O QUE O CREA PODE FAZER PELA ENGENHARIA

Uma coisa que eu aprendi nesses 34 anos de exercício profissional é que a maioria das sugestões que podemos fazer ao Crea pode ser simplesmente impraticável. Na hora que a proposta surge ela parece simples, prática, barata… mas depois começam a aparecer os obstáculos, os impedimentos legais, as idiossincrasias do sistema… e a proposta que parecia ser ótima acaba virando fumaça.

Por isso, adianto desde já que não será uma decepção descobrir, daqui a pouco, que esta ou outras propostas que eu possa fazer seja considerada uma utopia ou algo que não é praticável na estrutura ou conjuntura dos Creas ou do Confea. É do jogo. Segue a vida.





Imagem: OitoNoveTrês



(Ano 01 - Número 02 - Publicado em 15/10/2020)



Dito isto, vamos a uma proposta que eu apresentei pela primeira vez no meu site, em 2011: o Confea e os Creas devem investir no apoio ou patrocínio de eventos como as Olimpíadas de Ciências ou Olimpíadas de Matemática.

A falta de conhecimento científico da nossa população afeta profundamente o desenvolvimento da Engenharia nacional. O despreparo científico das pessoas que vão trabalhar na construção civil ou mesmo ser nossos clientes compromete a qualidade dos nossos trabalhos. Muito das nossas soluções de projeto, obtidas como resultado de anos e anos de estudos e pesquisa se perdem nas obras porque o executor não sabe ler direito.

Um dos caminhos para a solução disso, na minha avaliação é o Confea e os Creas abraçarem essa causa e tê-la como importante e urgente.

O nosso presente precisa ser influenciado pelo nosso futuro. A engenheira Elaine Marcial nos ensina que "o futuro deixa pegadas no presente". Isso significa que o futuro não é tão incerto, como dizem muitos. E os engenheiros sabem disso, pois vivem de antever e forjar o futuro. O futuro é uma de nossas matérias primas. Nosso objeto de estudo e trabalho. Afinal, o que é um projeto técnico senão uma maneira que o homem inventou para criar as condições para o futuro desejado?

O que o Crea pode fazer? Não é pouco! Pode, por exemplo, estimular e promover feiras de ciências, palestras nas escolas, passeios culturais de caráter científicos, olimpíada de Matemática, jogos científicos e outras atividades que promovam entre os pequenos o gosto pela Matemática, pela Física, pela Química... pelas ciências, enfim.

O Confea e o Crea podem agir, de forma insistente e determinada, sobre os governos municipais, estaduais e federal, no sentido de investir e valorizar (não apenas nos discursos, mas nas práticas e nos aportes de recursos) as escolas e os professores do ensino fundamental.

O apoio do Confea e dos Creas a esse tipo de atividade, além de ser uma ação de marketing muito positiva (e de baixo custo) estará contribuindo efetivamente para melhorar o ambiente de trabalho para as futuras gerações de profissionais de Engenharia do país.





PADILHA, Ênio. 2020





Leia também: CARTA AOS PRESIDENTES ELEITOS DOS CREAS
Uma eleição cria, em torno do candidato, uma bolha de otimismo e de apoio. Nesta bolha ninguém (a não ser que seja muito amigo) irá apontar o dedo e dizer que você está errado. Isso é um perigo. Você não pode levar essa bolha para dentro do Crea. Lembre-se da frase de Santo Agostinho: "Prefiro os que me criticam, porque me corrigem, aos que me elogiam, porque me corrompem."

O QUE O CREA PODE FAZER PELA ENGENHARIA
A falta de conhecimento científico da nossa população afeta profundamente o desenvolvimento da Engenharia nacional. O despreparo científico das pessoas que vão trabalhar na construção civil ou mesmo ser nossos clientes compromete a qualidade dos nossos trabalhos. Muito das nossas soluções de projeto, obtidas como resultado de anos e anos de estudos e pesquisa se perdem nas obras porque o executor não sabe ler direito.

TRANSPARENTE. NÃO APENAS TRANSLÚCIDO
Desde 2006 tanto o Confea quanto alguns Creas já transmitem suas reuniões plenárias ao vivo pela internet. Aplaudimos a iniciativa que certamente torna as atividades dos conselhos mais transparentes.

FISCALIZAÇÃO ESTRATÉGICA
É comum que o presidente do Crea defina a si mesmo como um Gestor. Mas não foi para isso que ele foi eleito. Ele foi escolhido para liderar. Existe uma diferença entre essas duas coisas.

OS DOIS PRINCIPAIS RECURSOS DE MARKETING DO CREA
Promover eventos e fazer publicações são as principais atividades MEIO de um Conselho Profissional, uma vez que são os eventos, juntamente com as publicações, as ações pelas quais a organização reúne e obtém o envolvimento de pessoas visando a consecução dos seus objetivos finais

ELEIÇÕES NO SISTEMA CONFEA CREA 2020 (RESULTADOS)
Relação dos candidatos eleitos em todos os Creas





DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO

(todos os campos abaixo são obrigatórios

Nome:
E-mail:
Profissão:
Cidade-UF:
Comentário:
Chave: -- Digite o número 3832 na caixa ao lado.

Pesquisar no título do artigo:   

Pesquisar no corpo do artigo:   

www.eniopadilha.com.br - website do engenheiro e professor Ênio Padilha - versão 7.00 [2020]

powered by OitoNoveTrês Produções

5529026

167