EMPREENDER ARQUITETURA — MAKING OFF

(Publicado em 13/04/2020)



Estamos quase chegando ao final da série.

No total serão 30 vídeos, cobrindo os temas de Empreendedorismo, Estratégia e Administração de Escritórios de Arquitetura.

Os vídeos têm, na média, entre 15 e 20 minutos, mas a produção de cada um deles tomou cerca de 20 horas de trabalho da nossa equipe.
20 horas!

Quer saber como esse trabalho foi feito? Dá uma olhada:





Making Off do projeto EMPREENDER ARQUITETURA
Vídeo produzido pelo fotógrafo/cinegrafista Thiago Viana com imagens colhidas durante o processo de produção dos vídeos da série na sede da OitoNovetrês, entre novembro de 2019 e janeiro de 2020




Fase 1 — Elaboração do Roteiro
Este trabalho foi feito com base nos livros e nos artigos publicados no site, além do material das aulas, palestras e cursos.
A maior dificuldade desta etapa foi conseguir concentrar o conhecimento relativo ao tópico (que geralmente corresponde a uma hora ou duas, nas apresentações em cursos) em um roteiro de 15 ou 20 minutos. O roteiro era produzido como slides de suporte que estavam disponíveis em um monitor na minha frente durante a gravação.
Para cada vídeo esta etapa consumiu entre 4 a 5 horas;




Fase 2 — Gravação do vídeo e da chamada
Nos primeiros vídeos demoramos muito tempo para concluir cada gravação, pois ainda não dominávamos as melhores práticas. O processo foi sendo refinado, com a ajuda do Thiago e da Áurea, incluindo e implementando alguns instrumentos e ferramentas de produtividade. Depois do 5º ou 6º vídeo o tempo médio para gravar (incluíndo a chamada de um minuto) ficou em 50 minutos a uma hora;




Fase 3 — Montagem do vídeo
Depois da gravação é preciso juntar as imagens das duas câmeras, fazer os cortes, ajustar o áudio e, enfim, montar o video bruto, da maneira e no tamanho que será publicado.
Este trabalho é feito pelo responsável pela captação de vídeo e áudio, Thiago Viana, e demora cerca de 2 horas;




Fase 4 — Definição das legenda e outras inserções para o vídeo
Este é o projeto da Edição. Trata-se de, com base no vídeo bruto resultante da fase 3, definir os pontos exatos em que devem ser inseridas legendas e outras inserções (gráficos, infográficos, frases destacadas, imagens, vídeos e outros efeitos). Este trabalho resulta num documento que descreve detalhadamente como o vídeo deverá ser editado.
É uma tarefa do autor e, geralmente, demora cerca de 4 horas.




Fase 5 — Edição do vídeo
Consiste em retomar o vídeo bruto montado na fase 3 e juntar a ele todos os efeitos de edição, inclusão de imagens, legendas, infográficos e frases destacadas, o que resulta no trabalho final que será publicado. Isto é feito pelo editor, com base no projeto de edição produzido na fase 4. No final, tem uma revisão conjunta do editor e do autor. Demora cerca de 3 horas.)




Fase 6 — Edição da chamada
Trata-se daquele video de um minuto utilizado para divulgar o vídeo e que circula nas redes sociais durante a semana em que o vídeo principal será publicado.
Este é um trabalho rápido (demora cerca de 15 minutos) e é feito pelo editor, com uma revisão final do autor.




Fase 7 — Descrição do Vídeo
Depois que o vídeo foi finalizado, o autor faz uma nova visualização completa do trabalho, redigindo um texto de apresentação do vídeo e definição das palavras chaves para a publicação. (aquele texto que aparece junto ao vídeo no YouTube)
É nesta etapa que se faz também a Linha de Tempo do vídeo, que é a marcação do tempo exato em que determinados assuntos são destacados dentro do vídeo, o que irá permitir a quem estiver assistindo o encontrar com mais facilidade determinados tópicos.
Também é neste documento de Descrição do Vídeo que são fornecidos os links para os materiais de conteúdo extra que foram citados (eventualmente, prometidos) durante o vídeo.
Este Trabalho é feito pelo autor. Demora cerca de uma hora




Fase 8 — Entrega dos vídeos em mídia digital diretamente no CAU/SC
Para este trabalho e, para evitar qualquer contratempo, evitamos o trânsito das informações pela internet. Toda a tramitação dos vídeos, tanto nas etapas de produção como os produtos finais foi feita em mídia física, por segurança.


Fase 9 — Publicação dos vídeos no YouTube e nas redes sociais do CAU/SC
Tarefa executada, brilhantemente, pelo CAU/SC





Clique na imagem ao lado para ver o post do projeto
EMPREENDER ARQUITETURA



(publicado em 09/01/2020)



A partir de janeiro de 2020, os arquitetos e urbanistas contam com uma ferramenta on-line para capacitação em gestão: é o Empreender Arquitetura, novo projeto do CAU/SC que foi apresentado durante a Comemoração pelo Dia do Arquiteto e Urbanista 2019.
Idealizado pela Comissão de Exercício Profissional (CEP), o projeto oferecerá uma série de 30 vídeos sobre empreendedorismo, estratégia e gestão de escritórios de Arquitetura. O conteúdo é produzido e apresentado pelo professor Ênio Padilha.





ÊNIO PADILHA
• Website: www.eniopadilha.com.br
• Instagram: https://www.instagram.com/enio.padilha
• Facebook: https://www.facebook.com/enio.padilha
• Twitter: https://twitter.com/EnioPadilha
• Livros: www.oitonovetres.com.br/loja
• Canal no YouTube: https://www.youtube.com/c/eniopadilha (Inscreva-se agora.)



Comentário #1 — 13/04/2020 21:48

Farlley — Professor e músico — Brasília

Fenomenal !
Você faz história e o Brasil agradece !

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO

(todos os campos abaixo são obrigatórios

Nome:
E-mail:
Profissão:
Cidade-UF:
Comentário:

www.eniopadilha.com.br - website do engenheiro e professor Ênio Padilha - versão 7.00 [2020]

powered by OitoNoveTrês Produções

4444105

16