RENDA PASSIVA (A aula do Jean Tosetto)

(Publicado em 07/08/2020)



Ontem, 06/08/2020, tive o prazer de receber, no meu canal no YouTube, o meu grande amigo, arquiteto JEAN TOSETTO.

Falamos sobre muitos assuntos e, sobretudo, sobre investimentos financeiros e Renda Passiva. Agora vamos ver se eu entendi a aula.





Antes de falarmos sobre renda passiva vamos definir o que é RENDA. Em economia, chamamos de renda a remuneração dos fatores de produção: salários (remuneração do fator trabalho), aluguéis (remuneração do fator terra), juros e lucros (remuneração do capital).

Algumas dessas rendas são ativas (geradas a partir de um trabalho) e outras são rendas passivas. Jean Tosetto, no vídeo (minuto 18:40) definiu a renda passiva como sendo "aquela renda que você recebe sem você ter um ofício ativo em função dela"

Provém de um ativo que você comprou, construiu, desenvolveu ou herdou. Trata-se de um investimento (de capital ou de trabalho) que é feito uma vez e que produz rendimento, de tempos em tempos, por algum tempo (ou para sempre).

Cada unidade de renda passiva, geralmente, rende um pouquinho. Portanto, devemos construir uma base de investimento em renda passiva cada vez maior, segundo Jean, para ativar a bola de neve dos juros compostos. Isto se explica porque ativos (financeiros) rendem dividendos. E você pode reaplicar esses dividendos na compra de novos ativos geradores de renda passiva,

EXEMPLOS DE INVESTIMENTO EM RENDA PASSIVA
• Escrever um livro (e receber um percentual do preço de capa cada vez que um exemplar é vendido);
• Escrever uma peça de teatro, uma música, um roteiro de filme (e receber royalties pelos direitos de exibição/execução);
• Patentear uma invenção (e receber royalties pelos direitos de fabricação)
• Investir na bolsa de valores, em ações de empresas que pagam dividendos;
• Investir na bolsa de valores, em cotas de fundos imobiliários que pagam rendimentos de aluguéis de grandes empreendimentos;
• Trabalhar durante muitos anos (décadas) e depois receber mensalmente a renda da aposentadoria (embora deva-se observar que o sistema de aposentadoria convencional não parece ser sustentável no longo prazo, ou seja: não é uma garantia real para os profissionais que estão agora em início de carreira);

Um engenheiro ou arquiteto, assim como um jogador de futebol ou pintor de paredes vive da sua renda trabalhada, ou seja, tem renda enquanto pode dedicar seu tempo e sua energia para o trabalho. É a chamada renda ativa.

Embora a renda ativa possa ser muito interessante no presente, é muito perigoso apostar o seu futuro na renda ativa. E também devemos observar que, ao escrever um livro, compor uma música, desenvolver uma invenção ou qualquer outro tipo de produto que gera renda passiva, não temos como saber, com um bom nível de segurança que o resultado irá realmente aparecer e ser compensador.

Por isso é interessante considerar, enquanto ainda temos a renda trabalhada, o investimento em ativos financeiros geradores de renda passiva. E a principal alternativa, nesse caso, é investir na bolsa de valores, em ações de empresas que pagam dividendos ou em cotas de fundos imobiliários.

Para isso o profissional precisa organizar as suas finanças pessoais e garantir que os seus gastos sejam PELO MENOS um degrau abaixo dos seus ganhos. Somente isto irá permitir a constituição da poupança para a renda passiva.

Afinal, entre outras coisas, a renda passiva representa uma rede de proteção que permite enfrentar com maior tranquilidade períodos de crise econômica pessoal (derivadas de um mau negócio ou de uma demissão, por exemplo) ou crise econômica generalizada, como esta que estamos vivendo nos últimos 6 anos.





PADILHA, Ênio. 2020







LINHA DO TEMPO DO VÍDEO
1:16 - Início e apresentação do Entrevistado
3:35 - O livro MP Lafer
7:45 - Como conheci Jean Tosetto e a parceria para o livro ARQUITETO 1.0
16:00 - Como Jean Tosetto fez a migração da Arquitetura para os livros.
17:43 - Renda Passiva - Apresentação e definição.
20:45 - Como Jean Tosetto passou de autor de assuntos de arquitetura para estudioso e autor do mercado financeiro?
42:20 - O que um engenheiro ou arquiteto precisa saber, antes de "se aventurar" no mercado financeiro?
48:32 - Literatura de entrada para investidores
50:40 - http://www.vivalendo.com (livros de Jean Tosetto)
51:44 - Sobre Bibliotecas e livros.




ÊNIO PADILHA
• Website: www.eniopadilha.com.br
• Instagram: https://www.instagram.com/enio.padilha
• Facebook: https://www.facebook.com/enio.padilha
• Twitter: https://twitter.com/EnioPadilha
• Livros: www.oitonovetres.com.br/loja
• Canal no YouTube: https://www.youtube.com/eniopadilha (Inscreva-se agora.)




DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO

(todos os campos abaixo são obrigatórios

Nome:
E-mail:
Profissão:
Cidade-UF:
Comentário:
Chave: -- Digite o número 1851 na caixa ao lado.

Digite uma palavra (no título do artigo):   

Digite uma palavra (no corpo do artigo):   

www.eniopadilha.com.br - website do engenheiro e professor Ênio Padilha - versão 7.00 [2020]

powered by OitoNoveTrês Produções

4605039

111