
HONRE O JURAMENTO, COLEGA ENGENHEIRO.
(Publicado em 07/04/2020)
ATENÇÃO, COLEGA ENGENHEIRO, que faz parte da elite intelectual brasileira, que teve a oportunidade de estudar estatística, probabilidade e lógica matemática e que, apesar disso está compartilhando fake news pelo Whatsapp e publicando textos e provocações no Facebook em defesa desta busca insana de salvar o patrimônio dos donos do poder econômico (com a desculpa esfarrapada de que é para salvar empregos).
Felizmente, vocês são muito poucos, mas minha sugestão para vocês é que se lembrem do dia da formatura e de um momento específico em que vocês levantaram a mão direita e, junto com todos os seus colegas, fizeram o JURAMENTO DO ENGENHEIRO.
Aquilo ali não era de brincadeirinha, meus amigos. Era pra valer.
E agora chegou a hora de honrar a palavra.

Imagem: OitoNoveTrês
"PROMETO que, no cumprimento do meu dever de Engenheiro, não me deixarei cegar pelo brilho excessivo da tecnologia, de forma a não me esquecer de que trabalho para o bem do Homem e não da máquina. Respeitarei a natureza, evitando projetar ou construir equipamentos que destruam o equilíbrio ecológico ou poluam, além de colocar todo o meu conhecimento científico a serviço do conforto e desenvolvimento da humanidade. Assim sendo, estarei em paz Comigo e com Deus."
Este é o JURAMENTO DO ENGENHEIRO, dito por todos os profissionais de engenharia, no dia da sua formatura. Seu cumprimento resulta em cidades e profissões sustentáveis.

PADILHA, Ênio. 2020

|