O QUE O CREA PODE FAZER PELA ENGENHARIA

Uma coisa que eu aprendi nesses 34 anos de exercício profissional é que a maioria das sugestões que podemos fazer ao Crea pode ser simplesmente impraticável. Na hora que a proposta surge ela parece simples, prática, barata… mas depois começam a aparecer os obstáculos, os impedimentos legais, as idiossincrasias do sistema… e a proposta que parecia ser ótima acaba virando fumaça.

Por isso, adianto desde já que não será uma decepção descobrir, daqui a pouco, que esta ou outras propostas que eu possa fazer seja considerada uma utopia ou algo que não é praticável na estrutura ou conjuntura dos Creas ou do Confea. É do jogo. Segue a vida.





(Ano 01 - Número 02 - Publicado em 15/10/2020)



Dito isto, vamos a uma proposta que eu apresentei pela primeira vez no meu site, em 2011: o Confea e os Creas devem investir no apoio ou patrocínio de eventos como as Olimpíadas de Ciências ou Olimpíadas de Matemática.

A falta de conhecimento científico da nossa população afeta profundamente o desenvolvimento da Engenharia nacional. O despreparo científico das pessoas que vão trabalhar na construção civil ou mesmo ser nossos clientes compromete a qualidade dos nossos trabalhos. Muito das nossas soluções de projeto, obtidas como resultado de anos e anos de estudos e pesquisa se perdem nas obras porque o executor não sabe ler direito.

Um dos caminhos para a solução disso, na minha avaliação é o Confea e os Creas abraçarem essa causa e tê-la como importante e urgente.

O nosso presente precisa ser influenciado pelo nosso futuro. A engenheira Elaine Marcial nos ensina que "o futuro deixa pegadas no presente". Isso significa que o futuro não é tão incerto, como dizem muitos. E os engenheiros sabem disso, pois vivem de antever e forjar o futuro. O futuro é uma de nossas matérias primas. Nosso objeto de estudo e trabalho. Afinal, o que é um projeto técnico senão uma maneira que o homem inventou para criar as condições para o futuro desejado?

O que o Crea pode fazer? Não é pouco! Pode, por exemplo, estimular e promover feiras de ciências, palestras nas escolas, passeios culturais de caráter científicos, olimpíada de Matemática, jogos científicos e outras atividades que promovam entre os pequenos o gosto pela Matemática, pela Física, pela Química... pelas ciências, enfim.

O Confea e o Crea podem agir, de forma insistente e determinada, sobre os governos municipais, estaduais e federal, no sentido de investir e valorizar (não apenas nos discursos, mas nas práticas e nos aportes de recursos) as escolas e os professores do ensino fundamental.

O apoio do Confea e dos Creas a esse tipo de atividade, além de ser uma ação de marketing muito positiva (e de baixo custo) estará contribuindo efetivamente para melhorar o ambiente de trabalho para as futuras gerações de profissionais de Engenharia do país.





PADILHA, Ênio. 2020





Leia também: CARTA AOS PRESIDENTES ELEITOS DOS CREAS
(...) não pense que os próximos 3 anos serão fáceis. Os desafios são imensos. E alguns problemas crônicos do nosso sistema profissional estarão esperando por você no início de janeiro. O enfrentamento desses problemas irá exigir liderança, competência política e estratégia. Espero que a senhora ou o senhor esteja preparado.





DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO

(todos os campos abaixo são obrigatórios

Nome:
E-mail:
Profissão:
Cidade-UF:
Comentário:
Chave: -- Digite o número 4794 na caixa ao lado.

Digite uma palavra (no título do artigo):   

Digite uma palavra (no corpo do artigo):   

www.eniopadilha.com.br - website do engenheiro e professor Ênio Padilha - versão 7.00 [2020]

powered by OitoNoveTrês Produções

4688730

16