ENGENHEIRO E ADVOGADO (é bom isso?)

(Publicado em 19/01/2012)

[IMG2;duvidas.jpg;E]Boa noite Sr. Ênio.

Sou engenheiro civil há mais de 6 anos e estou cursando o último ano do curso de direito.
Pretendo atuar em uma grande empresa de engenharia na área de gerência de contratos ou até mesmo na área jurídica.
Gostaria de uma dica de como conseguir uma vaga nessa área. Me parece que o mercado não reconhece bem essa combinação de formação, até porque não é muito comum. Ou estou equivocado?

Desde já, obrigado pela atenção.

Bruno Souza | Manhuaçu-MG
(Nesta seção, o nome e a cidade são trocados sempre que solicitado pelo leitor)


Resposta de Ênio Padilha

Sim, Bruno, você está equivocado!

Existem alguns engenheiros que são também advogados, embora não sejam muitos.
Portanto (dada essa escassez) posso afirmar (sem necessidade de grandes pesquisas) que existem grandes oportunidades de mercado para esses profissionais. Tudo depende, obviamente, de como você irá se apresentar para os potenciais clientes (e, que tipo de serviço irá oferecer).

Todas as grandes empresas têm departamentos jurídicos, seja para cuidar das causas em andamentos, seja para acionar terceiros ou simplesmente para advocacia preventiva (contratos, acordos, parcerias e negociações).

Acho que você deve se concentrar nas empresas de engenharia ou de produtos engenheirados (como as construtoras ou fábricas de equipamentos especiais). A estratégia é simples: preparar um bom currículo (duas páginas, no máximo) e apresentar aos potenciais empregadores. No currículo você deverá listar os principais utilidades (para qualquer empresa) de um advogado com formação em Engenharia.
Ah. E aproveite a sua Rede de Relacionamentos formada na Engenharia para obter informações sobre as grandes empresas da região.

Mas você não deveria descartar a possibilidade de abrir seu próprio escritório para representar engenheiros ou empresas de engenharia... ou atuar como perito técnico...

Acredito que a sua única dificuldade, depois de formado, será decidir qual proposta de trabalho será a mais interessante.

ÊNIO PADILHA
www.eniopadilha.com.br | professor@eniopadilha.com.br


Mande sua pergunta para o Prof. Ênio Padilha. Ela será respondida aqui no site.

Comentário #1 — 06/10/2016 18:28

LUCRECIA NOIMANN DE LARA — ENGENHEIRA CIVIL — GUARATUBA/PR

Ênio , acompanho sua pagina e acho fenomenal seus artigos.

Fui impedida de aprovar um projeto arquitetônico em um órgão estadual por ser eng. civil. Sei que esse assunto é bastante divulgado, mas acredite esta acontecendo comigo, este mês, procurei o CREA de minha região, que me mandou procurar auxilio jurídico, ou seja estou a deriva, sem um conselho que me proteja efetivamente. Você poderia me indicar algum advogado que tenha trabalhado num processo semelhante? Com a sua experiencia, você pode me indicar um Norte? Já enviei ao órgão a resolução do CREA, já reclamei na ouvidoria do órgão e nada adiantou.... SOCORRO!

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO

(todos os campos abaixo são obrigatórios

Nome:
E-mail:
Profissão:
Cidade-UF:
Comentário:

www.eniopadilha.com.br - website do engenheiro e professor Ênio Padilha - versão 7.00 [2020]

powered by OitoNoveTrês Produções

4452048

11