COURO, PEIXE SECO, SAL GROSSO, PINGA E TABACO

(Publicado em 05/01/2022)



Eu escrevi, no artigo LER SEM CULPA, que "LER É TRABALHAR. A leitura de livros (especialmente aqueles livros que dizem respeito à sua atividade profissional) é uma atividade importante de Pesquisa e Desenvolvimento."

Isto significa que ler, para mim, nem sempre é uma atividade prazeirosa. Muitas vezes é só por dever de ofício.

Mas isso não se aplica, de forma alguma, ao livro do qual falaremos aqui:





Trata-se de CRASH - Uma breve história da economia de Alexandre Versignassi, editora Leya, 2011 (já existe uma edição mais recente do livro, de 2019.

Primeiro, deixa eu contar como este livro veio parar na minha mão: em dezembro estive em Jataí, no interior de Goiás, para uma palestra na Associação dos Engenheiros e Agrônomos (AEAJA) e tive o prazer de jantar com o presidente da entidade, o engenheiro Cantimiro Martins.

Uma conversa animadíssima sobre muitos assuntos, inclusive sobre história econômica que é um tema que nós dois gostamos muito.

Para minha (agradável) surpresa, alguns dias depois chegou o correio com um pacote. Um livro de presente. Já gostei do título, da capa e do texto de apresentação na quarta capa. Foi amor à primeira vista. Terminei de ler ontem. O correto seria dizer saborear.

Pense num autor de primeira linha. Pense num livro que tira você pra dançar e conduz os seus pensamentos e, de repente, pááá... você entendeu uma coisa, um conceito ou um fato sobre economia que você nunca tinha entendido completamente.

Alexandre Versignassi é jornalista, diretor de redação da SUPER INTERESSANTE (e vencedor do Prêmio Jabuti, com este livro, em 2012).

A Super Interessante, como você sabe, tem uma relação muito forte com os jovens e, talvez por isso, Versignassi escreve de uma forma límpida e muito bem humorada. Ele consegue transformar temas áridos como investimentos e suas mil e uma siglas e jargões numa coisa que fica parecendo uma crônica esportiva.

Neste livro ele trata de diversos momentos importantes da história da economia no mundo, desde o surgimento do conceito de dinheiro (de onde vem o título deste artigo) até a crise econômica de 2008, passando pelo Império Romano, a era dos descobrimentos, a bolha das tulipas na Holanda, a revolução francesa, a crise de 1929 e a bolha da Internet na virada do século (e muitos outros eventos).

E cada um desses momentos é explicado de forma muito divertida, com metáforas hilárias e um jeito que não tem como você não entender como foi que se chegou àqueles resultados. Sensacional.

E você irá perceber o que foi feito errado e por que determinadas decisões que parecem absurdas quando vista daqui, de 2022, pareciam tão razoáveis no tempo em que foram tomadas. Eu, por exemplo, nunca tinha conseguido entender como foi que os holandeses do início do século XVII decidiam pagar por um bulbo de tulipa o preço de uma casa. Versignassi mostra, no livro, que isso era, sim, razoável, naquele contexto.

Outra coisa que eu achei muito interessante é o capítulo Todos os fogos o fogo em que ele traça um paralelo entre o que aconteceu em Roma, no século IV e o que aconteceu no Brasil entre 1985 e 1994 (a era da superinflação e dos planos econômicos). É impressionante como se reproduziu no Brasil o caminho do fracasso dos romanos como se estivessem seguindo uma receita.

Enfim... nada mais posso dizer a não ser o seguinte: se você gosta de História, de Economia, de investimentos ou simplesmente de um bom livro, você não pode deixar de ler CRASH, do Alexandre Versignassi.

E, para o meu querido amigo Cantimiro, só posso agradecer pelo presente e dizer "Acertou na mosca, companheiro"





PADILHA, Ênio. 2022




CRASH - Uma breve história da economia
Alexandre Versignassi
Leya, 2011
ISBN: 978-85-441-0165-0>

Comentário #1 — 05/01/2022 12:07

Farlley — Músico, professor — Brasília

Grande dica. Livros de História têm enorme função social.

RÉPLICA DE ÊNIO PADILHA

Valeu, queridão.

Comentário #2 — 09/01/2022 16:17

Cantimiro — Engenheiro Civil — Jataí - GO

Grande mestre Ênio, fico lisonjeado pelas referências de uma pessoa e profissional que admiro muitíssimo.
Ao publicar sua resenha num grupo de engenheiros da minha região, recebi vários comentários de outros engenheiros leitores e um deles, o Pablo Franco, me alertou que a edição de 2019 traz um capítulo sobre a crise que rolou no Brasil entre 2014/2016 em que culminou com o impeachment de mais um(a) presidente(a) brasileiro.
Tomara que tenhamos a oportunidade de lermos a opinião do autor Alexandre Versignassi sobre o tema.
Um grande abraço.

RÉPLICA DE ÊNIO PADILHA

Sim. Depois de ler o livro descobri que existe uma edição recente (de 2019). Lerei, com certeza. Também tenho curiosidade de saber o que ele pensa sobre as moedas virtuais.
Aguardemos

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO

(todos os campos abaixo são obrigatórios

Nome:
E-mail:
Profissão:
Cidade-UF:
Comentário:
Chave: -- Digite o número 3933 na caixa ao lado.

Pesquisar palavra ou grupo de palavras:   

www.eniopadilha.com.br - website do engenheiro e professor Ênio Padilha - versão 7.00 [2020]

powered by OitoNoveTrês Produções

5707289

128