EMPREENDEDOR ARQUITETURA (Publicado em 10/06/2023) EMPREENDER ARQUITETURA é uma série produzida pela OitoNoveTrês Produções para o CAU/SC e que foi ao ar entre janeiro e julho de 2020. Empreender Arquitetura - CAU/SC #00 APRESENTAÇÃO DA SÉRIE 0:00 VÍDEO COMPLETO Durante muitos anos, nos cursos de graduação e de especialização, o arquiteto aprende a dominar a técnica e a arte da profissão. Mas não existe, em geral, um aprendizado formal para transformar esses conhecimentos em um negócio. Ou melhor ainda: um bom negócio. Um negócio de sucesso. #01 EMPREENDEDORISMO NA ARQUITETURA 0:00 VÍDEO COMPLETO 1:43 Pirâmide do Progresso Contínuo e Sustentável 5:50 Características dos empreendedores 6:41 O empreendedor, o técnico e o gerente (Michael Gerber) 10:41 Alternativas de trabalho para arquitetos 13:30 A importância da Estratégia Empresarial O profissional de Arquitetura deve ver o seu escritório como um negócio estruturado e entender suas bases. Precisa saber quando está desempenhando o papel de técnico ou de gerente ou de empreendedor. Somente assim conseguirá obter o progresso contínuo e sustentável para o seu negócio. #02 ESTRATÉGIA EMPRESARIAL PARA ESCRITÓRIOS 0:00 VÍDEO COMPLETO 1:05 Estratégia (conceito) 1:53 Estratégia (exemplos) 3:45 Fundamentos da estratégia 6:06 Literatura sobre estratégia 6:54 Análise das Forças Competitivas 10:32 Análise dos Recursos da Empresa - RBV 12:58 Diferencial Competitivo (definição) Estratégia é uma dessas palavras que muita gente fala sem saber exatamente o que significa. #03 MODELO DE NEGÓCIO E PLANO DE NEGÓCIO 0:00 VÍDEO COMPLETO 0:52 Modelo de Negócio (conceito) 1:14 Stakeholder 1:58 Canvas 5:58 Plano de Negócio (conceito) 7:35 Plano de Negócio (aspecto físico) 8:01 Introdução 9:52 Discussão sobre o nome da empresa 12:28 Atributos da Marca 13:32 Custos 14:40 Remuneração dos Sócios 15:35 Equipe de trabalho 16:30 Anexos Modelo de Negócio e Plano de Negócio: muita gente acha que é a mesma coisa. Alguns consultores acham até que isso nem é tão importante assim. Mas o importante é entender que #04 CONTRATO SOCIAL 0:00 VÍDEO COMPLETO 1:09 Contrato Social (definição) 1:30 Contrato Social Padrão (basicão) 2:25 Contrato Social do Protocolo 89 2:54 Principais objetivos de um Contrato Social 5:44 Identificação dos sócios, da empresa e dos produtos 6:17 Cotas de participação 6:25 Cargos, funções, tarefas e responsabilidades 6:50 Administrador da empresa 7:18 Vendas internas de cotas 7:26 Relatório anual do sócio administrador 7:52 Distribuição dos lucros 8:00 Saída ou exclusão de sócios 13:01 Vantagens e benefícios aos sócios 13:55 Sobre a obrigação de o sócio trabalhar na empresa 14:34 Poder e garantias para os sócios minoritários 15:32 Reunião anual e ata registrada Existem muitos modelos de negócio que o arquiteto pode utilizar se quiser abrir o seu escritório de Arquitetura. Se ele optar por ter uma sociedade com outros profissionais ele terá de fazer um Contrato Social. #05 LEGISLAÇÃO 0:00 VÍDEO COMPLETO 0:20 Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro 1:30 Constituição da República Federativa do Brasil 1:55 Lei de Regulamentação da Arquitetura e Urbanismo no Brasil 2:25 Estatuto da Cidade 2:57 Parcelamento do Solo Urbano 3:05 Acessibilidade 3:36 Código de Vizinhança 4:24 Lei de Defesa dos Direitos do Consumidor 5:04 Resoluções do CAU/BR 6:54 Legislação Municipal 7:45 Plano Diretor 8:00 Código de Postura e Código de Obras 8:38 Trabalhos em Centros Históricos (IPHAN) 9:03 Normas de Segurança 