SPUTNIK V

(Publicado em 11/08/2020)



Não há novidade que me deixaria mais feliz do que a notícia de que chegamos, finalmente, à aprovação final da vacina contra o corona vírus (Covid-19).
A vacina russa, Sputnik V ainda sofre rejeições na comunidade internacional. Eu mesmo não tenho total confiança. Mas torço para que seja verdadeira. E tenho alguns motivos para acreditar que seja.





Tenho pouca simpatia pela Rússia (e seu modelo de governo autoritário) e nenhuma simpatia pelo seu líder, Putin. Mas a Russia não é um país qualquer, quando o assunto é ciência. Existe uma tradição de vários séculos. São 17 Prêmios Nobel de Ciências (e outros 10 de Literatura, Economia e Paz). A vacina contra a Covid-19 é uma corrida científica. E não seria a primeira vez que a Russia venceria uma corrida desse tipo.

A história da Rússia com as vacinas vem do século XVIII (1768) quando a imperatriz Caterina, a Grande, foi a primeira do país a ser vacinada contra a varíola (os EUA somente teriam uma vacina para varíola 30 anos depois).

A vacina russa pode vir a ser um grande fiasco, mas o passado não indica que isto vá acontecer. Além do mais, é bom lembrar que quando os russos venceram a guerra espacial (sim, eles venceram, quando colocaram o primeiro satélite, o primeiro animal e o primeiro homem no espaço. Os EUA apenas mudaram a linha de chegada depois disso e redefiniram a meta para a Lua). Quando os russos venceram a guerra espacial também houve, num primeiro momento, grande incredulidade.

Enfim, como eu sempre disse, eu queria muito que a Cloroquina fosse, de fato, um remédio que funciona. Mas, claro, estou 100% convencido de que isso não é verdade. Agora estou torcendo muito para que o anúncio da Rússia de que aprovaram, finalmente, uma vacina para a Covid-19 seja verdade.

Acho que agora tem mais sentido acreditar que seja verdadeira a notícia. Aguardemos.





PADILHA, Ênio. 2020

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO

(todos os campos abaixo são obrigatórios

Nome:
E-mail:
Profissão:
Cidade-UF:
Comentário:
Chave: -- Digite o número 5421 na caixa ao lado.

Digite uma palavra (no título do artigo):   

Digite uma palavra (no corpo do artigo):   

www.eniopadilha.com.br - website do engenheiro e professor Ênio Padilha - versão 7.00 [2020]

powered by OitoNoveTrês Produções

4605017

149