PAU PRA TODA OBRA

(Publicado em 14/09/2020)



Você sabe o que todas essas pessoas têm em comum?





Imagem: Ênio Padilha com fotos de divulgação.



Resposta: TODOS SÃO ENGENHEIROS

KLEITON E KLEDIR são dois irmãos músicos do Rio Grande do Sul que alcançaram grande reconhecimento e sucesso na MPB, nos anos 1970 e 80, primeiro com a banda Almôndegas e depois com a dupla Kleiton e Kledir. O pai deles era engenheiro e os dois formaram-se em Engenharia na década de 1970, antes da fama (Kledir é engenheiro mecânico e Kleiton é engenheiro eletricista).
Leia aqui o artigo MÚSICA E MATEMÁTICA, no qual Kledir explica a importância da Engenharia para a Música.


EDWIN MOSES é um grande atleta dos anos 1970 e 80. Foi bicampeão olímpico dos 400m com barreiras e, num período de 10 anos, venceu essa prova 122 vezes em competições internacionais, sendo 107 vezes consecutivas, quebrando quatro vezes o recorde mundial. Ele formou-se em Física e engenharia industrial (enquanto competia pela Universidade e era conhecido como "Homem Biônico"). Ele foi um dos mais importantes defensores da profissionalização dos atletas olímpicos.


ROWAN ATKINSON é um ator, comediante, dublador, roteirista e... engenheiro britânico. Mundialmente conhecido pelo seu personagem Mr. Bean, ele formou-se engenheiro eletricista na Universidade de Newcastle e possui mestrado (também em engenharia elétrica) na Universidade de Oxford e é apaixonado por carros, já tendo participado de diversas competições de velocidade.


EUCLIDES DA CUNHA Jornalista e escritor, autor de um dos maiores clássicos da literatura nacional, OS SERTÕES, considerado o mais completo relato do que foi a Guerra de Canudos (conflito dos sertanejos da Bahia liderados pelo religioso Antônio Conselheiro contra o Exercito Brasileiro). O livro, aliás, foi escrito num canteiro de obras na cidade de São José do Rio Pardo, no interior de São Paulo. A "casa de zinco" foi restaurada e encontra-se preservada até hoje para visitação (eu estive lá. Vale a pena ver)


LEONEL BRIZOLA Político, foi governador do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro (o único brasileiro eleito para governar dois estados brasileiros, em toda a história). Conta-se que Leonel Brizola, ainda menino, durante um passeio com a irmã, Francisca (a Quita) mostrou-se indignado ao passar pelo prédio inacabado de uma escola pública estadual. A irmã respondeu: “Então estuda bastante, te forma engenheiro e te elege governador. Aí, tu terminas a escola”. Pode ser apenas uma boa historinha para incrementar campanhas políticas, mas não deixa de ser interessante o fato de, apesar de nunca ter exercido formalmente a engenharia, Brizola foi, durante muito tempo, conhecido no Brasil inteiro como "o Engenheiro Leonel"


HELIO DE LA PEÑA é um ator, redator, escritor, roteirista, apresentador, humorista e... engenheiro brasileiro. Ele foi fundador da revista de humor Casseta Popular (com Marcelo Madureira e Beto Silva). Como engenheiro (e como Helio Antonio do Couto Filho) ele trabalhou na empresa Promon Engenharia por 6 anos, até assumir, em tempo integral suas atividades como artista.


E TEM MAIS: Ivan Lins (cantor e compositor), João Bosco (cantor e compositor), Francis Hime (compositor), Jimmy Carter (ex presidente dos EUA), Marcelo Tas (apresentador, ator, roteirista, diretor e escritor)... Se você souber de outros, escreve ali, nos comentários.

Além disso, tem engenheiro em muitas outras áreas como a Economia e na Administração de grandes empresas. Sem contar que mais de 90% dos astronautas são engenheiros.





PADILHA, Ênio. 2020

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO

(todos os campos abaixo são obrigatórios

Nome:
E-mail:
Profissão:
Cidade-UF:
Comentário:
Chave: -- Digite o número 5578 na caixa ao lado.

Digite uma palavra (no título do artigo):   

Digite uma palavra (no corpo do artigo):   

www.eniopadilha.com.br - website do engenheiro e professor Ênio Padilha - versão 7.00 [2020]

powered by OitoNoveTrês Produções

4605051

132