10:25 Biblioteca do Escritório de Arquitetura A regra é clara: "Ninguém poderá alegar o desconhecimento da lei". Trata-se de um princípio geral do Direito, que já era aplicado no Império Romano, seguiu sendo aplicado na Idade Média e é aplicado até hoje. #06 MARKETING DE SERVIÇOS 0:00 VÍDEO COMPLETO 9999999xxTEXTOxx 1:16 Contextualização histórica 5:52 Teoria dos Stakeholders 7:52 Definição de Marketing 8:58 As quatro grandes áreas da Administração 9:19 Mercado (infográfico) 10:53 Definição de Serviço 12:10 Características da Prestação de Serviços 12:27 Intangibilidade 14:23 Inseparabilidade 14:43 Variabilidade 15:24 Inarmazenabilidade 16:23 Improtegibilidade 17:22 Precificação Subjetiva 18:21 Soluções de Marketing para cada característica Este vídeo apresenta "o tal do Marketing". #07 SERVIÇOS DE ARQUITETURA: CARACTERÍSTICAS 0:00 VÍDEO COMPLETO 9999999xxTEXTOxx 1:36 Características da Prestação de Serviços 2:08 Características da Prestação de Serviços de Arquitetura 2:58 Produto de consumo restrito (não é um produto de consumo de massa); 5:49 Produto com alto componente intelectual; 9:46 Produto intermediário (não é um produto final) 13:15 Produto cujas vantagens e benefícios não são evidentes ao cliente. 15:50 Soluções de Marketing para cada característica Além das seis características da prestação de serviços (já vistas e analisadas no vídeo #06 Marketing de Serviços) a prestação dos serviços de Arquitetura está submetida a outras quatro características: #08 COMUNICAÇÃO COM O MERCADO 0:00 VÍDEO COMPLETO 9999999xxTEXTOxx 0:12 Páginas Amarelas das Listas Telefônicas 4:04 Por que aprender Teorias 5:10 Teoria de Aristóteles para a Comunicação 5:43 Teoria da Agulha Hipodérmica 7:00 O modelo Lasswell 9:49 Quadrante da Comunicação para Arquitetura 12:51 Propaganda boca-a-boca 21:28 Comunicação e Estratégias Empresariais Teorias da comunicação são estudos acadêmicos que pesquisam as origens, os efeitos e o funcionamento do fenômeno da Comunicação Social em seus aspectos tecnológicos, sociais, econômicos, políticos e cognitivos. #09 DIFERENCIAÇÃO COMPETITIVA 0:00 VÍDEO COMPLETO 9999999xxTEXTOxx 1:43 Vantagem Competitiva (definição) 3:02 RBV (Visão da Empresa Baseada em Recursos) 3:19 Recursos (definição) 4:13 Recursos importantes (definição) 5:43 Recursos valiosos 7:47 Diferenciais Competitivos (definição) 11:20 Natureza dos Recursos 11:39 Recursos de capital material 12:20 Recursos de capital humano 13:50 Recursos de capital organizacional 15:20 O conhecimento está nos livros 16:20 Diferencial Competitivo natural o tempo Quando, nos meus cursos, eu peço que os profissionais falem dos seus DIFERENCIAIS COMPETITIVOS, as respostas, invariavelmente são sempre as mesmas: #10 FUNDAMENTOS DE UM ARQUITETO VENDEDOR 0:00 VÍDEO COMPLETO 9999999xxTEXTOxx 1:11 Fundamentos (conceito e exemplos) 2:29 Diferença entre um vendedor profissional e um arquiteto vendedor 3:30 10 Fundamentos de um arquiteto vendedor Toda profissão tem seus fundamentos. O exercício da Arquitetura, por exemplo, exige o domínio TOTAL de coisas como DESENHO, ARTE, GEOMETRIA, PERCEPÇÃO ESPACIAL e SOCIOLOGIA. #11 OBSTÁCULOS E ARMADILHAS NAS NEGOCIAÇÕES DE SERVIÇOS DE ARQUITETURA 0:00 VÍDEO COMPLETO 9999999xxTEXTOxx 1:20 Como a lista foi produzida 2:31 Lista das dificuldades "normais" 3:29 Lista das dificuldades ligadas à questão do preço 5:19 Discussão detalhada de cada uma das dificuldades 18:46 Conclusões Negociar e vender serviços de Arquitetura não é fácil. #12 A QUESTÃO DO