALIENÁVEIS



(Publicado em 25/03/2020)



O discurso de ontem (24/03/2020) do Presidente da República é inaceitável, escandaloso e envergonha a humanidade!
Considerar a morte de seres humanos como um resultado aceitável (para salvar a economia do país) é uma falta de empatia e de valores humanos que eu nunca vi igual. Não importa se esses seres humanos são velhos, doentes ou improdutivos. É inaceitável! Simples assim.

Me admira que certos líderes religiosos estejam concordando com isto. Mas não me surpreende que a elite empresarial brasileira pense assim, dado que essa elite é uma das mais antiéticas e sem empatia do mundo (basta ver o percentual quase zero de empresários ricos que contribuem para hospitais, escolas ou bibliotecas).




Uma das tarefas do Protocolo 89 é o reconhecimento dos valores individuais do profissional empreendedor. Trata-se de um exercício solitário. Eu forneço uma tabela com uma lista de 25 valores (confira AQUI). São 25 coisas que o empresário deverá colocar em ordem de importância e prioridade.

Não pode haver ambiguidade. Duas coisas não podem ter o mesmo valor. Cada uma das coisas precisa ser estabelecida como mais importante ou menos importante do que outras na lista. E o resultado não é passado para mim. Eu não preciso saber. A escala de valores de cada um é um assunto muito particular. Ninguém mais precisa saber. Mas a pessoa precisa ter essa informação de forma muito cristalina.

Os Valores são as medidas variáveis de importância que se atribui a alguma coisa. Nossos valores representam as qualidade (de natureza física, intelectual ou moral) que nos despertam admiração ou respeito. São as coisas que usamos como critérios para avaliar nossas ações (e as ações dos outros) como boas ou ruins

As pessoas organizam (arranjam) seus valores em camadas, de forma hierárquicas. Muitas vezes fazem isto de forma inconsciente.

É a sua escala de valores que responde perguntas importantes como \"o que é mais importante para mim em relação à vida?\" \"Quais são as conquistas que valem a pena?\" \"Se couber a mim a decisão, devo salvar uma vida ou salvar o meu negócio?\"

Você, leitor, caso esteja se sentindo tentado a concordar com o discurso do presidente, baixe o arquivo do link e faça o teste. Se itens como Família Direta, Família Estendida e Saúde Física estiverem abaixo de Segurança no Emprego, Ascensão na Carreira ou Ganho Financeiro... boa sorte.

Eu dirijo uma empresa de eventos. Meu principal negócio são os eventos presenciais. Estamos num dos grupos mais prejudicados pela quarentena. Mas, se a minha empresa quebrar por falta de clientes, e isto ajudar a salvar a vida da avó de alguém, já fico feliz. Minha empresa certamente se reerguerá depois da crise. Nenhum dos mortos poderá fazer o mesmo.




www.eniopadilha.com.br




PADILHA, Ênio. 2020



Comentário #1 — 25/03/2020 10:51

Jean Tosetto — Arquiteto / Escritor — Paulínia / SP

Estou com você. Onde assino?

Comentário #2 — 25/03/2020 14:45

Marilda Fernandes Padilha — Aposentada — Joinville

Sinto mto orgulho de vc.
Com certeza sua empresa se erguerá e continuarás a ser este empresário de mta seriedade e humanitário.

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO

(todos os campos abaixo são obrigatórios

Nome:
E-mail:
Profissão:
Cidade-UF:
Comentário:

www.eniopadilha.com.br - website do engenheiro e professor Ênio Padilha - versão 7.00 [2020]

powered by OitoNoveTrês Produções

4460714

34