NA CONTRA-MÃO DO TWITTER

(Publicado em 21/03/2011)



No momento em que o Twitter comemora cinco anos de avanços sobre a Internet e numa hora em que tudo precisa ser resumido aos limites dos 140 Caracteres, me atrevi, na semana passada, a publicar um artigo de 15 páginas. Quinze Páginas!!!

Ainda não sei no que vai dar. Se alguém vai me dar uns minutos da sua atenção, ou se eu vou ter de resumir tudo em uma frase curta para conquistar alguns leitores à mais.

Não sei se o mundo está ficando melhor depois do Twitter... mas uma certeza começa a me atormentar: estamos lendo cada vez mais da mesma coisa.

Por isso insisto em escrever com um pouquinho mais de paciência e disposição, tentando responder a pergunta que inquieta alguns colegas: Quanto custa contratar um arquiteto? Quanto custa contratar um engenheiro?

Esta é a pergunta que a maioria das pessoas fazem quando começam a pensar no processo de construir (uma casa, um prédio ou qualquer outra coisa). Mas esta não é a pergunta correta. O certo é perguntar “quanto custa NÃO CONTRATAR um arquiteto?” “quanto custa NÃO CONTRATAR um engenheiro?”

Arquitetos (e engenheiros) não devem ser considerados custos e sim investimentos.

Se você é daqueles que acham que podem fazer tudo sozinhos ou que construção civil é uma coisa simples e que os problemas que praticamente todos os clientes têm quando estão construindo são coisas que só acontecem com os outros... bem... você tem duas opções:

opção 1. Pare agora de ler este trabalho e comece logo a construir. Mas não esqueça: quando as coisas começarem a dar errado (e começarão logo!) guarde suas reclamações só pra você. A culpa é sua!

Opção 2. Antes de começar a construir reflita um pouco. Aceite o fato de que esse é um trabalho que exige especialização e conhecimento técnico. E que existem no mercado pessoas que se preparam, estudam e têm experiência nisso. São conhecidos como Arquitetos e Engenheiros.

Construção Civil é uma coisa muito fácil de fazer... mal feito! Qualquer um consegue construir uma casa ou um prédio (com muito desperdício de tempo e dinheiro!); qualquer um consegue começar e terminar uma construção (mas quem consegue fazer direito, dentro do prazo e sem estourar o orçamento?).

Ah, mas você conhece muita gente que contratou um arquiteto (ou engenheiro) e mesmo assim se incomodou muito, atrasou a obra e gastou mais do que o previsto?

Poisé... Sabe o que aconteceu? Essa pessoa fez a coisa certa do jeito errado. Fez a coisa certa, porque contratou um profissional para fazer o serviço, mas fez do jeito errado, pois contratou sem critérios e sem cuidados.

Você não precisa saber muito para construir com qualidade, dentro do prazo e sem se perder no orçamento. Tudo o que você precisa saber é COMO CONTRATAR ARQUITETOS E ENGENHEIROS da maneira correta. O resto do trabalho, deixe que eles farão.

Por isto este material foi produzido, para que você saiba o que deve considerar quando estiver contratando esses profissionais que podem ajudar a dar aos seus recursos (tempo, dinheiro e energia) o melhor destino possível, fazendo a sua obra ter qualidade, ser econômica e ser concluída no prazo previsto.



ÊNIO PADILHA
www.eniopadilha.com.br | professor@eniopadilha.com.br





Faça agora o Download do documento
GUIA DO CLIENTE: Como (e por que) contratar arquitetos e engenheiros?




---Artigo2011

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO

(todos os campos abaixo são obrigatórios

Nome:
E-mail:
Profissão:
Cidade-UF:
Comentário:

www.eniopadilha.com.br - website do engenheiro e professor Ênio Padilha - versão 7.00 [2020]

powered by OitoNoveTrês Produções

4444335

4