PREÇO 0:00 VÍDEO COMPLETO 9999999xxTEXTOxx 1:28 As principais objeções apresentadas pelo cliente referentes ao preço 2:12 Definição de Cliente Sensível ao preço 3:25 Exercício sobre compras por preço 5:49 Motivos que levam um cliente a ser sensível ao preço 12:49 Diferenciação Competitiva 15:44 Frank Bettger Durante uma negociação de serviços de Arquitetura muitas coisas podem se tornar obstáculos, armadilhas ou dificuldades. #13 TÉCNICAS E RECURSOS QUE FUNCIONAM (OU PODEM FUNCIONAR) NAS NEGOCIAÇÕES 0:00 VÍDEO COMPLETO 9999999xxTEXTOxx 2:00 Histórico de construção da lista de Técnicas e Recursos 3:30 Dar mostras de estabilidade profissional ou financeira 4:37 Conversar sobre amenidades 6:22 Apresentar uma lista de trabalhos já realizados 7:11 Apresentar imagens de trabalhos já realizados 8:13 Levar o cliente para visitar obras em andamento 9:11 Apresentar propostas comerciais claras 10:50 Evitar o velho truque da gordurinha no preço 12:26 Estimular o cliente a buscar informações com os seus antigos clientes 13:49 Se possível, tentar fazer com que a negociação seja fora do território do cliente 15:01 Levar alguém da sua equipe na negociação 17:10 Discutir os benefícios e as vantagens do seu trabalho para o cliente 18:55 Antecipar-se quanto às objeções mais comuns dos clientes 20:09 Incluir no trabalho uma boa e completa Lista de Compras 21:04 Considerar a possibilidade de aceitar o escambo 22:14 Nunca deixar para o cliente a responsabilidade pelo agendamento do próximo contato Durante uma negociação o que se deseja é afastar o potencial cliente da concorrência, convencê-lo de que somos a melhor alternativa. #14 PRODUTOS DE UM ESCRITÓRIO DE ARQUITETURA 0:00 VÍDEO COMPLETO 9999999xxTEXTOxx 0:49 Administração da Produção - Definição 2:03 Definição de Produto 3:40 Produtos de um Escritório de Arquitetura 4:31 Projeto técnico 5:28 Consultoria 6:26 Assessoria 7:44 Entender os produtos impacta a precificação 8:40 Custo essencial de cada tipo de produto 9:30 Escopo 10:24 Infográfico do processo de transformação de insumos em produtos num Escritório de Arquitetura Se você possui um Escritório de Arquitetura então você oferece (fornece) algum produto ao mercado. #15 TEORIAS DA PRODUTIVIDADE 0:00 VÍDEO COMPLETO 9999999xxTEXTOxx 1:23 Frederick Taylor e a Teoria da Administração Científica 2:26 Os 4 princípios da Administração Científica 4:39 Henri Fayol e a Teoria Clássica da Administração 6:11 Elton Mayo e a Teoria das Relações Humanas 7:35 Max Weber e a Teoria da Burocracia Estruturalista 9:18 O consenso, afinal: as teorias Neoclássica e Comportamental 11:13 A teoria da Contingência 14:25 Um recado especial para Arquitetos que querem administrar bem seus negócios. O principal erro cometido por Arquitetos na gestão dos seus escritórios é pensar que é possível administrar o escritório sem conhecimento específico. Que é possível fazer isso sem ciência, na base do jeitinho, do bom senso ou o pior de tudo: na base da tentativa e erro #16 SISTEMAS E ALGORITMO PARA A PRODUTIVIDADE 0:00 VÍDEO COMPLETO 9999999xxTEXTOxx 1:47 Algoritmo (conceito e definição) 2:54 Como escrever um algoritmo 4:30 Quando é importante elaborar um algoritmo 6:22 Exemplos de algoritmos de tarefa 8:55 Exemplo de algoritmo de serviço Desde as oficinas medievais até fins do século XIX (antes do advento da Administração Científica) o trabalho era realizado pelas pessoas sem um pensamento orientando. Cada um fazia o que tinha de ser feito com um método próprio (eventualmente, aprendido