TRÊS MINUTOS



(Publicado em 31/03/2020)



Tenho percebido (e aplaudido) os esforços que muitos brasileiros estão fazendo no sentido de contribuir para que essa fase de Isolamento Social seja superada com saúde, o mínimo de estresse e alguma produtividade.

Médicos, enfermeiros, bombeiros, lixeiros, padeiros, caminhoneiros, operários nas fábricas que estão produzindo alimentos e EPIs, jornalistas, professores que continuam lecionando por EAD... todos estão dando contribuições inestimáveis. Não é possível superar esse nível de esforço e sacrifício.

O que eu posso fazer? Bom, aqui, no confinamento da minha biblioteca, tenho me esforçado, desde o dia 16/MAR, para entregar, todos os dias, três minutos de leitura de um texto inédito para quem visita o meu site.
O objetivo deste trabalho é ajudar os colegas engenheiros e arquitetos a entender como os fatos recentes podem ser entendidos, à luz de conhecimentos consagrados de Administração, possibilitando conceber e planejar Estratégias para os escritórios de Arquitetura e de engenharia.
Espero estar ajudando.




O acervo do nosso site é composto por mais de 10 mil postagens. Cerca de 800 são artigos de minha autoria, escritos de 1987 (o mais antigo, LER E ESCREVER) até os dias de hoje. Você pode ter acesso a todos esses artigos, já organizados e categorizados clicando AQUI.

Durante muitos anos mantive ativo uma newsletter semanal chamada TRÊS MINUTOS (enviada para e-mails cadastrados) contendo um artigo, geralmente inédito. Um novo artigo a cada semana. Agora o desafio ficou mais intenso: um por dia.

Primeiro, é preciso encontrar um tema que atenda a pelo menos três condições:
(1) Não pode ser discussão técnica sobre o novo coronavírus ou sobre a Covid19. Isto deve ser deixado para os especialistas. Gente que estudou muito e faz disso a sua profissão;
(2) Não pode ser MAIS DO MESMO. Não me cabe entrar aqui em discussões que já estão esgotadas, especialmente quando temos uma sociedade muito dividida em que os dois lados opostos querem apenas reafirmar suas próprias convicções, ainda que contrariando a lógica, a matemática e a história.
(3) Tem de ser algo que ajude o leitor a refletir sobre o que está acontecendo nos dias de hoje e que contribua, de alguma forma, para melhorar a qualidade das suas decisões no futuro.

Decida você, leitor, se eu estou dando conta da tarefa. Mas não deixe de voltar aqui, todos os dias. Sempre haverá TRÊS MINUTOS DE LEITURA esperando por você.




www.eniopadilha.com.br




PADILHA, Ênio. 2020



DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO

(todos os campos abaixo são obrigatórios

Nome:
E-mail:
Profissão:
Cidade-UF:
Comentário:

www.eniopadilha.com.br - website do engenheiro e professor Ênio Padilha - versão 7.00 [2020]

powered by OitoNoveTrês Produções

4452000

6