(Publicado em 05/10/2020)
Antes de qualquer coisa é importante entender que o livro foi escrito por um político. E que o livro foi escrito para ser, entre outras coisas, uma ferramenta de campanha em 2022.
Isto posto (e observado) vamos ao conteúdo. Vale a pena ler o livro?

Imagem: OitoNoveTrês - sobre a capa do livro
Sim. Vale a pena ler o livro, por vários motivos:
(1) O livro é muito bem escrito. Isso por si só já é uma coisa muito boa. A leitura é leve, sem rodeios, sem sutilezas malandras e sem labirintos. Um livro escrito para ser popular, sem dúvida. É como se você estivesse lendo uma longa entrevista, muito bem transcrita.
(2) Nada do que é dito no livro parece ter sido escrito com exagero ou afetação. A maior parte do que está relatado no livro são acontecimentos de domínio público (apareceu na impressa). Apenas está sendo contada agora a versão dos bastidores. Antes sabíamos O QUE ACONTECEU e agora podemos saber o PORQUÊ e o COMO.
(3) Nada do que foi dito no livro foi desmentido ou questionado. E nem parece que o será.
(4) É um registro histórico importante. Infelizmente não temos relatos tão precisos sobre o que acontecia nos bastidores da epidemia da Gripe espanhola de 1918. Espero que os futuros líderes possam se basear neste livro para entender o que fazer e o que não fazer diante de enfrentamentos semelhantes.
No mais o livro traça um perfil dos principais membros do governo e de como se comportaram naqueles meses iniciais da pandemia. Mostra como (e porque) a principal liderança do país escolheu o caminho que escolheu. E, infelizmente, não nos dá muita esperança sobre o que vem pela frente.
Tomara que mais gente escreva livros assim, contando o que aconteceu desde que Nelson Teich assumiu o ministério, em abril de 2020.

PADILHA, Ênio. 2020
Leia também: NEGACIONISTAS NÃO SÃO BURROS (uma breve linha de argumentação segundo a qual, os negacionistas são mais inteligentes do que a média das pessoas que os cercam. E esse é o problema.)