de um mestre). Não havia coordenação e, principalmente, cada artesão ou operário tinha de saber fazer o trabalho todo. Importava apenas O QUE FAZER. Não havia uma discussão sobre COMO FAZER, uma vez que isso estava, literalmente, dentro da cabeça de quem fazia. #17 ROTINAS E AGENDA 0:00 VÍDEO COMPLETO 9999999xxTEXTOxx 1:30 Quatro modalidades da Sistematização dos processos produtivos 2:10 Tarefas Específicas (definição) 2:45 Tarefas Específicas (exemplos) 4:08 As rotinas do dia a dia 5:55 Ordem do dia (contexto histórico) 12:20 Ordem do dia (exemplo) 13:51 Agenda 15:25 Relação entre a agenda e a qualidade dos serviços O arquiteto não é um profissional da rotina. Ele gosta, evidentemente, de coisas novas, novos trabalhos que desafiem a sua criatividade. #18 CARREIRA E MARCA PESSOAL 0:00 VÍDEO COMPLETO 9999999xxTEXTOxx 0:42 Carreira 1:22 Exercício Profissional 2:01 Profissionalismo 3:25 Escolhas 4:35 Fases da Carreira 12:54 Marca Pessoal 13:25 Pilares de uma Marca Pessoal 13:43 Especialização 14:44 Atributos Permanentes 15:57 Identidade Visual 17:02 Visibilidade Não se deve confundir CARREIRA com EXERCÍCIO PROFISSIONAL #19 MARKETING PESSOAL 0:00 VÍDEO COMPLETO 9999999xxTEXTOxx 1:10 A primeira impressão não é a que fica 2:14 Marketing Pessoal 4:17 Definição de Marketing Pessoal 4:49 Público 5:31 Imagem Pública 7:30 Imagem como uma tela de quebra-cabeças 9:25 Elementos da Imagem Pública 9:38 Nome 11:00 Aparência Física 12:04 Gestos e Posturas 12:50 Voz e vocabulário 13:46 Conhecimentos e habilidades profissionais 14:25 Conhecimentos e habilidades gerais 14:55 Marcas de Personalidade e Marcas de Caráter 15:40 Gostos e Preferências 16:52 Sobre o comportamento na internet 18:18 Visibilidade e Disponibilidade A primeira impressão não é a que fica. E isso é uma coisa boa, porque nem sempre a pessoa consegue causar, de primeira, uma boa impressão. #20 GESTÃO DE EQUIPES DE TRABALHO 0:00 VÍDEO COMPLETO 9999999xxTEXTOxx 1:43 Administração de pessoas 2:09 Tarefas e Responsabilidades do Gestor de Pessoas 2:40 Características indispensáveis para um gestor de equipes 3:15 Equipe de trabalho é um recurso idiossincrático 4:48 A Inseparabilidade e a gestão de pessoas 5:35 O que o empregado espera do Escritório 9:49 Processo da construção da equipe de trabalho 15:43 Equipe de trabalho e a Estratégia Empresarial 16:36 Equipe de Trabalho e a Diferenciação Competitiva Segundo dados do ANUÁRIO DE ARQUITETURA E URBANISMO publicado no final de 2018 pelo CAU BR o Brasil possui mais de 154 mil arquitetos e urbanistas. Em Santa Catarina são mais de 9.500 profissionais ativos. Desses, mais de metade atua em escritórios individuais, sem uma equipe de apoio. #21 CUSTOS INVISÍVEIS 0:00 VÍDEO COMPLETO 9999999xxTEXTOxx 1:50 Exercício Mental: o escritório dos sonhos (sem custos invisíveis) 3:49 Custos invisíveis (definição) 4:16 Custos invisíveis (exemplos) 10:00 Custos invisíveis decorrentes das características da prestação de serviços. 19:46 Conclusões 1) Se você não sabe quanto custa o seu trabalho você terá muita dificuldade para estabelecer o preço a ser cobrado por ele; #22 CUSTOS EMPRESARIAIS 0:00 VÍDEO COMPLETO 9999999xxTEXTOxx 1:24 O objeto da Administração Financeira 3:10 Qualidades necessárias ao profissional que assume a Administração Financeira 3:58 Os Três grandes grupos de custo |
www.eniopadilha.com.br - website do engenheiro e professor Ênio Padilha - versão 7.00 [2020] powered by OitoNoveTrês Produções |
19/04/2024 11:50:47 6196821 |
129 |