CALIGRAFIAS DE AFETOS

(Publicado em 23/09/2020)



Eu sempre gostei muito de poesia. Quando jovem (principalmente no tempo da faculdade) lia muitos livros de poemas. De todos os tipos. Tive até uma fase simbolista, com Augusto dos Anjos, Cruz e Souza e Baudelaire... melhor nem lembrar.
Os poetas sempre me encantaram pela capacidade de driblar a lógica e propor uma dança diferente da música que estivesse tocando. Era sempre um exercício de prazer.

Fazia tempo que eu não lia um bom livro de poemas. Então vocês podem imaginar o meu entusiasmo quando o Farlley Derze anunciou a publicação do seu livro Caligrafias de Afetos Fiquei ansioso pela chegada do correio. Chegou nesta semana.





Imagem: Detalhe da capa do livro de Farlley Derze



Ah, que leitura deliciosa! É claro que eu não sou especialista nem crítico literário. Leio poemas por puro deleite. Mas qualquer coisa escrita pelo gênio do Farlley Derze há de ser fascinante.

Farlley escreve poesia em prosa como poucos. É sutil, envolvente, profundo e, muitas vezes, certeiro e cortante. Mas nunca é chato.

Os poemas estão publicados no livro na ordem cronológica em que vieram à luz. Mas não tente o leitor fazer uma relação entre o que está escrito e o que se passava nessa ou naquela época. Não é assim que funciona a cabeça do poeta.

Ali tem lampejos, insights, trovões, idas e vindas ao passado e à alma da pessoa amada. Em muitos poemas (especialmente nos que vêm depois de 2013) existe um exercício delicioso de vocabulário que encanta o leitor. Não há como não se deliciar com um poema como "Moto Perpétuo", que parece um tornado levantando o leitor no ar e o mantendo girando sem parar, até a exaustão.

Enfim, como eu disse. Não sou crítico literário. Leio poemas por prazer. E eu posso dizer que este livro me deu um prazer imenso. Me fez sentir saudades do tempo em que eu era mais romântico e lia poemas no café-da-manhã.





PADILHA, Ênio. 2020





Comentário #1 — 24/09/2020 14:12

Farlley — Músico — Brasília-DF

Muito obrigado, querido Ênio. Essa é a recompensa. Você, como autor de livros de sucesso, entende ao que me refiro com a palavra recompensa.

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO

(todos os campos abaixo são obrigatórios

Nome:
E-mail:
Profissão:
Cidade-UF:
Comentário:
Chave: -- Digite o número 497 na caixa ao lado.

Digite uma palavra (no título do artigo):   

Digite uma palavra (no corpo do artigo):   

www.eniopadilha.com.br - website do engenheiro e professor Ênio Padilha - versão 7.00 [2020]

powered by OitoNoveTrês Produções

5038301

155